Fofura
Filhote de zebrinha nasce em Pomerode
Existem poucas zebras na idade de reprodução
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
Um caso raro no Brasil foi registrado no zoológico de Pomerode: o nascimento de uma zebrinha. O animal veio ao mundo em janeiro de parto natural e recebe todos os cuidados da equipe técnica do Zoo.
A gestação e o nascimento do filhote são considerados raros no Brasil, pois há poucos casais em idade reprodutiva. Para que o casamento e a gravidez dessem certo a equipe adotou uma série de cuidados.
O primeiro passo foi promover a aproximação e fazer o monitoramento do casal. Os cuidados foram redobrados semanas antes do parto.
Segundo a equipe de veterinária, a zebrinha está saudável e continua sendo alimentada com leite materno. Há algumas semanas, a equipe vem incluindo capim, alfafa e ração no menu do filhote. Além dos técnicos do zoológico, a zebrinha conta com o amor da mãe. “As duas foram mantidas em uma área anexa ao ambiente das zebras, para permitir o desenvolvimento e cuidados maternos sem a interferência das outras zebras”, conta a bióloga Fernanda. O zoo abriga quatro animais da espécie, incluindo a filhote e a nova mamãe da área.
Ave amaçada de extinção
O local também registrou outro nascimento muito esperado. No último dia 5 de março, o Zoo de Pomerode contou com a presença de uma nova integrante com asas. O nascimento de uma Jacutinga, espécie ameaçada de extinção, foi comemorado pelo Zoo.
A ave típica da Mata Atlântica é considerada uma das “semeadoras da floresta”, já que dispersa várias sementes com o seu bico durante o voo. O local agora com cinco jacutingas e que podem ser visitadas no recinto de imersão Paraíso das Aves.