Brasil
Itajaí e Balneário Camboriú são destaques em prêmio nacional
Premiação reconheceu as melhores gestões públicas em diversas categorias
João Batista [editores@diarinho.com.br]
Itajaí e Balneário Camboriú foram destaques nacionais no Prêmio Band Cidades Excelentes 2024, considerado o “Oscar da Gestão Pública”, com os vencedores anunciados na segunda-feira pelo Grupo Bandeirantes. Itajaí foi reconhecida como a melhor do Brasil na categoria Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública, entre municípios com mais de 100 mil habitantes.
Já BC ficou entre as três melhores do Brasil em Infraestrutura e Mobilidade Urbana, na disputa com cidades de mais de 100 mil habitantes. A região ainda teve Penha como finalista na mesma categoria, mas entre municípios de 30 mil a 100 mil habitantes, após ser destaque estadual. Em Santa Catarina, foram 39 finalistas do prêmio.
A prefeitura de Itajaí comemorou a conquista nas redes sociais. “O importante prêmio destaca nossa cidade em aspectos como qualidade de vida, educação, economia e segurança. Itajaí superou concorrentes de peso, mostrando que aqui é um dos melhores lugares para se viver e prosperar”.
O secretário de Turismo de Itajaí, Thiago Morastoni, esteve na cerimônia em Brasília (DF) pra receber a premiação que avalia as melhores gestões públicas municipais. A cidade conquistou o prêmio nacional após já ter obtido o reconhecimento no estado. “Itajaí está no mapa de excelência do Brasil mais uma vez. Tudo isso é fruto de um trabalho muito grande da administração pública, dos setores privados, que ao longo dos últimos anos fizeram Itajaí crescer economicamente, se tornar a maior economia de Santa Catarina e a 23ª maior economia do Brasil”, comentou.
“Mas todo esse desenvolvimento econômico refletiu em aperfeiçoamento e qualidade dos serviços públicos e qualidade de vida pro cidadão de Itajaí. É por isso que Itajaí é um dos melhores lugares do Brasil pra se trabalhar, pra se viver e se investir”, completou.
Além de Itajaí, outras duas cidades catarinenses foram vencedoras da etapa nacional. Na categoria Educação, ganhou São Bento do Sul, entre cidades de 30 mil a 100 mil habitantes. Em Saúde e Bem-estar, venceu Nova Erechim, nas cidades com menos de 30 mil habitantes.
5570 cidades avaliadas
Considerado o “Oscar” da gestão pública, o prêmio Band Cidades Excelentes tem o objetivo de incentivar a melhoria da realidade dos municípios, por meio da premiação de boas práticas de gestão. A realização é do Grupo Bandeirantes, em parceria com o Instituto Aquila.
O prêmio avaliou o ciclo do mandato dos prefeitos nos últimos quatro anos. A avaliação usou o Índice de Gestão Municipal Aquila, que usa conceitos de big data e reúne as informações públicas mais atualizadas de todas as 5570 cidades do país, além dos projetos enviados pelas próprias prefeituras.
A plataforma é estruturada com base em inteligência artificial que, a partir de algoritmos, consolidam os resultados de 62 indicadores em uma nota final, definindo a classificação dos municípios em sete categorias.
Balneário Camboriú é premiada pela mobilidade urbana
Balneário Camboriú ficou entre as três melhores cidades do Brasil em infraestrutura e mobilidade urbana, nos municípios com mais de 100 mil habitantes. No estado, a cidade venceu o prêmio na categoria.
“Balneário Camboriú se tornou a primeira cidade em Santa Catarina, com mais de 100 mil habitantes, a oferecer transporte público gratuito para todos. Estamos imensamente orgulhosos por sermos reconhecidos entre as mais de cinco mil cidades brasileiras, destacando nosso esforço contínuo em melhorar a mobilidade urbana diariamente.”, comenta o prefeito Fabrício Oliveira (PL).
A cerimônia de premiação foi Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília (DF), e contou com a presença do governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL). BC foi representada pelo Diretor de Comunicação do gabinete do prefeito, Rafael Luz.
Na mesma categoria de infraestrutura e mobilidade, a região também foi finalista com Penha entre as cidades de 30 mil a 100 mil habitantes. Na etapa nacional, o prêmio ficou com Vacaria (RS), pra cidades de 30 mil a 100 mil habitantes, e com Umuarama (PR), pra municípios com mais de 100 mil moradores.