O advogado, professor e ex-deputado federal constituinte, Hermes Zaneti, e o cineasta Luiz Alberto Cassol lançam nesta quinta-feira o acesso gratuito à nova edição de “O Complô”, em versão ampliada e revisada, e ao documentário inspirado no livro. São duas peças que fazem contraponto ao entendimento reinante sobre a gestão da dívida pública e o corte em investimentos em políticas públicas.
A versão atualizada do livro “O Complô - Como o sistema financeiro e seus agentes políticos sequestraram a economia brasileira”, será liberado em e-book gratuito no site da Auditoria Cidadã ...
A versão atualizada do livro “O Complô - Como o sistema financeiro e seus agentes políticos sequestraram a economia brasileira”, será liberado em e-book gratuito no site da Auditoria Cidadã da Dívida (auditoriacidada.org.br). No mesmo dia, será lançado no Youtube o premiado documentário de curta-metragem, que leva o mesmo nome do livro, dirigido pelo cineasta Luiz Alberto Cassol.
“O Complô” critica a histórica gestão da dívida pública brasileira. A nova versão tem prefácio de Ladislau Dowbor, economista e professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), que faz uma detalhada análise sobre os impactos do rentismo no desenvolvimento do Brasil. O outro prefácio, da edição original, é assinado pelo economista e professor aposentado da Universidade de Brasília (UnB), Dercio Garcia Munhoz.
A nova edição do livro traz ainda criteriosa pesquisa do jornalista Carlos Alves Müller. Na prática, ele apresenta uma teoria econômica sobre a dívida pública brasileira. O texto, afirma Müller, visa fornecer aos leitores referências de autores renomados, brasileiros e estrangeiros, “que apoiam a tese de que a dívida pública brasileira tem sido gerida de uma forma que beneficia escandalosamente o sistema financeiro e os rentistas”.
Baseado no livro, o documentário “O Complô”, lançado em 2023, chega ao YouTube depois de ganhar prêmios em mostras e festivais internacionais. O filme estará no canal do diretor, em três arquivos, expondo de forma didática os impactos da dívida pública na vida dos brasileiros.
Caixa preta da "dívida pública"
A questão da dívida pública vem desde a elaboração da Constituição Federal de 1988. A proposta com os lançamentos é trazer elementos para um debate mais profundo sobre o tema que Zaneti tem mantido vivo até hoje, dando condições para que as novas gerações compreendam e participem da discussão.
“O povo costuma achar que a dívida pública é um problema do governo. Não é verdade. A dívida pública é um problema nosso. É um problema de cada dia. E, no Brasil, em que a carga tributária é muito alta, uma das razões é porque o governo destina quase a metade do que arrecada em impostos ao pagamento de juros e encargos da dívida pública”, comenta.
Segundo ele, a acessibilidade ao filme e à nova edição do livro democratizam as discussões sobre a dívida pública, que segue com uma “caixa preta”.
“Em 2023, a Constituição de 1988 completou 35 anos, quando defendi a aprovação de um exame analítico e pericial dos atos e fatos constitutivos da dívida pública. Até hoje isso não foi revisado, não foi analisado, não foi esclarecido”, lamenta.
O livro e o filme estão gratuitos nas redes sociais
Instagram: www.instagram.com/ocomplolivroecurtametragem/
Facebook: www.facebook.com/OComploLivroeFilme
YouTube: www.youtube.com/@OCompl%C3%B4LivroeCurta-metragem
Vimeo: https://vimeo.com/video/797034622 (senha: ocomplo)
Livro no site da Auditoria Cidadã da Dívida