Matérias | Geral


Transporte coletivo

Acordo dá fim à greve de ônibus em Itajaí

Há ameaça de nova paralisação se salários não forem pagos. Prefeitura diz que empresa não tá prestando contas de grana pública

Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]

Ônibus saíram da garagem e voltaram a circular pelas ruas de Itajaí (Foto: João Batista)
Ônibus saíram da garagem e voltaram a circular pelas ruas de Itajaí (Foto: João Batista)
miniatura galeria
miniatura galeria



Durou cerca de 10 horas a paralisação do transporte coletivo de Itajaí que ferrou trabalhadores e estudantes nesta quinta-feira. A greve não tinha sido anunciada previamente, pegou a todos de surpresa e trouxe à tona o atraso no pagamento de salários dos 200 funcionários do Consórcio Atalaia e o fato de que a empresa que detém a concessão do transporte público de Itajaí supostamente não presta contas do cerca de R$ 1 milhão que recebe mensalmente de subsídio.


Por volta das 15h, os vereadores  de oposição Rubens Angioletti (PL) e Osmar Teixeira (PSD), ambos pré-candidatos à prefeitura,  usaram as redes sociais para anunciar o acordo entre os ...

 

Já possui cadastro? Faça seu login aqui.

OU

Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.

Cadastre-se aqui



Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?

Assine agora mesmo!


Por volta das 15h, os vereadores  de oposição Rubens Angioletti (PL) e Osmar Teixeira (PSD), ambos pré-candidatos à prefeitura,  usaram as redes sociais para anunciar o acordo entre os funcionários do consórcio Atalaia e o fim da paralisação.



Os funcionários cruzaram os braços alegando falta de pagamento de salário e do vale-alimentação. O problema, segundo a empresa, foi causado por conta da falta de repasse do subsídio mensal que deveria ser pago pela prefeitura, em atraso desde outubro de 2023. Sem qualquer aviso ao Sindicato dos Motoristas, os colaboradores decidiram fazer a paralisação com apoio dos dois vereadores.

“Fiz tudo que pude para ajudar. A prefeitura, que deve mais de R$ 3 milhões para a Transpiedade, diz que vai pagar até sexta. Assim que a prefeitura pagar o que deve, a empresa pagará o que falta dos salários dos motoristas. Se não pagarem, a paralisação volta no sábado”, disse Angioletti nas redes sociais.


Osmar Teixeira também gravou um vídeo explicando a decisão dos funcionários. “Um gesto de confiança mediante a palavra que está sendo dada, da prefeitura e da empresa.  Se até amanhã não cair o valor, retorna a paralisação”, disse Osmar.

A empresa confirmou o fim da greve e informou que os ônibus voltaram a circular imediatamente. Não foi informado o número exato de grevistas, mas a empresa afirmou que um grupo de motoristas impediu os demais ônibus de sair da garagem, inclusive barrando os  trabalhadores que não aderiram à paralisação.


Consórcio não prestou contas do dinheiro recebido, afirma prefeitura

A prefeitura de Itajaí disse, através de nota oficial, que foi surpreendida pela paralisação e o impedimento do funcionamento do transporte escolar. A medida foi tomada, segundo o município, sem o devido aviso legal prévio de 72 horas, conforme determina Lei Federal sobre greve, assim como a manutenção de 30% das atividades do serviço essencial.

Em relação ao pagamento do subsídio para o transporte coletivo, a prefeitura afirma que foram feitos quatro repasses ao Consórcio Atalaia referentes aos meses de outubro, novembro,  dezembro de 2023 e janeiro de 2024.

O atraso no repasse referente aos últimos meses estaria ocorrendo pela falta de pontualidade na prestação de contas dos serviços prestados pelo consórcio. “Importante destacar que para receber o subsídio a empresa concessionária precisa apresentar planilhas detalhadas de prestação de contas para análise”, informou a prefeitura.

A administração ainda afirmou  que as planilhas  de prestação de contas de fevereiro e março ainda estão sendo analisadas. Já a planilha com a prestação de contas dos serviços prestados no mês de abril ainda não foi disponibilizada pela empresa.


Em nota à imprensa, o consórcio Atalaia alegou que nos últimos 90 dias houve atraso no pagamento do subsídio mensal.

O subsídio é uma "ajuda" mensal que deve ser repassado pela prefeitura pra cobrir os custos da operação de transporte, pois só o valor das passagens não cobre os gastos. O repasse é previsto na concessão, cujo contrato foi firmado em 24 de abril de 2023.

O consórcio alega que a dívida soma “volumes de recursos expressivos e vultosos que estão inviabilizando a operação do sistema”. “Tal ausência de pagamento, por parte da prefeitura, tem impactado significativamente a operação do transporte público, afetando inclusive a viabilidade de manutenção do contrato em vigor e o pagamento dos colaboradores”, alega.

 

Dois mil alunos afetados pela paralisação


Transporte escolar foi impedido de circular

Transporte escolar foi impedido de circular

 

A paralisação do transporte coletivo de Itajaí não afetou somente a vida dos trabalhadores que tiveram de arrumar outro jeito para chegar ao trabalho, mas também impediu que dois mil estudantes fossem para a escola.

A Secretaria de Educação informou que embora o pagamento do transporte escolar municipal esteja em dia, os veículos usados no deslocamento são do mesmo grupo do Consórcio Atalaia. Os motoristas escolares foram impedidos pelos grevistas de saírem da garagem com os carros.

Segundo o motorista Clauberto Moura, de 47 anos, os motoristas do transporte escolar estão com 100% do pagamento em dia, mas os ônibus escolares ficaram parados.

Pela manhã, uma negociação entre trabalhadores, representantes da empresa e Polícia Militar tentava a liberação do serviço para as escolas. Mas só no período da tarde, com o acordo para o fim da paralisação, os ônibus escolares voltaram a operar.

Ao DIARINHO, Clauberto alegou que o movimento não tem liderança, sendo iniciado pelos próprios trabalhadores, incluindo funcionários da manutenção e de serviços de limpeza. Segundo Clauberto, até quarta-feira os trabalhadores receberam apenas 25% do salário, com a promessa do vale-alimentação, que era para ser pago no dia 7, cair na conta até essa sexta-feira.

 

Sindicato surpreso com paralisação

Os trabalhadores alegaram que o sindicato da categoria não deu apoio à paralisação. Em nota, a diretoria do Sitraroit afirmou que foi surpreendida pela mobilização. “Ficamos surpresos com a paralisação repentina tendo à frente vereadores da cidade, que deveriam conhecer a legislação, já que o sindicato está em negociação coletiva e na busca de resolução para o atraso salarial”, afirmou.

O sindicato frisa que paralisações são a última alternativa e são divulgadas com antecedência aos órgãos públicos. “Todas as paralisações são como único remédio para a resolução de conflitos, mas tomando todos os cuidados para minimizar os transtornos à cidade”, ressaltou. Na noite de quinta-feira, o sindicato e os trabalhadores se reuniram em assembleia, mas o resultado da reunião não tinha sido divulgado até o fechamento da matéria.

 

Os vereadores Rubens Angioletti (PL) e Osmar Teixeira (PSD) negaram que tenham ficado à frente da paralisação, como acusou o sindicato da categoria. Ambos afirmaram que foram procurados pelos trabalhadores, que alertaram sobre o risco de a cidade ficar sem transporte devido à falta de pagamento de salários.

“A empresa está fazendo contato com a prefeitura e com o sindicato há vários dias. A própria prefeitura e o sindicato sabiam que isso iria acontecer a qualquer momento”, justificou Rubens. Osmar relatou ter provas das tentativas de contato com o governo municipal pra evitar a paralisação.

Os vereadores ressaltaram que o movimento só aconteceu porque os motoristas não receberam uma resposta com o compromisso de acerto dos salários. “O movimento é legítimo. Eles iniciaram, revoltados, porque a situação já vem acontecendo há alguns meses”, disse Osmar.

Angioletti ainda informou que houve uma reunião com o gerente da empresa e com o vereador Douglas Cristino (PDT), líder do governo na câmara, para resolver o impasse e dar fim a paralisação do transporte coletivo.




Comentários:

Andre Souza

09/05/2024 20:23

prefeitura paga um dinheirão para o transporte publico de Itajaí levar meia duzia de pessoas pela cidade... e os vereadores como sempre so querem fazer muvuca sempre culpado a prefeitura, mas eles nao fazem nada para melhorar situaçao do transporte publico e o dinheiro gasto para transportar ninguem ja que ninguem mais usa transporte publico em itajai....

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






3.147.104.18

Últimas notícias

Casal é brutalmente assassinado no bairro Espinheiros

ITAJAÍ

Casal é brutalmente assassinado no bairro Espinheiros

Crianças perdidas são encontradas se abrigando em lixeira na hora da chuva

Itapema 

Crianças perdidas são encontradas se abrigando em lixeira na hora da chuva

Vigilante é rendido e ameaçado em roubo a empresa 

NAVEGANTES

Vigilante é rendido e ameaçado em roubo a empresa 

Augusto Cury faz palestra gratuita sobre educação socioemocional

Itajaí 

Augusto Cury faz palestra gratuita sobre educação socioemocional

Foragido por assassinato é preso no Matadouro

ITAJAÍ

Foragido por assassinato é preso no Matadouro

Professor de artes marciais é preso por pedofilia em BC

Balneário Camboriú 

Professor de artes marciais é preso por pedofilia em BC

GM prende vendedora de empadas na orla

BALNEÁRIO CAMBORIÚ

GM prende vendedora de empadas na orla

Advogado de BC vence eleição estadual da OAB

COMANDO OAB

Advogado de BC vence eleição estadual da OAB

Indícios de escravidão na linhagem de Itamar Franco

VENDEM-SE MARIAS

Indícios de escravidão na linhagem de Itamar Franco

Asilo incendiado precisa de ajuda para ser reconstruído

NAVEGANTES

Asilo incendiado precisa de ajuda para ser reconstruído



Colunistas

Yohana e Bruna: lindas

Jackie Rosa

Yohana e Bruna: lindas

Chiodini será secretário de Jorginho?

JotaCê

Chiodini será secretário de Jorginho?

Negros na vida social de Itajaí

Coluna Fato&Comentário

Negros na vida social de Itajaí

Fundos de papel em alta: veja cinco boas opções de investimento

Diário do Investidor

Fundos de papel em alta: veja cinco boas opções de investimento

Charge do dia

Charge do Dia

Charge do dia

Lembrando Gregório

Coluna Esplanada

Lembrando Gregório

Governadores discutem em SC prevenções a desastres naturais

Coluna Acontece SC

Governadores discutem em SC prevenções a desastres naturais

Lila e Wilson curtem Barcelona

Coluna do Ton

Lila e Wilson curtem Barcelona

A polêmica da escala 6 x 1 

De Olho no Fisco

A polêmica da escala 6 x 1 

Nova lei da saúde mental

Ideal Mente

Nova lei da saúde mental

Vice-campeão no oeste

Show de Bola

Vice-campeão no oeste

8 formas de antecipar a aposentadoria do INSS

Direito na mão

8 formas de antecipar a aposentadoria do INSS

Coluna Exitus na Política

O que há contra as palavras a ler?

Cardume de arraias e vitória do  Flamengo bombaram no DIARINHO

Na Rede

Cardume de arraias e vitória do Flamengo bombaram no DIARINHO

A reinvenção das “Camboriús”

Artigos

A reinvenção das “Camboriús”

Seja firme nas suas decisões

Mundo Corporativo

Seja firme nas suas decisões



TV DIARINHO


A vendedora ambulante Luana de Lima, de 33 anos, conhecida nas redes sociais pela página “Vó Lurdinha ...





Especiais

Indícios de escravidão na linhagem de Itamar Franco

VENDEM-SE MARIAS

Indícios de escravidão na linhagem de Itamar Franco

Câncer, malformação, “viroses”: a crise de saúde puxada por agrotóxicos na terra da soja

AGRO

Câncer, malformação, “viroses”: a crise de saúde puxada por agrotóxicos na terra da soja

COP do Clima: como os riscos e danos crescem a cada meio grau de aquecimento global

Aquecimento global

COP do Clima: como os riscos e danos crescem a cada meio grau de aquecimento global

“Estou ciente da decepção que os EUA às vezes causam”, diz enviado americano

COP29

“Estou ciente da decepção que os EUA às vezes causam”, diz enviado americano

O homem, a lenda: a história oculta do fundador da Casas Bahia

Podcast

O homem, a lenda: a história oculta do fundador da Casas Bahia



Blogs

Na boleia

Blog do JC

Na boleia

Coluna de hoje

Blog da Jackie

Coluna de hoje

Ídolos do Bayer Leverkusen jogam futebol com crianças

A bordo do esporte

Ídolos do Bayer Leverkusen jogam futebol com crianças

Posso tomar creatina?

Blog da Ale Francoise

Posso tomar creatina?

Folianópolis 2024 revela grade de programação para cada noite da micareta

Blog do Ton

Folianópolis 2024 revela grade de programação para cada noite da micareta

Folianópolis: tá chegando a maior micareta do sul do Brasil

Gente & Notícia

Folianópolis: tá chegando a maior micareta do sul do Brasil

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

“Em Itajaí, eu não vejo ninguém bater no peito e dizer: eu sou peixeiro”, analisava seu Reynaldo ao Entrevistão em 2013

Reynaldo Wanderhec

“Em Itajaí, eu não vejo ninguém bater no peito e dizer: eu sou peixeiro”, analisava seu Reynaldo ao Entrevistão em 2013

Sabatina com os candidatos a prefeito de Itajaí

ENTREVISTÃO ELEIÇÕES 2024

Sabatina com os candidatos a prefeito de Itajaí

Sabatina com os candidatos a prefeito de Balneário Camboriú

ENTREVISTÃO ELEIÇÕES 2024

Sabatina com os candidatos a prefeito de Balneário Camboriú

Entrevistão com os candidatos a prefeitura de Navegantes

ELEIÇÕES 2024

Entrevistão com os candidatos a prefeitura de Navegantes



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯








Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação