Luto no esporte
Morre o ícone do boxe brasileiro Maguila
Ex-lutador tinha 66 anos e sofria de demência pugilística
Anderson Davi [editores@diarinho.com.br]
Morreu nessa quinta-feira, em São Paulo, o ícone do boxe brasileiro Maguila. José Adilson Rodrigues dos Santos, de 66 anos, sofria de encefalopatia traumática crônica, também conhecida como demência pugilística, diagnosticada em 2013, causada pelos golpes sofridos na cabeça ao longo da carreira. Ele estava internado há cerca de um mês tratando sequelas da doença.
O peso-pesado nasceu em Aracaju (SE) em 1958, e iniciou na carreira do boxe aos 17 anos. Ele teve 85 lutas profissionais, sendo 77 vitórias (61 por nocaute), sete derrotas e um empate técnico. Além de representar o país nos tempos áureos do esporte, Maguila também ficou conhecido pelo carisma e por suas entrevistas folclóricas.
Em 1995, Maguila se tornou o primeiro brasileiro campeão mundial dos pesos-pesados, vencendo Johnny Nelson, conquistando o cinturão da Federação Mundial de Boxe (WBF). Na carreira ele ainda foi campeão brasileiro, sul-americano, latino-americano, pentacampeão continental e das Américas. Entre as principais lutas estão confrontos com Evander Holyfield e George Foreman, ambos perdidos por nocaute.