JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Anna fará muita falta na Câmara
(foto: divulgação)
Amor antigo. Já bateu saudades da minha musa BBB, Anna Carolina (PSDB), fora da piramidal em 2025
Conforme a coluna havia previsto e cantado a pedra, alguns dos ungidos pelo prefeito eleito da city pexêra, Robison Coelho (PL), foram anunciados na coletiva do chiquetoso hotel Sandri na chuvosa noite de segunda-feira.
Os nomes
Aliás, horário infeliz pra uma coletiva de imprensa, em uma sala apertada, cheia de puxa-sacos do poder se acotovelando. Mas, bem, os abobrões definidos, digo, apresentados foram o Onir Mocelin (Defesa Civil), Gabriela Kelm (Desenvolvimento Econômico), Ronaldo Jansson Jr (Turismo), João Paulo Kowalski (Urbanismo) e Calebe Moreno (Comunicação).
Novidade não tão nova
Não passaram batidos os nomes do narigudo Tarcísio Zanelatto (PP), do futebolista Níkolas Reis (PSD) e do apresentador Calebe (ex-NDTV). Polêmicas à parte, perdigueiros da coluna garantem que geralmente os que têm mais experiência são os que têm também maior durabilidade no cargo. Os puxas lascam que é fogo amigo o que foi lançado contra Zanelatto e Níkolas. Sério?
Era, mas disse que não
O futebolista Níkolas Reis foi anunciado na coletiva como o novo chefão da Itajaí Participações. A possibilidade já havia sido aventada aqui na coluna, mas Níkolas desconversou, à época. Se fosse o Calebe Moreno teria confirmado e se autoanunciado. Enfim. Cadum, cadum... O primeiro anunciado, que não estava na coletiva porque operou os joelhos, foi o narigudo Tarcísio Zanelatto (Obras).
Desafios
Lançados então esses primeiros nomes do governo RR, que além dos manjados, digo, conhecidos, tem também outros nem tanto, o que nos resta é torcer e desejar muita sorte para os nomeados que terão, certamente, muitas pedras para tirar do caminho. Esse final de governo está tipo “o último apague a luz” e as dificuldades serão muitas, enormes!
Invertendo a lógica
É preciso dizer que o anúncio de abobrões do governo da dupla RR inverteu a lógica ao trazer nomes do segundo e terceiro escalão antes do fechamento de todo o secretariado. Robison Coelho (PL) e Robin, ops, Rubens Angioletti (PL), prefeito e vice eleitos, encheram linguiça nos anúncios com nomes de diretores e acabaram causando uma apreensão em quem meteu a mão no pau da bandeira e ainda não sabe nem o que será.
Carguinho pequeno?
O que os insatisfeitos ficam se priguntando é porque a dupla RR já anunciou alguns diretores, mas ainda não disse quais diretorias a tchurma envolvida na campanha vai assumir. Até porque o mínimo que o pessoal que deu a cara à tapa espera é sentar a buzanfa num cargo de diretor e ter um anúncio pomposo como o de ontem. Já tem gente sentindo cheiro de carguinho pequeno e se revoltando. Calma, povo!
Caras de pau
Sem contar os caras de pau que sequer estavam juntos da dupla RR, mas andam ciscando nos eventos públicos nos quais Robison e Rubens aparecem. Durante a visita do governador à Marejada, e no anúncio dos secretários, um incômodo grande foi sentido com a presença do papagaio de pirata Rubens Pacheco (PSC), apoiador de primeira hora do Sancho Pança Osmar Teixeira (PSD) – derrotado pela dupla RR.
Sempre mamando
Não custa alembrar que a cara-metade do Rubens Pacheco mamou até onde conseguiu no governo do barbudinho Volnei Morastoni (MDB). Agora, na maior traquinagem, Pacheco anda se encostando na dupla RR para pedir a continuidade da patroa num cargo comissionado. Já pensou se Robison agracia a moça com um cargo maior que muitos de seus apoiadores? É só aguardar.
“Ser bom é fácil. O difícil é ser justo” - Victor Hugo
Beicinho
Teve gente que fez beicinho pras notas do colunista, dizendo que este pançudinho quis dar uma de Nostradamus e prever até a demissão ou o futuro político do secretário de Comunicação da dupla RR, o Calebe Moreno.
Fiquem espertos
Mas quem não dormiu de touca já sentiu que o cargo para Calebe tem tudo pra ser apenas um trampolim para voos mais altos. Já pensasse se ele fura a fila para deputado ou a da sucessão? Desdenha pra ver.
Política na veia
Além de ter o sogro Júnior Cardoso vice-prefeito de Camboriú, e que deve assumir uma vaga na Leleia por ser suplente do prefeito eleito de Blumenau, Calebe nunca escondeu que tem a política nas veias, tendo militado na capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador. Sangue político e ambição por grandes desafios já tornam Calebe, no mínimo, um nome a ser cogitado pro futuro e nem Nostradamus é preciso ser!
Vem mais por aí
Robison disse na coletiva que irá anunciando semanalmente o restante da equipe que forma o primeiro escalão de seu governo. Vozes me chegam há algum tempo, me atormentando, dizendo que a minha musa BBB, a vereadora mais votada nestas eleições, Anna Carolina (PSDB), vai deixar o legislativo. Oh dor!
Mandar pra caraio
A galega Anna deverá deixar a piramidal e ocupar a chefia da Superintendência Administrativa das Fundações, que abrange a Fundação Cultural, Esporte e Lazer, GML e Instituto Itajaí Sustentável. Vai mandar pra caraio, tipo o novo Normélio Weber.
A falta que ela me faz
Só que, na opinião desse pançudo escriba, Anna Carolina fará falta na piramidal casa do povo porque sempre foi uma vereadora muito combativa e tinha razão em muitas de suas batalhas. Nem sei como vou assistir sessão da Câmara de Vereadores de Itajaí sem escutar a minha musa e suas pontuações. Talvez a minha insônia aumente pela solidão que a Anna vai me proporcionar, fora do legislativo.
Rainha do berreiro
O problema da Anna Carolina é que ela fala gritando o tempo todo. Chata pra caraio. E no meio do berreiro o pessoal acaba desistindo da ideia e tratando de se livrar da ladainha berrada para não enlouquecer de vez.
Piramidal
A lua de mel da dupla RR do PL, Robison Coelho e Robin, ops, Rubens Angioletti, afinal, deve ser longa, dada a vantagem acachapante com que venceram a eleição. Cabe também aos vereadores eleitos uma certa ajuda aos mandatários-mor, que certamente terão reformas estruturantes para fazer logo no início. Lógico que os edis estarão juntos. Tá tudo dominado.
Dominada
Também é importante citar que além da maioria de edis eleitos pela sua coligação, as outras excelências excelentíssimas já sinalizam que querem e serão governo. Não tem um. Escrevo, um que vá fazer uma oposição mais contundente. Infelizmente, é bom e ruim pro governo e pior pra sociedade. Fazer o que, né?
Olhem lá
Os sabichões detonam que as derrotas dos vereadores Odivan Linhares, o Mamão (PSD) e a bela do Selmo, Cris Stuart (Republicanos), purexemplo, são sinais de que não adianta criar grupinho para ocupar espaço no governo, porque isso não traz reeleição para ninguém. Sério?
Coerência
Os áulicos que se achegam no poder, alardeiam que muito pelo contrário, o povão tá de zoio nesse tipo de prática nada republicana, e tende a votar em quem tem coerência nas posições e não cargos no governo. É lógico que com diminuição ou não da máquina, os vereadores eleitos e reeleitos terão, sim, cargos indicados. Ninguém é bobinho de acreditar que não. Ou estou errado?
Sem movimento
Os puxas do futuro governo de Itajaí assopram nos sensíveis zovidos do pançudinho escriba que esta primeira leva de indicados mostra um pouco que, por ora, não teve nenhum movimento no sentido de vereador querer ser prefeito e isso é bom, segundo os sabichões, mas é preciso estar atento para os movimentos futuros.
Na ponte aérea
Quando imagino que nada vai me espantar, chega a notícia de que o prefeito da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Camboriú, Elcio Bisturi Kuhnen (MDB), transmitiu o cargo para o seu vice, o futuro deputado estadual Junior Cardoso e zarpou pra acompanhar uma visita da Amfri ao exterior. Isso faltando poucos dias pra findar o mandato e em plena transição. Ano que vem acaba a mamata.
Cadeira de rodas
O prefeito eleito de Camboríu, o ex-tudo Leonel Pavan (PSD), sofreu um pequeno acidente que provocou um problema no joelho e está trabalhando na transição de cadeira de rodas, enquanto o prefeito Elcio passeia, digo, viaja para o exterior.
Loirosa lá
A ex-prefeita de Camboriú, a loirosa Luzia Coppi (PSDB?) que foi escondida durante a campanha política na cidade-mãe, participou da reunião de transição nesta terça-feira, mas fontes garantem que não vai ocupar cargo no primeiro escalão. Será que será?
Índio quer apito
Lá na Dubai brasileira, a prefeita dos bairros, Juliana Pavan, também fez novos anúncios, mas já comentei na coluna de ontem. Dos anúncios da espevitada acho que o mais importante foi que a Comunicação da Dubai brasileira vai virar secretaria.
Golaço
E já não era sem tempo. Uma cidade do porte de Balneário Camboriú, que é notícia no Brasilzão todo, já deveria ter secretaria de Comunicação faz tempo, para dar melhor estrutura a esse importante setor que permeia todos os outros. Acho que foi um golaço da moça. Quem vai comandar vai ser o carrancudo Leandro Índio.
Não ganham nada
Por falar em nomeações e transições, vale relembrar ao leitor que todos que estão sendo indicados pelos prefeitos que entram para fazer parte do governo e do processo de transição não ganham nada para executar o serviço.
Meu malvado favorito
Todos menos ele... Quem? O melhor do mundo, Auri Pavoni, que ganha gordo salário da prefa de Itajaí como secretário de Planejamento para tocar a transição da Emasa, Obras e Semam, em Balneário Camboriú...Pqp! Deveria, a bem do serviço público, pedir demissão do cargo em Itajaí. Ou ser exonerado, no mínimo. Passa a bola, Volnei, deixa o jogo terminar de boa.
Anúncio
O prefeito eleito da capital da pedrada, Leonel Pavan, anunciou como secretário de Administração de Camboriú Roberto Pereira de Faria, que foi afastado definitivamente da prefa da Dubai City, em 2022, por denúncias de suposto assédio sexual e moral contra uma estagiária da secretaria de Inclusão Social, da qual Roberto era diretor na época.
Afastamento
Este colunista não sabe se Roberto foi absolvido ou condenado, e se realmente a suposta denúncia prosperou, o fato é que na época em que aconteceu a acusação outras pessoas também acusaram Roberto pela prática de assédio, motivo que fez o servidor comissionado ser afastado em definitivo, não retornando mais ao cargo.
Secretário
Roberto chegou a participar da coordenação da campanha da espevitada Juliana Pavan, que quando foi questionada sobre as acusações, Roberto foi afastado da linha de frente da campanha; acabou indo para Camboriú onde auxiliou Pavan e agora foi anunciado como futuro secretário.
Que viagem é essa?
O articulista viajou na maionese na coluna de ontem e trocou as bolas, digo, os nomes na coluna, colocou o nome de Emerson Stein (deputado estadual do MDB), no lugar de Emerson Duarte que é o ex-secretário de Saúde de Itajaí. Escusas pela burrada.
Blog do JC
Além destas mais do que estabanadas linhas diárias da coluna JotaCê, o leitor pode seguir o socadinho escriba no Blog do JC, no DIARINHO.net. E se quiser dar um plá com o colunista o zapzap é (47) 98842-9084.
Comentários:
Deixe um comentário:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.