ITAJAÍ
Semasa pede economia de água por dificuldades de captação
Máquinas tentam conter entulhos que descem pelo Itajaí-mirim
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
A chuvarada que alagou pelo menos 24 municípios de Santa Catarina também prejudicou o abastecimento de água em Itajaí. A turbidez está acima do máximo permitido para a captação e tratamento de água e fez com que o Semasa publicasse um alerta para a comunidade economizar água.
Durante o domingo, a capacidade das estações de tratamento foi reduzida pela alta turbidez no ponto de captação no rio Itajaí-Mirim. A turbidez é medida em NTUs, sendo que o normal para a operação do sistema é até 100 NTUs. Na tarde de domingo, ela estava em 1863 NTUs e a tendência era aumentar entre a noite de domingo e manhã de segunda-feira.
Com a água suja e com entulhos, o tratamento é mais lento e requer paradas constantes nas ETAs para a limpeza de filtros. Além disso, a força da correnteza do rio e a chegada de entulhos pelo leito danificaram parte dos equipamentos do sistema de captação de água.
Três guindastes trabalham para retirada de entulhos na Colônia Japonesa. Até à noite de domingo, Itajaí não tinha registrado falta de água. O Semasa reforça a importância de economizar a água armazenada nas cisternas e caixa d’ águas até a melhora das condições do rio.