Polêmica
Espanhol vence a Bola de Ouro e Vini Júnior não vai à premiação
Rodri, do Manchester City, foi eleito o melhor do mundo pelo prêmio da Uefa
Anderson Davi [editores@diarinho.com.br]
O meia espanhol Rodri, do Manchester City, foi eleito o melhor jogador do mundo na tradicional premiação Bola de Ouro, promovida pela revista France Football e pela Uefa. A votação feita por jornalistas de 100 países do mundo gerou polêmica com o atacante brasileiro Vinícius Júnior ficando na segunda colocação. A situação revoltou a direção do Real Madrid, que cancelou nesta segunda-feira a ida de uma comitiva de 50 pessoas para a cerimônia de premiação em Paris, incluindo seus jogadores.
Vinícius Júnior foi campeão espanhol e da Champions League na temporada 2023/2024, que serve de avaliação para a votação. O brasileiro marcou 24 gols e deu nove assistências em 39 jogos pela sua equipe. Já Rodri conquistou o Campeonato Inglês e Mundial de Clubes pelo City e a Eurocopa pela seleção da Espanha. No seu clube, ele fez 50 partidas, anotou nove gols e deu 13 assistências. A terceira colocação do prêmio ficou para o inglês Bellingham, também do Real Madrid.
A informação de que Rodri seria eleito o melhor do mundo surgiu horas antes da cerimônia pela imprensa espanhola, que revelou ainda de que o Real Madrid havia cancelado a sua comitiva para Paris. O técnico Carlo Ancelotti, eleito o melhor treinador do ano pela votação, também não foi para receber o prêmio.
A não escolha de Vini Júnior causou revolta nas redes sociais e jogadores como Marta e Richarlison fizeram postagens criticando a premiação. Além das atuações em campo, Vini também teve grande destaque na temporada pelo seu posicionamento contra o racismo, denunciando vários casos em partidas pela liga espanhola.
O Real Madrid, eleito o clube do ano na premiação, fez um comunicado à imprensa criticando a Bola de Ouro. “Se os critérios de premiação não designam Vinicius como vencedor, esses mesmos critérios deveriam designar Carvajal como vencedor. Como não foi o caso, é óbvio que a Bola de Ouro da Uefa não respeita o Real Madrid”, se posicionou.
O último brasileiro a receber a Bola de Ouro foi Kaká, em 2007, jogando pelo Milan. No ano passado, Messi recebeu pela oitava vez a premiação, o que também gerou polêmica sobre a votação.