Um projeto para melhorar o desempenho escolar vem dando resultado no Centro Educacional Professor Cacildo Romagnani (CAIC), no Cidade Nova, em Itajaí. O “Saeb em Ação” premia os estudantes do 5º e 9º ano de acordo com os acertos nos simulados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), uma avaliação externa feita pelo governo federal.
Continua depois da publicidade
Com as turmas de 5° ano, foi criada a “Lojinha Saeb”, com mercadorias doadas por professores e comunidade. Ao final de cada simulado, o aluno recebe dois “saebinhos” por questões acertadas ...
Com as turmas de 5° ano, foi criada a “Lojinha Saeb”, com mercadorias doadas por professores e comunidade. Ao final de cada simulado, o aluno recebe dois “saebinhos” por questões acertadas e pode fazer uma compra na lojinha, que fica na sala da supervisora. Entre os produtos disponíveis, há materiais escolares, garrafinhas de água, livros, esmaltes, acessórios e até chocolate.
Continua depois da publicidade
Já no caso das turmas de 9° ano, os alunos com melhor desempenho nos simulados são premiados com itens da lojinha selecionados pelos profes. A turma também ganha o “cartão Saeb”, em que pontua por presença. Cada aluno recebe um cartão, que é assinado pela supervisora ou orientadora diariamente. Com as cinco presenças da semana confirmadas, os alunos são recompensados com duas aulas semanais com atividade esportiva na quadra de esporte.
A ação foi criada por Cleusa Maria Boff Rodrigues, supervisora escolar do CAIC. Segundo ela, o projeto surgiu para envolver os alunos na aprendizagem e melhorar o rendimento escolar. “Foi uma forma para premiar os avanços e criar uma competição saudável entre as turmas com objetivo de obter melhores resultados”, conta.
Continua depois da publicidade
Notas melhores
Quase sete meses após a implantação do projeto, a supervisora relata que os alunos passaram a estudar com mais atenção e as notas nos simulados têm subido. Fora isso, caiu o número de faltas entre os alunos do 9° ano.
“Os professores desempenham um papel importante ao orientar os alunos no projeto, fornecendo feedback, atividades lúdicas para promover a interação entre os participantes de forma prazerosa durante todo o percurso, que contribui para um melhor desempenho. O trabalho em equipe faz a diferença. É por meio do esforço e dedicação da equipe escolar que os alunos adquirem as bases educacionais”, acrescenta Cleusa.