Depois de sete anos, o Brasil voltará a ter um piloto na Fórmula 1, principal categoria do automobilismo mundial. Aos 20 anos, Gabriel Bortoleto foi anunciado pela Sauber para 2025 e fará parte da reformulação da equipe suíça, que terá ainda o experiente piloto Nico Hulkenberg, que deixa a Haas ao fim deste ano.
O nome de Bortoleto já vinha ganhando força nos bastidores pela campanha que ele faz na Fórmula 2, liderando o campeonato da categoria que vem logo abaixo da F1. No ano passado, o paulista ...
O nome de Bortoleto já vinha ganhando força nos bastidores pela campanha que ele faz na Fórmula 2, liderando o campeonato da categoria que vem logo abaixo da F1. No ano passado, o paulista foi campeão da Fórmula 3.
O último brasileiro a pilotar um carro de Fórmula 1 durante uma temporada completa foi Felipe Massa, na Williams, em 2017. Depois dele, Pietro Fittipaldi teve a oportunidade de guiar a Haas em duas corridas, substituindo Romain Grosjean após grave acidente.
Bortoleto é agenciado pela A14, empresa fundada e comandada por Fernando Alonso, e desde o ano passado integra a Academia de Pilotos da McLaren, que visa preparar pilotos para a Fórmula 1. O brasileiro mora desde 2013 na Europa para se dedicar ao esporte, após iniciar a carreira no kart, aos sete anos de idade, ainda no Brasil.
A sua nova equipe, a Sauber, é a lanterna do mundial de construtores neste ano e ainda não somou pontos. Porém, a escuderia visa grande reformulação para as próximas temporadas, passando a se chamar Audi em 2026.
“A gente sabe que a Sauber está numa situação que não é muito fácil agora, mas vejo as mudanças que eles estão fazendo, as pessoas que estão trazendo para o time, tem bastante coisa muito positiva acontecendo aqui dentro. Temos ambição de ganhar, mas não é rápido assim. Eu não vou chegar 100% pronto, tem as coisas que eu tenho que aprender na Fórmula 1, e isso é muito bom porque estou entrando para uma equipe que também está progredindo”, destacou o brasileiro em entrevista coletiva nesta semana.