O porto de Itajaí vai receber um novo navio de contêineres entre o final de julho e o início de agosto. A operação será nos mesmos moldes do navio que atracou no dia 7 de julho, carregado com contêineres de veículos da BYD, ônibus e tecidos.
A atracação também será no cais público, operado pela SC Portos, em parceria com a Seara Operações Logísticas, que assumiu o terminal de contêineres e ainda espera pelo alfandegamento ...
A atracação também será no cais público, operado pela SC Portos, em parceria com a Seara Operações Logísticas, que assumiu o terminal de contêineres e ainda espera pelo alfandegamento da Receita Federal. A autorização é prevista pra sair em meados de agosto.
O navio está previsto pra chegar no dia 28, no próximo domingo, mas a data ainda pode sofrer alteração conforme as condições do mar e as escalas da viagem. Se trata do cargueiro Platon, da CMA CGM, empresa francesa de transporte marítimo que já operou linhas em Itajaí antes da crise do porto.
O navio tem bandeira de Malta e mede 170 metros de comprimento e 27,2 de boca, com capacidade de 1700 contêineres, incluindo 500 de carga refrigerada. A embarcação conta com guindastes próprios.
No momento, ela está fundeado em Mar Del Plata, na Argentina. Ainda não há informações sobre o tipo de carga que virá pra Itajaí. A Superintendência do Porto também aguarda a confirmação de data de atracação.
A linha do navio faz parte do serviço Atlantic Shuttle (Atlas), lançado pela CMA CGM em maio. O novo serviço criou uma ligação entre os portos de Santos, no Brasil, e Buenos Aires e Mar Del Plata, na Argentina, com viagens a cada 15 dias.
O objetivo é ampliar as opções logísticas para a produção da região. “Nossa missão é unir as indústrias aos seus consumidores por meio deste novo percurso, oferecendo uma operação logística eficiente e sustentável”, destacou o armador ao anunciar a nova linha.
Esse será o segundo navio de contêineres que o porto de Itajaí vai receber após um ano e meio de crise com a falta de movimentação no terminal de contêineres desde a saída da ex-arrendatária APM Terminals. A retomada das operações com linhas regulares é esperada a partir da conclusão do processo de alfandegamento.
Se a chegada do navio CMA CGM Platon se confirmar pra domingo, a área pública do porto poderá ter dois navios atracados. Isso porque no mesmo dia está prevista a atracação do navio Florida Highway, com uma carga de veículos, em operação na modalidade “Ro-Ro”.