NA ESTRADA
Blumenau pra quem tá a fim de comer e beber bem
Giro com muita comilança e uma passadinha num parque e num museu
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
A parada do Na Estrada com o DIARINHO é a capital nacional da cerveja, Blumenau. Conhecida pela maior Oktoberfest fora da Alemanha, a cidade do Vale Europeu vai muito além da festança de outubro em si. Com forte influência da cultura alemã, Blumenau abriga bares, restaurantes, parques e museus.
O roteiro de hoje destaca lugares para curtir cervejas artesanais e delícias culinárias. E ainda tem parque e museu também.
Parque Ramiro Ruediger
Ao lado da Vila Germânica, na rua Alberto Stein, no bairro Velha, está um dos principais parques de Blu. Com mais de 40 mil metros quadrados, o parque Ramiro Ruediger tem pista de corrida, de caminhada, ciclovia, playground, quadra poliesportiva, lago, deque e áreas verdes. O espaço é perfeito para um piquenique, praticar esportes ou apenas relaxar em meio à natureza. O local fica aberto diariamente das 5h à meia-noite, com entrada gratuita.
Museu Hering
Bora conhecer o museu de uma das marcas nacionais mais famosas? A companhia Hering foi fundada em Blumenau e sua história se entrelaça com a narrativa da indústria têxtil da cidade. A estrutura enxaimel do século XIX fica na rua Hermann Hering, no bairro Bom Retiro, e conta a história da família fundadora.
O acervo apresenta documentos, vídeos e objetos que contam a história dos Hering e a cronologia da moda nacional. A visita é gratuita e o espaço fica aberto de segunda-feira a sábado, das 10h às 16h.
Bar Estação Eisenbahn
Ao visitar a capital nacional da cerveja, dá pra conhecer uma das cervejarias mais apreciadas do Brasil. A Eisenbahn foi fundada em Blumenau há 21 anos e é premiada internacionalmente. Apesar da fábrica matriz não permitir visitação, anexo funciona o Bar Estação Eisenbahn - ao lado de uma antiga linha de trem; Eisenbahn em alemão é ferrovia.
As paredes contam a história da cervejaria. Além dos tradicionais chopes e cervejas artesanais, o bar serve petiscos. Também é possível comprar souvenirs. Para visitar, basta passar pela rua Bahia, no bairro Salto Weissbach, de segunda-feira a sábado. A loja abre de segunda a sexta, às 13h, e o bar às 17h, sendo que segunda e terça os dois funcionam até as 23h. Já na quarta e quinta funcionam até a meia-noite e na sexta e sábado até 1h.
Norden Bar & Biergarten
Outra opção que não pode ficar de fora de um roteiro gastronômico top é o Norden. O restaurante e choperia fica numa construção de 1879, toda revitalizada, na rua Xavantina.
O que era o casarão de Karl Rischbieter se transformou num espaço de apreciação da culinária europeia. O cardápio, assinado pelo chef alemão Martin Elster, conta com pratos típicos que fazem uma viagem à Alemanha.
Além da seleção de cervejas, chopes artesanais e drinques, que harmonizam com o cardápio, há uma diversidade de salsichas para aperetivar e, claro, chucrute e strudel.
O Garden abre todos os dias. O visitante pode comer bem enquanto aprecia a atmosfera e a decoração históricas do estabelecimento. Os jardins são um espetáculo à parte, assim como o subsolo que abriga um bufê de sopas durante às noites de inverno.
Aberto todos os dias, o visitante pode degustar enquanto aprecia os detalhes do estabelecimento. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 16h30 à meia-noite, e no sábado e domingo das 11h à meia-noite.
Restaurante Vapor D’Água
Esse acabou de abrir e pouca gente conhece. Que tal apreciar um cardápio blumenauense assinado pelo renomado chef Marcos Nicoletti? O novo espaço gastronômico fica na Estação Unifique, do ladinho da prefeitura.
Os ingredientes locais são as grandes estrelas e o espaço é todo temático. No Vapor D’água é possível se deliciar com um bufê executivo de segunda a sexta-feira a partir das 12h. Já durante a noite, o restaurante funciona a la carte, de quarta a domingo.
O espaço abre de segunda-feira a domingo, das 11h às 14h30 e das 18h às 23h. Somente nas segundas e terças-feiras o restaurante fecha à noite.