A réplica da Estátua da Liberdade da loja Havan do bairro Fazenda, em Itajaí, já está no pátio da empresa, onde é preparada para a instalação. A previsão é de que a estrutura seja içada ...
A réplica da Estátua da Liberdade da loja Havan do bairro Fazenda, em Itajaí, já está no pátio da empresa, onde é preparada para a instalação. A previsão é de que a estrutura seja içada e colocada no lugar no fim da semana que vem. O antigo monumento foi demolido neste mês. A base onde será instalada a nova estátua também passa por preparação pra receber a estrutura.
A atual estátua é feita de fibra de vidro. A empresa explicou que o material é mais leve, resistente e seguro que a antiga, feita de ferro e cimento. A escultura nova tem uma estrutura de metal na parte interna, que permite que manutenções possam ser feitas com facilidade. O revestimento em fibra também protege melhor contra infiltrações e corrosão.
A estátua é feita por uma empresa de Camboriú, que já produziu mais de 65 unidades para a rede de lojas Havan. O monumento foi transportado para Itajaí na noite de terça-feira, praticamente numa peça única. No pátio da loja, a estátua receberia a solda de algumas partes, como os braços. Ela ficará com a mesma altura da anterior, de 30 metros.
A troca da estátua em Itajaí provoca uma série de comentários e informações falsas pela internet. Entre elas que a escultura teria sido retirada porque o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) proibiu o uso do símbolo nas lojas Havan. Outra fake news é que o novo material da estátua, a fibra de vidro, seria altamente inflamável.
Fabricantes de produtos feitos com o material afirmam que a fibra de vidro não é inflamável, sendo naturalmente incombustível, não propagando o fogo. Devido às características, o material é muito usado em embarcações, construção civil e diversos equipamentos industriais.
O 1º tenente Felipe Daniel da Silva, chefe do Serviço de Segurança contra Incêndio do 7º Batalhão de Bombeiros Militar, em Itajaí, confirmou que a fibra de vidro é um material naturalmente incombustível. “Dependendo do tipo de procedimento podem ser colocados aditivos, tornando a construção inflamável, mas no caso da estátua não teria risco adicional”, comentou.