ITAJAÍ
Mais de 146 mil curtiram a Festa do Colono
Programação de quatro dias teve público recorde
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
Os quatro dias da Festa Nacional do Colono de Itajaí tiveram um público histórico. A 38ª edição registrou, aproximadamente, 146 mil pessoas. As comemorações encerraram neste domingo.
A estimativa de público foi levantada pela Codetran e pela Secretaria de Agricultura e Expansão Urbana. Os festeiros aproveitaram a programação desde quinta-feira e curtiram o encerramento no domingo ao som de Munhoz e Mariano.
Além do sucesso “Camaro Amarelo”, milhares de visitantes aproveitaram os grandes hits musicais de Zé Geraldo, Jeito Moleque e Daniel. O cardápio da festa também foi de dar água na boca. O público se deliciou com a gastronomia típica rural e se refrescou com um bom chope artesanal.
Outras atrações foram a expofeira de animais, parque de diversões, feira multissetorial, venda de produtos coloniais e até experiências rurais. O Parque do Agricultor recebeu diversas competições até o último dia. No domingo, os vencedores do 24º Concurso de Ordenha de Gado Leiteiro receberam o tradicional banho de leite.
O secretário de Agricultura e Expansão Urbana, Vanderley Dalmolin, disse que a edição de 2023 superou as expectativas da equipe de planejamento, com o público marcando presença em todos os dias e dando um retorno positivo ao evento.
Dalmolin avalia que a ampliação da área ocupada no parque em 20% e o aumento do estacionamento fizeram a diferença, além do aprimoramento nas atrações.
O morador do bairro Fazenda Silas Teixeira destacou a importância que eventos como esse promovem na valorização da cultura municipal. “É um evento que promove a cultura do colono e toda sua diversidade na produção agrícola. É uma vivência muito significativa, principalmente a experiência com os animais que comumente não estão no nosso cotidiano”, afirmou.
Além de moradores de Itajaí, a Festa do Colono recebeu visitantes de diversos cantos do estado. A brusquense Kelly Sabrina de Jesus curtiu o último dia de festa e se encantou. “É um evento bem raiz e que destaca a cultura do agricultor. Além dos shows, tem muitas atrações, é uma experiência muito legal”, concluiu.