Castrabus
Itajaí faz novo mutirão de castração de animais
Castrabus estará em dois bairros nesta semana; veja como cadastrar seu pet
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]




Itajaí promove mais uma edição do mutirão de castração de animais a partir de terça-feira. O Castrabus, unidade móvel itinerante, estará no bairro Santa Regina na terça-feira e no bairro Cordeiros na quarta e quinta-feira.
A ação é promovida pelo Instituto Itajaí Sustentável (Inis) e tem expectativa de atender cerca de 240 animais em três dias. Para participar, os tutores precisam realizar o cadastro dos pets pelo Inis.
Continua depois da publicidade
As operações são feitas por médicos veterinários, cirurgiões e anestesistas que contam com o apoio de auxiliares. Para garantir a saúde e o bem-estar dos animais, os cachorros e gatos serão atendidos em turnos diferentes.
Após a cirurgia, o tutor e seu animal vão receber um kit com instruções pós-castração, pomada e medicação. Se o animal for fêmea, ganha uma roupinha, já se for macho, ganha o cone. Depois do uso, o tutor do pet pode devolver a roupinha ou o cone para a Unidade de Acolhimento Provisório de Animais de Itajaí (Uapa).
A equipe do Inis avalia os endereços dos registros aprovados e busca fazer o agendamento mais próximo da residência do tutor, para facilitar o processo. Assim, bairros com o maior número de animais cadastrados recebem mais ações da unidade móvel.
Como cadastrar seu pet no Castrabus
No caso de pessoas físicas, é necessário ser morador de Itajaí, comprovar renda de até três salários mínimos na família ou renda per capita de meio salário mínimo. A castração pode ser feita em até cinco animais.
Os protetores independentes de animais também devem ser moradores de Itajaí e comprovar que o animal foi resgatado através do relatório do histórico do animal.
Para as ONGs, é preciso que tenham sede em Itajaí e atuem na proteção de animais no município.
O Inis tira dúvidas pelo (47) 98857-9891 ou presencialmente na avenida Vereador Abrahão João Francisco, 2600, Edifício Cristine, no centro.
Continua depois da publicidade
Redação DIARINHO
Reportagens produzidas de forma colaborativa pela equipe de jornalistas do DIARINHO, com apuração interna e acompanhamento editorial da redação do jornal.