Que virada!
Marcílio bate o Criciúma nos pênaltis e vai à final da Copa Sul sub-20
Marinheiro venceu por 2 a 1 no tempo normal e 5 a 4 nas penalidades
Anderson Davi [editores@diarinho.com.br]
A equipe sub-20 do Marcílio Dias segue fazendo história na temporada. Na noite desta quarta-feira, o Marinheiro eliminou o Criciúma na semifinal da Copa Sul, em Itajaí, e se classificou para enfrentar o Athletico-PR na final do torneio. Depois de bater o Tigre por 2 a 1 de virada, com um gol nos minutos finais, o Marinheiro venceu também nas penalidades, por 5 a 4, para fazer a festa da torcida no Gigantão das Avenidas.
As datas das finais ainda não foram definidas. O Marcílio Dias faz o jogo de ida em casa e decidirá o título na Arena da Baixada, em Curitiba. O torneio serve de preparação para a Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2025, vaga inédita conquistada pelo Marinheiro com o terceiro lugar no Catarinense sub-20 deste ano. Curiosamente, o Marcílio havia sido eliminado pelo Criciúma nos pênaltis na semifinal do estadual, e agora deu o troco na mesma moeda na Copa Sul da categoria.
O jogo
O Marinheiro entrou em campo precisando reverter a vantagem do Criciúma, que havia vencido o jogo de ida por 1 a 0 no sul do estado. No primeiro tempo, as melhores chances foram do Tigre, que parou em duas grandes defesas de João Victor. Até que aos 38 minutos, Lira cobrou escanteio direto pro gol e encobriu o goleiro para fazer 1 a 0 para os visitantes.
Na volta do intervalo, o Marcílio empatou a partida logo aos oito minutos. Após escanteio na área, Ratis cabeceou, Davi ajeitou pra trás e a bola chegou em Bernardo, que acertou o ângulo para fazer 1 a 1. O Marinheiro ainda precisava de mais um gol para forçar as penalidades e parou em grande defesa de Kauã em cabeçada de Alan Bahia. Até que aos 44, em novo cruzamento na área, a bola sobrou nos pés de Bahia na pequena área. Dessa vez o zagueiro tocou rasteiro no canto para virar o jogo para o rubro-anil.
Nas penalidades, mais uma vez o Marcílio saiu atrás, quando Kauê parou no goleiro na segunda cobrança. João Victor também brilhou e defendeu a quarta penalidade do Tigre, batida por Streit. Na primeira série, Luis Fabiano, Gabriel Silva, Bernardo e Ítalo Magnata converteram para o Marinheiro, deixando o placar em 4 a 4. Na sexta cobrança do Tigre, Libania mandou longe. Do lado rubro-anil, o capitão Alan Bahia foi para a bola e tocou no canto oposto do goleiro para carimbar a classificação.