VOLTANDO
Vídeo mostra brasileirinhos sendo resgatados da zona de conflito na Cisjordânia
Governo brasileiro fretou veículos e aeronave para repatriar mais 32 brasileiros
Laura Testoni [lauratestoni16@gmail.com]
Na manhã desta quarta-feira, mais uma ação foi feita para repatriar brasileiros da zona de conflito no Oriente Médio. Desta vez, a operação Voltando em Paz foi na Cisjordânia. Tem circulado nas redes sociais um vídeo em que bebês aparecem subindo na aeronave disponibilizada pelo governo brasileiro.
Foram resgatados 30 brasileiros, além de uma jordaniana e um palestino casados com brasileiros. O grupo manifestou interesse em deixar a Palestina e o pedido de ajuda foi atendido pelo governo brasileiro.
Eles foram conduzidos por vans e ônibus de 11 cidades diferentes da Cisjordânia até a cidade de Jericó. De lá, cruzaram a fronteira em um ônibus fretado pelo governo brasileiro até Amã, a capital da Jordânia. O deslocamento durou pouco mais de uma hora.
Para evitar bombardeios, o embaixador do Brasil na Cisjordânia, Alessandro Candeas, explicou que os veículos foram identificados com bandeiras do Brasil. Além disso, as placas, trajetos e listas de passageiros foram informados às autoridades da Palestina e de Israel.
O grupo de brasileiros embarcou na aeronave cedida pela Presidência da República do Brasil e deve pousar na Base Aérea de Brasília às 5h30 desta quinta-feira. Eles serão levados para Florianópolis, São Paulo, Recife, Rio de Janeiro, Curitiba e Foz do Iguaçu.
Mais repatriados
Oito voos já foram patrocinados pelo governo brasileiros para tirar brasileiros da zona de conflito. Até o momento, 1446 pessoas foram resgatadas e outro grupo de 34 brasileiros e familiares aguarda para deixar a Faixa de Gaza. Eles estão perto da fronteira com o Egito.
Fronteira aberta
Pela primeira vez desde o início do conflito, a fronteira foi aberta nesta quarta-feira para saída de palestinos feridos e de um grupo de cerca de 450 pessoas. O embaixador Candeas informou que novas listas ainda serão publicadas e que nomes de brasileiros devem estar nelas.
Território palestino
O território da Palestina reconhecido internacionalmente é formado pela Faixa de Gaza, controlada pelo Hamas, e pela Cisjordânia, controlada parcialmente pela Autoridade Palestina, entidade essa que, ao contrário do Hamas, é reconhecida por Israel e pela maior parte da comunidade internacional como o legítimo representante do povo palestino.
Há 26 dias, a violência na Cisjordânia cresceu com uma série de assassinatos e confrontos. Do dia 7 de outubro até esta terça-feira, dia 31 de outubro, foram registrados 123 assassinatos de palestinos na Cisjordânia, sendo 34 crianças. Outros 2206 palestinos estão feridos. Do lado israelense, foi registrada a morte de um soldado e outros 13 feridos.