A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina teve que adiar a transferência de B.A.C., de 14 anos, uma das vítimas da explosão na oficina Godoy Motos Racing, para a ala de queimados do Hospital Infantil Joana de Gusmão, na capital, que aconteceria na tarde de terça-feira. Ele segue internado na UTI do hospital Marieta Konder Bornhausen, assim como Richard Paul Godoy, de 30 anos, outra vítima da explosão.
Como o estado de saúde do menor é gravíssimo, a equipe médica responsável pelo adolescente no hospital Marieta entendeu que não havia segurança para a remoção. “Houve a tentativa de transferência ...
Como o estado de saúde do menor é gravíssimo, a equipe médica responsável pelo adolescente no hospital Marieta entendeu que não havia segurança para a remoção. “Houve a tentativa de transferência, porém não foi possível ser concretizada”, confirmou o Marieta.
A secretaria de Estado da Saúde informou que tinha conseguido uma equipe do Aeromédico, do helicóptero Arcanjo, para fazer a remoção mais rápida de B. para a capital. “No momento o paciente não tem condições clínicas para transferência, mas assim que estiver estabilizado será feita a remoção”, informou a secretaria de saúde.
Corrente de orações
Na noite de terça-feira, por volta das 20h, familiares e amigos de B. e de Richard se reuniram em frente do hospital Marieta para fazer uma corrente de oração pelas vítimas.
B. é aluno do oitavo ano do colégio municipal Avelino Werner. Ele chegou a fazer contra-turno escolar no CEDIN Jacir Dias Ramos, no período vespertino, e estava trabalhando alguns dias da semana como aprendiz na oficina de motos que pertence aos amigos da família.
A família de Richard, que é dona da oficina, também fez uma postagem pedindo orações nas redes sociais. “Quero agradecer a todos que ajudaram ontem, eu não estava no momento, tinha acabado de sair. Estava e estou em choque ainda. Não sei ainda o que fazer. Quero pedir oração para o Richard e para o B. O meu Deus é Deus de milagre, é bom, é perfeito e vai nos dar um milagre grande, eu creio. Só peço que orem por eles. Não estou conseguindo responder as mensagens”, escreveu a família no Instagram.
Acidente foi durante conserto de motor
A explosão seguida por um incêndio aconteceu às 15h08 de segunda-feira. A perícia do corpo de Bombeiros já iniciou o levantamento para apurar as causas do acidente. A hipótese trabalhada é de que a explosão ocorreu em um tonel de combustível que estava próximo do motor da motocicleta que Richard e B. estavam consertando na tarde de segunda.
Uma faísca pode ter ocasionado a explosão. As vítimas tiveram queimaduras de segundo e terceiro graus. Os dois foram socorridos por vizinhos até a chegada dos socorridas. Além de socorrer as vítimas, os populares também iniciaram o combate às chamas. O fogo foi controlado e não danificou os imóveis vizinhos, nem a casa da família que morava em cima da sala comercial onde funciona a oficina.
A Polícia Civil também esteve na oficina, acompanhou o trabalho da perícia e irá investigar o caso. O dono da oficina poderá responder criminalmente caso o adolescente não esteja regularmente registrado como menor aprendiz.