PENHA
Moradores pedem asfalto há quatro anos
Estrada de chão vira lama com chuva e levanta poeira com tempo seco
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
Moradores da rua Sebastião Schmitz, no bairro São Nicolau, em Penha, se queixam sobre a falta de pavimentação na estrada, que ainda é de chão. Segundo uma moradora, as máquinas chegaram à rua no início de setembro, mas foram retiradas na quarta-feira sem que qualquer obra fosse iniciada. A mulher conta que esta é a segunda vez que a situação acontece, apesar de a vizinhança pedir pela obra há pelo menos quatro anos, e de promessas do prefeito Aquiles da Costa (MDB).
“Acredito que já tinha vindo dinheiro pra isso, colocamos nas redes sociais e marcamos o prefeito. Da outra vez que aconteceu, ele mandou uma moradora parar de encher o saco. E prometeu a pavimentação nos comícios e reuniões. Em uma dessas falou que iria andar no bairro de tênis branco”, conta a moradora.
A estrada de chão é a única via do bairro. Em dias de chuva, a vizinhança enfrenta buracos e lama, o que dificulta a passagem de pedestres e ciclistas. De acordo com os motoristas do bairro, já houve problemas com os carros por conta das condições precárias da rua. A lama eventualmente acaba sujando as casas, e quando o tempo está seco, a poeira também incomoda. “Tem morador que precisa ficar molhando o pó”, aponta um relato.
A prefeitura analisa a questão da rua, que tem 8m de rolamento por causa de um muro que teria que ser derrubado para que a obra ocorresse sem prejudicar o trânsito na via. Caso a pavimentação ocorresse sem essa alteração, a rua ficaria com apenas 4m de rolamento, impossibilitando a passagem de dois veículos ao mesmo tempo, por conta da calçada. A prefeitura acrescenta que foi feita a drenagem em 2022, e após o tempo de cura, a pavimentação pode ser realizada.