Um dos projetos de Itajaí contemplados no Novo PAC, do governo federal, a nova Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro Ressacada vai ampliar a rede de atendimento primário da cidade com estrutura moderna e ampla. O posto será construído na rua vereador Abílio Otávio do Canto e terá 580 metros quadrados, com investimento de R$ 5,3 milhões já assegurados pelo município.
Continua depois da publicidade
A UBS contará com sala de espera de 18 metros quadrados, 10 consultórios para acolhimento e atendimentos clínico e odontológico, sala de inalação, sala de observação e procedimentos, sala ...
A UBS contará com sala de espera de 18 metros quadrados, 10 consultórios para acolhimento e atendimentos clínico e odontológico, sala de inalação, sala de observação e procedimentos, sala de coleta, sala de vacinas e sala de curativos. O prédio contará ainda com sanitários adaptados e inclusivos, espaço de reuniões, sala de esterilização e cisterna.
Continua depois da publicidade
Além dos atendimentos básicos à comunidade do bairro, o novo posto terá cobertura da Estratégia Saúde da Família (ESF) na região. A unidade é classificada em nível IV, a maior prevista pelo PAC e está aprovada pelo Ministério da Saúde, assim como a nova maternidade e outras obras do programa federal anunciadas para Itajaí.
Com a obra, a Ressacada passar a ter sua própria unidade de saúde. Hoje, os postos mais próximos são no Dom Bosco e na Univali. O município também vai ampliar a rede municipal de saúde, que conta com 32 unidades mistas de Atenção Primária e Estratégia da Família e 73 equipes que atuam no ESF, formadas por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, agentes comunitários de saúde, entre outros profissionais.
Continua depois da publicidade
Porta de entrada
Os postos de saúde são a porta de entrada dos pacientes no Sistema Único de Saúde (SUS). “A estrutura melhora o aumento de nossa cobertura populacional na atenção primária no Dom Bosco e no Carvalho”, comenta o prefeito em exercício, Marcelo Sodré (PDT). “Nossa preocupação é com a saúde no âmbito individual e coletivo para abranger a prevenção, o diagnóstico, o tratamento e a reabilitação com o objetivo de desenvolver uma atenção à saúde integral”, completa.