A capital argentina, Buenos Aires, foi considerada como o melhor lugar para viver na América Latina em 2024, de acordo com o ranking anual da revista The Economist. A avaliação leva em conta cinco critérios: estabilidade, cuidados de saúde, cultura e ambiente, educação e infraestrutura.
No total, 173 cidades espalhadas pelo mundo foram avaliadas pelo índice. Depois da capital argentina, as cidades mais habitáveis da América Latina são, em ordem, Montevideo (Uruguai) e Santiago ( ...
No total, 173 cidades espalhadas pelo mundo foram avaliadas pelo índice. Depois da capital argentina, as cidades mais habitáveis da América Latina são, em ordem, Montevideo (Uruguai) e Santiago (Chile). Todas elas ultrapassam os 80 pontos.
Já San Juan (Porto Rico), Lima (Peru) e San José (Costa Rica), aparecem na sequência. No Brasil, o Rio de Janeiro (Brasil) segue na lista na sexta posição na frente de São Paulo (Brasil), que ocupa a sétima posição.
Veja as 10 primeiras cidades do ranking:
Buenos Aires (Argentina) - 82,8 pontos
Montevideo (Uruguai) - 81,2 pontos
Santiago (Chile) - 80,8 pontos
San Juan (Porto Rico) - 78,8 pontos
Lima (Peru) - 74,2 pontos
San José (Costa Rica) - 73,6 pontos
Rio de Janeiro (Brasil) - 70,2 pontos
São Paulo (Brasil) - 69,3 pontos
Assunción (Paraguai) - 66,4 pontos
Quito (Equador) - 63,6 pontos
A revista também divulgou a lista com as cidades mais habitáveis do mundo. Viena, capital da Áustria, lidera o ranking pelo terceiro ano seguido. A cidade quase obteve pontuação máxima em quatro das cinco categorias avaliadas. O único quesito que não foi considerado perfeito foi “cultura e ambiente”.
Veja abaixo a lista das cidades mais habitáveis do mundo:
Viena (Áustria) - 98,4 pontos
Copenhage (Dinamarca) - 98,0 pontos
Zurique (Suíça) - 97,1 pontos
Melbourne (Austrália) - 97,0 pontos
Calgary (Canadá) - 96,8 pontos
Genebra (Suíça) - 96,8 pontos
Sydney (Austrália) - 96,6 pontos
Vancouver (Canadá) - 96,6 pontos
Osaka (Japão) - 96,0 pontos
Auckland (Nova Zelândia) - 96,0 pontos
Em contraste, a cidade menos habitável do mundo, de acordo com o levantamento, é Damasco, capital da Síria, que teve a menor pontuação e ficou na 173ª posição na lista. Assolada pela guerra, a cidade síria está na última posição do ranking desde 2013.