O brasileiro Vinícius Júnior foi eleito o melhor jogador do mundo em 2024 na premiação Fifa The Best, votação organizada pela entidade. A cerimônia de premiação foi nesta terça-feira, em Doha, no Catar. Vini ficou à frente do espanhol Rodri, do Manchester City, que havia vencido recentemente a Bola de Ouro, organizada pela revista France Football.
Campeão espanhol e da Champions League pelo Real Madrid na última temporada, Vinícius Júnior recoloca o Brasil no topo de uma premiação individual da Fifa depois de 17 anos. O último havia ...
Campeão espanhol e da Champions League pelo Real Madrid na última temporada, Vinícius Júnior recoloca o Brasil no topo de uma premiação individual da Fifa depois de 17 anos. O último havia sido Kaká, em 2007. Ele se junta a um rol de craques brasileiros que têm ainda Ronaldinho, Ronaldo, Rivaldo e Romário entre os premiados na história.
“Tentaram e tentam me invalidar, me diminuir. Mas eles não estão preparados. Ninguém vai dizer por quem devo lutar, como devo me comportar. Quando eu estava em São Gonçalo, o sistema não ligava para mim. Quase fui engolido. Venci por mim, pela minha família. Com muito apoio pelo caminho: Flamengo, Real Madrid, Seleção Brasileira, minhas centenas de companheiros nesses anos... as pessoas que me acompanham diariamente na minha rotina, quem me admira”, escreveu Vini Júnior em suas redes sociais. O jogador também figura na seleção masculina do ano da Fifa.
A eleição foi feita por técnicos e capitães das seleções nacionais de todo o mundo, além de integrantes da imprensa e torcedores no site da Fifa. Companheiro de Vini no Real Madrid, o inglês Bellingham foi o terceiro colocado.
Mais brasileiros premiados
Vinícius Júnior não foi o único premiado. Marta recebeu o prêmio que leva o seu nome e foi inaugurado nesta edição. Ela teve o seu gol pela seleção brasileira contra a Jamaica eleito o mais bonito da temporada.
O jogador do Internacional, Thiago Maia, recebeu o prêmio Fifa Fair Play pela sua participação no salvamento de vidas durante as enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul no ano.
Já o pequeno Gui, de 10 anos, recebeu o prêmio de melhor torcedor por sua história de paixão pelo Vasco da Gama. Portador de uma doença rara, Gui foi eleito com a união de todas as torcidas do país. Por fim, a atacante Gabi Portilho, do Corinthians e da seleção brasileira, figura na seleção feminina da temporada. A espanhola Aitana Bonmati, eleita a melhor jogadora do mundo pelo segundo ano.