Outros 20 leitos devem ser abertos nos próximos 20 dias. Plano estadual é pra atender a alta de casos graves
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
Marieta passará a ter 45 leitos de UTI adulto e 19 leitos de neonatal
(Foto: Divulgação)
O Hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí, antecipou a abertura provisória de 10 leitos de UTI adulto para atender uma demanda do Estado e ampliar as vagas na rede pública em Santa Catarina. Os leitos foram ativados onde funcionava a antiga Unidade de Alta Complexidade Oncológica (Unacon), transferida para o prédio do Complexo Madre Teresa.
Essas são as primeiras das 30 novas UTIs prometidas pra o hospital. Em 20 dias devem ser abertos 20 novos leitos definitivos, sendo 10 UTIs adulto e 10 neonatal. Com a medida, o Marieta ...
Essas são as primeiras das 30 novas UTIs prometidas pra o hospital. Em 20 dias devem ser abertos 20 novos leitos definitivos, sendo 10 UTIs adulto e 10 neonatal. Com a medida, o Marieta passará a ter 45 leitos de UTI adulto e 19 leitos intensivos neonatal.
A abertura faz parte do conjunto de estratégias do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, para ampliação da rede de atendimento diante da alta demanda por UTIs. A procura por atendimentos de casos graves é principalmente por doenças respiratórias.
“As doenças respiratórias devem se intensificar nos próximos dias em função das baixas temperaturas. A abertura desses leitos é fundamental para que tenhamos segurança no atendimento. Estamos trabalhando para ampliar ainda mais”, afirma a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.
O plano do estado prevê a abertura de 144 novos leitos de UTIs em hospitais de diversas regiões. Do total, já foram abertos 56, em Brusque, Floripa, Blumenau, São José, Mafra e Itajaí. Em Itajaí, além de mais 20 novos leitos no hospital Marieta, são previstos seis leitos de UTI pediátrica no hospital Pequeno Anjo.
Sperlotação
A lotação dos leitos públicos segue alta, com 92% de ocupação em Santa Catarina e taxa de 90% em Itajaí e Balneário Camboriú.
De acordo com o painel de leitos do estado, o Marieta tinha ocupação de 88%, com cinco UTIs disponíveis, e o Pequeno Anjo, 85%, com dois leitos vagos.
No hospital Ruth Cardoso, em BC, a lotação chegou a 100%.
Saúde lembra que foco é prevenção
Com o início do inverno, a secretaria estadual de Saúde reforçou a necessidade de medidas de prevenção contra doenças respiratórias, mais comuns nesta estação, quando as pessoas tendem a ficar em locais fechados e sem ventilação, favorecendo a circulação de vírus e bactérias.
“As pessoas mais vulneráveis precisam estar mais atentas porque há um risco maior de agravamento neste grupo”, explica o superintendente de vigilância em saúde, Fábio Gaudenzi. Para reduzir casos de doenças como a gripe, a covid-19 e outras mais graves como a pneumonia e a meningite, medidas simples são recomendadas, como lavar as mãos frequentemente.
Outro alerta é pela procura da vacinação. A cobertura contra a gripe está abaixo do esperado: apenas 47% entre os grupos prioritários. Neste ano, são 468 casos graves de gripe, com 31 mortes, a maior parte entre idosos. A procura pela vacina da covid também é baixa. Das quase 5 milhões de pessoas aptas à dose bivalente, apenas 570 mil se vacinaram.
Cuidados básicos
- higienização das mãos
- uso de lenço descartável ou do antebraço ao tossir ou espirrar
- uso de máscara em caso de sintomas respiratórios
- manter ambientes sempre ventilados
- não compartilhar objetos pessoais
- evitar contato próximo com pessoas em caso de sintomas
- evitar aglomerações, especialmente em ambientes fechados
- adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos
- se vacinar
Plano de ampliação de UTIs
Leitos abertos
30 leitos no Hospital Imigrantes em Brusque – 10 adulto, 10 infantil e 10 neonatal.
5 leitos no Hospital Ilha em Florianópolis – 5 neonatal.
2 leitos no Hospital Santa Catarina em Blumenau – 2 infantil/neonatal.
5 leitos no Hospital Regional em São José – 5 neonatal.
4 leitos no Hospital São Vicente em Mafra – 4 adulto.
10 leitos no Hospital Marieta Konder Bornhausen em Itajaí – 10 adulto
Leitos previstos
5 leitos no Hospital Regional em São José – 5 neonatal.
20 leitos no Hospital Marieta Konder Bornhausen em Itajaí – 10 adulto e 10 neonatal.
8 leitos no Hospital Regional Araranguá – neonatal.
10 leitos no Hospital Dom Joaquim de Sombrio – 5 infantil e 5 neonatal.
5 leitos no Hospital Tereza Ramos em Lages – neonatal.
8 leitos no Hospital Maicé em Caçador – adulto.
16 leitos no Hospital Azambuja em Brusque – 10 adulto e 6 neonatal.
10 leitos no Hospital Santo Antônio em Blumenau – neonatal.
6 leitos no Hospital Pequeno Anjo em Itajaí – pediátrico.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.