Brasil
Itajaí e Balneário Camboriú são destaques em prêmio nacional
Premiação reconheceu as melhores gestões públicas em diversas categorias
João Batista [editores@diarinho.com.br]




Itajaí e Balneário Camboriú foram destaques nacionais no Prêmio Band Cidades Excelentes 2024, considerado o “Oscar da Gestão Pública”, com os vencedores anunciados na segunda-feira pelo Grupo Bandeirantes. Itajaí foi reconhecida como a melhor do Brasil na categoria Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública, entre municípios com mais de 100 mil habitantes.
Já BC ficou entre as três melhores do Brasil em Infraestrutura e Mobilidade Urbana, na disputa com cidades de mais de 100 mil habitantes. A região ainda teve Penha como finalista na mesma categoria, mas entre municípios de 30 mil a 100 mil habitantes, após ser destaque estadual. Em Santa Catarina, foram 39 finalistas do prêmio.
Continua depois da publicidade
A prefeitura de Itajaí comemorou a conquista nas redes sociais. “O importante prêmio destaca nossa cidade em aspectos como qualidade de vida, educação, economia e segurança. Itajaí superou concorrentes de peso, mostrando que aqui é um dos melhores lugares para se viver e prosperar”.
O secretário de Turismo de Itajaí, Thiago Morastoni, esteve na cerimônia em Brasília (DF) pra receber a premiação que avalia as melhores gestões públicas municipais. A cidade conquistou o prêmio nacional após já ter obtido o reconhecimento no estado. “Itajaí está no mapa de excelência do Brasil mais uma vez. Tudo isso é fruto de um trabalho muito grande da administração pública, dos setores privados, que ao longo dos últimos anos fizeram Itajaí crescer economicamente, se tornar a maior economia de Santa Catarina e a 23ª maior economia do Brasil”, comentou.
Continua depois da publicidade
“Mas todo esse desenvolvimento econômico refletiu em aperfeiçoamento e qualidade dos serviços públicos e qualidade de vida pro cidadão de Itajaí. É por isso que Itajaí é um dos melhores lugares do Brasil pra se trabalhar, pra se viver e se investir”, completou.
Além de Itajaí, outras duas cidades catarinenses foram vencedoras da etapa nacional. Na categoria Educação, ganhou São Bento do Sul, entre cidades de 30 mil a 100 mil habitantes. Em Saúde e Bem-estar, venceu Nova Erechim, nas cidades com menos de 30 mil habitantes.
5570 cidades avaliadas
Considerado o “Oscar” da gestão pública, o prêmio Band Cidades Excelentes tem o objetivo de incentivar a melhoria da realidade dos municípios, por meio da premiação de boas práticas de gestão. A realização é do Grupo Bandeirantes, em parceria com o Instituto Aquila.
O prêmio avaliou o ciclo do mandato dos prefeitos nos últimos quatro anos. A avaliação usou o Índice de Gestão Municipal Aquila, que usa conceitos de big data e reúne as informações públicas mais atualizadas de todas as 5570 cidades do país, além dos projetos enviados pelas próprias prefeituras.
A plataforma é estruturada com base em inteligência artificial que, a partir de algoritmos, consolidam os resultados de 62 indicadores em uma nota final, definindo a classificação dos municípios em sete categorias.
Continua depois da publicidade
Balneário Camboriú é premiada pela mobilidade urbana

Balneário Camboriú ficou entre as três melhores cidades do Brasil em infraestrutura e mobilidade urbana, nos municípios com mais de 100 mil habitantes. No estado, a cidade venceu o prêmio na categoria.
“Balneário Camboriú se tornou a primeira cidade em Santa Catarina, com mais de 100 mil habitantes, a oferecer transporte público gratuito para todos. Estamos imensamente orgulhosos por sermos reconhecidos entre as mais de cinco mil cidades brasileiras, destacando nosso esforço contínuo em melhorar a mobilidade urbana diariamente.”, comenta o prefeito Fabrício Oliveira (PL).
A cerimônia de premiação foi Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília (DF), e contou com a presença do governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL). BC foi representada pelo Diretor de Comunicação do gabinete do prefeito, Rafael Luz.
Continua depois da publicidade
Na mesma categoria de infraestrutura e mobilidade, a região também foi finalista com Penha entre as cidades de 30 mil a 100 mil habitantes. Na etapa nacional, o prêmio ficou com Vacaria (RS), pra cidades de 30 mil a 100 mil habitantes, e com Umuarama (PR), pra municípios com mais de 100 mil moradores.