NA ESTRADA
Cinco passeios pra curtir em Laguna
Terra de Anita Garibaldi, das praias e eventos culturais, Laguna também recebe as baleias-francas no inverno
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
O “Na Estrada com o DIARINHO” deste final de semana te convida a fazer uma viagem pelo tempo. O destino é uma das cidades mais antigas de Santa Catarina, dona de um conjunto arquitetônico marcante, belas praias e alguns marcos importantes para a história do país. Conheça e se apaixone por Laguna.
Emoldurado por belas praias e delimitado pela Mata Atlântica, o município teve marcante participação na Revolução Farroupilha, delimitou o Tratado de Tordesilhas, é considerado a casa de Anita Garibaldi. Laguna ainda dispõe de um dos principais carnavais do estado.
Laguna foi fundada em 1676 e seu nome se originou na lagoa ligada ao mar. O centro histórico tem aproximadamente 600 edificações tombadas pelo patrimônio histórico. Nas fachadas é possível ver diferentes características arquitetônicas, na qual cada povo que residiu na cidade deixou a sua marca.
Laguna recebe turistas e atrações ao longo do ano. Contudo, tem alguns que são recorrentes e se tornam atrações permanentes. Entre os meses de julho e outubro, por exemplo, as baleias-francas chegam ao litoral catarinense para dar a luz e alimentar seus filhotes e um ponto de parada é Laguna. Ao longo da orla, se tiver sorte, é possível ver um desses mamíferos gigantes.
Mirante de Nossa Senhora da Glória
O ponto mais alto da cidade tem cerca de 126 metros de altura. O Morro da Glória é uma atração para admirar a cidade do alto. No local, está instalado o Mirante Nossa Senhora da Glória, que possibilita uma vista sensacional do centro histórico, dos bairros, praias e lagoas do município.
Com acesso fácil, a estrada pavimentada corta uma área de preservação ecológica bem no centro da cidade. No topo, além do deque com mirante, o visitante também pode observar, tirar fotos e rezar aos pés da estátua de 14 metros de Nossa Senhora da Glória.
O local fica aberto 24 horas e pode ser acessado qualquer dia da semana.
Pedra do Frade
Um dos pontos que mais atrai a curiosidade dos turistas e moradores é, sem dúvidas, a Pedra do Frade. O objeto fica inclinado sobre outra rocha à beira-mar. É possível observar a atração na Praia do Gi.
O nome da pedra veio pela semelhança com um padre franciscano. Sim, a imaginação dos moradores de Laguna é aguçada.
Mistério e especulações são criados para tentar entender como a pedra foi parar ali. Alguns evocam lendas, antepassados, mas a arqueologia diz que a Pedra do Frade é obra da natureza, já que pedras teriam rolado de uma colina e parado por acaso ali, sendo talhada pela erosão e ação do vento.
Casa de Anita Garibaldi
O centro histórico de Laguna merece ser apreciado. Uma das construções de destaque é a Casa de Anita Garibaldi. A heroína da Revolução Farroupilha viveu por muito tempo na cidade e sua história é guardada com carinho pelos moradores.
A casa amarela em estilo colonial é uma parada obrigatória. Além do seu acervo, o local também é palco de atrações culturais e eventos gratuitos. A residência foi onde Anita se vestiu para o primeiro casamento, mas as paredes estão repletas da história com seu amor verdadeiro, o aventureiro Giuseppe Garibaldi.
Localizada na travessa Luís Neri, no centro, a casa está aberta a visitação de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. O espaço tem entrada gratuita.
Futevôlei das Estrelas
Que tal curtir o final de semana na cidade histórica e ainda de quebra ver Romário, Maicon e outros atletas e ex-atletas brasileiros de graça? Neste sábado, a partir das 13h, rola o Futevôlei das Estrelas na areia da praia do Mar Grosso.
Uma arena foi montada especialmente para o evento, bem em frente à praça do Villa. A atração é gratuita. A disputa vai contar com a presença do ex-craque da seleção brasileira Romário e do lateral da Copa do Mundo de 2010 e 2014, Maicon.
Farol de Santa Marta
Um dos símbolos turísticos da cidade é o Farol de Santa Marta. A estrutura foi instalada em 1891 por um francês para auxiliar os navegadores da região. Os 142 degraus em espiral levam os visitantes a 29 metros de altura.
A estrutura de 132 anos está em pleno funcionamento e continua guiando quem está até 85 quilômetros de distância. A Marinha é responsável pela segurança e manutenção. O Farol está a 20 quilômetros do centro da cidade e é considerado o maior das Américas e o terceiro do mundo em alcance.
Para visitação do local é necessário agendar. As visitas acontecem a partir das 9h30 nas segundas, quartas e sextas-feiras, além de sábados e domingos. A solicitação deve ser feita pelo e-mail rfsmlaguna@gmail.com.