Por Ewaldo Willerding - ewaldo.willerding@gmail.com
Ewaldo Willerding é jornalista formando pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e atua há 36 anos na imprensa de Florianópolis
Deputados cobram soluções da Celesc
(foto: AGÊNCIA AR)
O novo sistema comercial implantado pela Celesc gerou problemas e reclamações de consumidores que possuem geração própria de energia e que não estão recebendo os créditos pela produção excedente. Pequenos e médios empresários, cooperativas, produtores rurais e usuários não estão tendo o excedente de produção creditado pela companhia de energia desde o mês de maio. Na prática, não está havendo abatimento das faturas pela energia extra enviada para a rede elétrica. O impasse se ampliou ao afetar os geradores e consumidores de energia. Chamado para dar explicações à Bancada do Oeste da Alesc, o presidente da estatal, Tarcísio Rosa, prometeu dar respostas até o final do mês. A coordenadora da Bancada, deputada Luciane Carminatti (PT), confirmou a criação de uma comissão para acompanhar a resolução do problema, que afeta em cheio o bolso dos catarinenses.
A Comissão de Defesa Civil e Desastres Naturais da Alesc debateu a adoção de medidas preventivas e efetivas para mitigar o impacto das tragédias provocadas por mudanças climáticas. Uma das medidas aprovadas é a obrigatoriedade de instalação de sirenes de alerta em áreas de risco mapeadas pelos órgãos responsáveis, proposta pelo deputado Sargento Lima (PL).
Alerta do TCE
O TCE/SC recomendou que o governo adote medidas sobre gestão hídrica, antes que haja escassez. SC tem 10 regiões hidrográficas. As dos rios Tubarão, Chapecó e Irani, Jacutinga e Timbó estão com a planos de ações expirados; no Rio do Peixe, não há plano. Já bacias dos rios Cubatão Norte, Itajaí, Araranguá, Antas, Itapocu, Camboriú, Cubatão Sul e Tijucas precisam de atualização de ações. O relatório é do conselheiro substituto Cleber Muniz Gavi.
Fiesc
A Fiesc e os Institutos Senai de Inovação e de Tecnologia participarão da Semana de Inovação Suécia-Brasil, um conjunto de eventos de cooperação binacional, que ocorrerá em Florianópolis, entre os dias 11 e 13 deste mês, no Sapiens Parque. Bioeconomia, ciências da saúde, cidades sustentáveis, mineração sustentável, aeronáutica e aeroespacial estão na pauta.
Fecam
Balneário Camboriú é o centro do municipalismo em SC, com a terceira edição do Congresso de Municípios, Associações e Consórcios de Santa Catarina, o Comac-SC, desta quarta (6) até sexta (8), no ExpoCentro. O encerramento contará com a palestra do jornalista Augusto Nunes, que abordará “Os 100 primeiros dias de governo para reeleitos e novos eleitos”.
Comentários:
Deixe um comentário:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.