Artista plástico cria jardim vertical na Barra Norte
Jardim tem plantas que podem ser usadas para chá e tempero, além de flores
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
Obra é feita com o descarte de isopor doméstico dos vizinhos
(Foto: Renata Camargo)
O artista plástico Mai Bavoso, de 58 anos, que já restaurou voluntariamente a escultura “Dama Solitária”, que há quase 30 anos fica em frente ao Edifício Caminho do Mar, em Balneário Camboriú, iniciou uma nova ação comunitária. Ele está elaborando, com doação da comunidade, um jardim vertical para a rua 1501.
Continua depois da publicidade
O jardim vertical fica bem ao lado da Dama Solitária, que antes da restauração era alvo constante de vandalismo, e tem como matéria prima o isopor que é descartado no lixo doméstico pela ...
Já tem cadastro? Clique aqui
Quer ler notícias de graça no DIARINHO? Faça seu cadastro e tenha 10 acessos mensais
Ou assine o DIARINHO agora e tenha acesso ilimitado!
Faça login com o seu e-mail do Google:
OU
Se você já tem um login e senha, por favor insira abaixo:
O jardim vertical fica bem ao lado da Dama Solitária, que antes da restauração era alvo constante de vandalismo, e tem como matéria prima o isopor que é descartado no lixo doméstico pela vizinhança.
Continua depois da publicidade
“Não tenho nada contra o isopor. Imagina se tudo viesse embalado em caixas de madeira, seria um desastre. Minha proposta é mostrar para as pessoas que esse material é riquíssimo e é possível fazer uma infinidade de coisas com ele”, explica.
Mai já tinha usado o isopor para fazer o memorial “Together We Rise no Green Valley”, quando o clube de música eletrônica de Camboriú foi devastado pela passagem de um ciclone, em julho de 2020. “O memorial foi todo feito com isopor e peças do clube devastado”, explica.
Continua depois da publicidade
Além do isopor doado pela vizinhança, Mai está ganhando as mudas de amigos e da comunidade. O jardim vertical, aos poucos, está ganhando forma e muitas plantas, algumas que podem ser usadas para chás e temperos, além de flores.
Mai usou isopor para construir o jardim
Estátua vai mudando de roupa conforme a estação do ano
Dama Solitária com roupas de verão
A estátua Dama Solitária foi restaurada na metade de 2021 por Mai, com auxílio do argentino Cláudio Vuillerot, de 71 anos, que foi o artista que há três décadas esculpiu a obra.
Como não tinha pintura, a estátua era alvo constante de vandalismo, com pichações de palavrões e desenhos obscenos.
Continua depois da publicidade
Além de fazerem o trabalho voluntário, os artistas ganharam o material para a pintura dos vizinhos.
Na época, a Dama Solitária vestiu roupas de inverno. Com a chegada do verão, a estátua está recebendo roupas adequadas à estação. A ideia dos artistas é que a Dama Solitária troque de roupas conforme as estações do ano.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.