Com interesse na futura concessão do Porto de Itajaí, a Dubai Ports World (DP World), uma das maiores operadoras portuárias do mundo, anunciou a inauguração de um escritório de gerenciamento de carga em Itajaí. A chegada da empresa na cidade marca uma nova fase de expansão do grupo árabe que atua no Brasil desde 2013, com operações no Porto de Santos.
A unidade de negócios em Itajaí vai oferecer serviços como frete marítimo, frete aéreo, transporte rodoviário de contêineres, seguro internacional e desembaraço alfandegário. O objetivo ...
A unidade de negócios em Itajaí vai oferecer serviços como frete marítimo, frete aéreo, transporte rodoviário de contêineres, seguro internacional e desembaraço alfandegário. O objetivo é incrementar a cadeia logística da estratégia de entrega porta a porta na América Latina, com foco em exportações de madeira, móveis e cerâmica e em importações de produtos têxteis e peças automotivas, estimulando mercados locais, regionais e internacionais.
No plano de expansão do grupo pra ampliar a capacidade operacional no Brasil, a DP World pretende abrir outros escritórios no próximo ano. Os investimentos também contemplam a ampliação e construção de terminais. Em Santos, a empresa firmou parceria com a Rumo, maior operadora ferroviária do Brasil, pra construção do novo terminal de grãos e fertilizantes no complexo portuário, estimado em R$ 2,5 bilhões.
Em Itajaí, o grupo mira o arrendamento definitivo do Porto de Itajaí, por 35 anos, no leilão previsto no início de 2025. O edital pra concessão está em elaboração pelo governo federal. O interesse da DP World no porto já havia sido anunciado no início do ano, quando o governador Jorginho Mello (PL), em missão nos Emirados Árabes Unidos, apresentou ao grupo as possibilidades de investimentos em SC.
Na semana passada, representantes da empresa no Brasil, entre o diretor-geral da DP World Brasil, Fábio Siccherino, o gerente comercial, Rodrigo Gomes, e a gerente de relações institucionais, Luciana Guerise, estiveram em reunião com o governador. Foi abordada a abertura do escritório em Itajaí e reforçada a pretensão de concorrer pra ser a operadora do cais.
Atualmente, a JBS Terminais é quem opera no terminal de contêineres, num contrato transitório com vencimento em dezembro de 2025, o qual poderá ser prorrogado a critério do governo federal. A futura concessão do Porto de Itajaí vai abranger todos os berços, prevendo incluir a manutenção da dragagem do canal portuário no arrendamento.
A DP World está presente em mais de 70 países, com 82 terminais portuários e respondendo por cerca de 10% de toda a carga movimentada no mundo. Além do Brasil, o grupo tem operações em outros países da América Latina: Peru, Equador, Chile e Argentina. O plano de expansão prevê entrada no México.
JBS atenderá mais duas linhas em novembro
A JBS Terminais vai atender mais duas linhas de navios de contêineres em novembro, segundo informou o Porto de Itajaí. Para o próximo mês, estão previstas operações com escalas da Maersk e MSC.
Com a ampliação, a retomada do terminal de contêineres com escalas regulares terá cinco linhas, três das quais já iniciadas neste mês, com os armadores Norcoast (Santos-Paranaguá), Hapag-Lloyd (Santos-Paranaguá) e MSC (Paranaguá-Santos).
Para novembro, a JBS projeta movimentar cerca de 55 mil contêineres, superando a meta mínima contratual de 44 mil. Na semana passada, o porto atendeu quatro navios ao mesmo tempo, em cena não vista desde 2022. Foram dois cargueiros nos berços da JBS e outros dois, de carga geral, nos berços públicos.