Operação
Barragem de José Boiteux tem uma comporta aberta
Operação pra abertura contou com tropas da PM, Polícia Federal e Defesa Civil
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
O governo estadual divulgou em material sobre as cheias em Santa Catarina que a Barragem Norte, em José Boiteux, está com uma das duas comportas abertas. O nível do reservatório, na medição às 10h da manhã, era de 96,7%, pela régua da Agência Nacional de Águas.
Até o momento, a Defesa Civil não divulgou nada sobre a operação de abertura da barragem, que mobilizou tropas da Polícia Militar na Terra Indígena Laklãnõ Xokleng. A comunidade indígena denunciou a presença da PM na região, que desde a tarde de sábado foi mobilizada para José Boiteux.
A operação contou com a presença da Polícia Federal e de técnicos da Defesa Civil. A presença de policiais militares, que entraram em confronto com moradores na semana passada, descumpre decisão judicial pra que só a PF atue dentro do território indígena, segundo as lideranças da comunidade.
O governo do estado não respondeu se a PM foi autorizada a entrar na área indígena. Ainda na noite de sábado, um perfil ligado ao grupo tático da PM de Santa Catarina, fez postagem com ameaça aos indígenas. “Missão Barragem – o retorno, bora que o pau vai pegar”, dizia a postagem, já apagada.
No sábado, a Defesa Civil já havia aberto uma das sete comportas da barragem de Taió. A medida levou em conta o declínio dos níveis dos rios no Alto Vale do Itajaí. Em Taió, a água ainda segue vertendo na barragem neste domingo. Em Ituporanga, também com água passando pelo vertedouro, as cinco comportas seguem fechadas.