JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Topázio no Podemos
(foto: divulgação)
O prefeito da capital manezinha, Topázio Neto, deixa o PSD e desembarca no Podemos pra ser presidente estadual da sigla
Auditoria do TCE: baderna era do governo Fabrício
Conforme anunciado no Blog do JC no site do jornal que todo mundo lê até quem diz que não (DIARINHO.net), realmente a prefa da Dubai City foi alvo de notificação sobre graves problemas ...
Já tem cadastro? Clique aqui
Quer ler notícias de graça no DIARINHO? Faça seu cadastro e tenha 10 acessos mensais
Ou assine o DIARINHO agora e tenha acesso ilimitado!
Faça login com o seu e-mail do Google:
OU
Se você já tem um login e senha, por favor insira abaixo:
Auditoria do TCE: baderna era do governo Fabrício
Conforme anunciado no Blog do JC no site do jornal que todo mundo lê até quem diz que não (DIARINHO.net), realmente a prefa da Dubai City foi alvo de notificação sobre graves problemas na folha de pagamento e total descontrole no setor de Recursos Humanos, pelo Tribunalão de Contas do Estado (TCE).
Do muso
Porém, o descalabro administrativo nada tem a ver com a atual prefeitona dos bairros, Juju Pavan (PSD). A auditoria foi realizada no período de 2022 a 2024, na gestão do ex-prefeito pop star Fabrício Oliveira (ainda no PL).
Quem controlava isso?
O muso das bochechas rosadas governava, mas pouco aparecia na prefa (seria por conta da sua atuação como coach?) que estava, inclusive, caindo aos pedaços e foi reformada já no primeiro ano de mandato da espevitada.
1 e + 12
Na prática, Fabrício delegava competência de muitas decisões para seus secretários, que inclusive foram citados nominalmente na auditoria. Pasmem: além do ex-prefeito, 12 bagrões estão mencionados como ir-responsáveis na auditoria do Tribunalão de Contas do Estado. Vish!
Juju Pavan fez o certo
Este articulado escriba reconhece que a prefeitona dos bairros fez o certo em 2025, criando a secretaria de Gestão de Pessoas e liderando medidas amargas, mas necessárias, para frear o descontrole herdado do governo anterior.
Sem ser notificada
E vale destacar, Juju fez as medidas sem ter sido notificada ou cobrada pelo TCE. Isso se chama coragem e responsabilidade, o que faltou para muitos homens que já sentaram os glúteos na principal cadeira estofada dos altos da Dinamarca.
O presidente do Sindipi e pré-candidato a deputado estadual, Agoniado, ops, Agnaldo dos Santos (PP), tem trânsito em todas as esferas (foto: divulgação)
Faltou planejamento…
Na gestão do atual secretário de Planejamento de SC na Maravilha do Atlântico, pelo jeito, havia tudo menos planejamento. E aí não é crítica de boteco, fake news nem fofoca…É uma lapada na rosca do zovido feita pelo TCE.
Descontrole total
Tinha descontrole de horas extras, número exorbitante de atestados, pagamentos de adicionais sem base legal… e isso que a secretária de Administração era assessora direta do então prefeito, imagina se não fosse.
Prefa se manifestou
Em maio de 2025, como revelou o socadinho escriba, já sob o comando da prefeita Juju Pavan, a prefa se manifestou nesta auditoria com relação ao teto dos procuradores municipais. No meu entendimento houve pressão corporativista nesse sentido. Infelizmente.
“Se a Justiça existisse, as prisões estariam cheias de políticos, não de pobres” Nicolau Maquiavel
Resolveu esperar
Com relação aos demais questionamentos, o governo entendeu ser necessário aguardar as recomendações finais da corte de contas para então cumprir as alterações que fossem necessárias – embora muitas mudanças já estivessem em andamento. Acredito que poderiam ter se manifestado já naquele momento. Mas, vou dizer o quê? Só: então tá!
Relatório fortalece Juliana
Reitero aqui que a coluna não divulga fake news, somente publicamos dados e informações. Embora a auditoria tenha sido durante o governo de Fabrício Oliveira, cabe à prefeita que o sucedeu resolver as buchas, pois este é o ônus da vida pública. Simples assim.
Divulgação e transparência
Ao mesmo tempo, é importante reconhecer que Juju teve pulso para tomar medidas amargas e impopulares no controle da folha de pagamento, mas que agora – mais do que nunca – se mostram necessárias, obrigatórias e indispensáveis. Vamos aguardar e esperar por tudo que foi realizado e está sendo feito, pra que haja divulgação e transparência.
Sandro do diálogo
Quem vem se destacando no contexto político portuário da city pexêra é o estivador Sandro Vargas! O cara é educado, conciliador, vem da escola do saudoso Saul Airoso e tem no diálogo seu ponto forte!
O deputado estadual bocudo e entisicado, Ivan Naatz (PL), participou do Desembucha JC. Assista no: youtube.com/@DesembuchaJC (foto: Musa dos olhos coloridos)
Correio belicoso
O Sandro ocupa uma lacuna que tem sido deixada por Correio Jr e consegue ter bom relacionamento com JBS, superintendência, outros presidentes e prefa…. Enquanto o menino maluquinho do cais do porto, o Correio, busca o conflito belicoso para resolver, Sandro foca no diálogo.
Orai, irmãos!
Tem quem diga que o novo mandachuva da bicentenária Paróquia do Santíssimo Sacramento, o padre Márcio Vignoli, já está arrependido do novo horário de missas diárias que implantou na Igreja Matriz de Itajaí.
Chafariz do limo
O problema é que as celebrações estão acontecendo às 12h15, em plena luz do dia, e os fiéis que chegam na Catedral deparam-se com os chafarizes da praça cheios de limo. Não tem como esconder o descaso.
Recebeu pra não atrapalhar... A casa do povo de Penha abre CPI pra investigar contrato de água e suposto rolo com um ex-prefeito que teria recebido R$ 4 milhões de propina (foto: divulgação)
Itajaí do Tik Tok
Isso sem contar que os chafarizes ostentam cada um deles uma lâmina de água parada que faz a alegria do mosquito da dengue em pleno calorão. Dia desses, segundo uma carola frequente da paróquia, além do limo e da água parada dos chafarizes, um mendigo entrou na igreja durante a missa e interrompeu o padre no meio do sermão.
Tem força
O início de 2026 mostrou por que o nome do Agoniado, ops, Agnaldo Hilton dos Santos como pré-candidato a deputado estadual ouriçou tanta gente. Num intervalo de duas semanas o homi movimentou forças políticas de tudo quanto é lado na busca de soluções para as demandas da pesca nas esferas estadual e federal
Jogo de cintura
No início de fevereiro, Agnaldo foi o primeiro presidente do Sindipi a receber um governador de SC no auditório do sindicato, em Itajaí. Jorginho Mello veio manter o subsídio fiscal do diesel dos barcos de pesca o que, por si só, já é uma conquista importante. Mas não dá pra negar que a aproximação sem precedente do governo do estado com o Sindipi é resultado do bom traquejo político do presidente.
Fala com todos os santos
Duas semanas depois de lotar o auditório da entidade para receber o governador e a turma do 22, Agoniado, ops, Agnaldo, reuniu os armadores para outra reunião importante, desta vez com foco na esfera federal.
Fala com todos os santos 2
Em pleno feriadão de carnaval, a vice-líder do governo na Câmara dos Deputados, deputada federal Ana Paula Lima (PT), atendeu a um pedido de Agnaldo e foi até o Sindipi conversar com armadores sobre as demandas da pesca da corvina, uma das mais importantes de SC.
Prestígio pouco é bobagem
Lotar o auditório da entidade com pescadores, armadores, industriais e lideranças de diversas siglas partidárias para buscar soluções para a pesca mostra o prestígio que Agnaldo conquistou no seu primeiro mandato como presidente do Sindipi. Se ele vai sair candidato ainda não se sabe. Mas que ele tem dado aula quando o assunto é saber dialogar com quem pensa diferente, isso tem.
Topázio no Podemos
Fontes ligadas à deputada bonitona Paulinha da Silva e próximas ao prefeito da capital manezinha com nome de joia, Topázio Neto, cravam que está sacramentada a ida do alcaide de Floripa para o Podemos. A pré-candidata a deputada federal, Paulinha, e Topázio já fizeram uma visita ao governador Jorginho Mello (PL) para informar que ele está trocando o PSD pelo Podemos.
Topázio presidente
Segundo informações, a Paulinha convidou Topázio para presidir o Podemos estadual e ele aceitou o convite. Paulinha e Topázio já têm uma relação de parceria, Topázio já teria filiado seu chefe de gabinete, Fábio Botelho, no Podemos para disputar uma vaga a deputado estadual!
Na capital manezinha
Os sabichões da política afirmam que a Paulinha jogou bem ao abrir mão da presidência da sigla, pra focar na sua pré-candidatura a federal. Com essa parceria, afirmam os entendidos da política, Paulinha tem tudo pra fazer uma boa votação na capital dos catarinenses.
Campanha
Os perdigueiros da coluna que se espalham por mar, terra e ar sopraram nos zovidos deste pançudinho escriba que a articulação política está mais adiantada do que parece na city pexêra. A conversa entre os partidos que compõem o governo Robison & Rubens e o governador Jorginho Mello já estaria alinhavada.
Bate o martelo
Minha ex-musa BBB, a Dom Quichata Anna Carolina (PSDB, por enquanto), deve bater o martelo ainda em fevereiro sobre qual legenda vai abrigar sua candidatura — claro, tudo com a bênção dos dois governos. Nos bastidores, o clima é de construção conjunta e estratégia afinada, garantem os puxas da galega, digo, corneteiros de plantão.
CPI da água
Os nobres edis da terra do Beto Carrero aprovaram a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a execução do contrato da prefa com a Águas de Penha, empresa do grupo Aegea.
Delação
O pedido de abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito vem depois de pipocar na imprensa nacional uma delação dos chefões da empresa, envolvendo uma renca de políticos de cidades onde a Aegea tem contrato. Hummmmmm…
Ex-prefeito
Na capital do marisco a coisa ferve, porque a informação que consta na delação é que um ex-prefeito pediu e recebeu propina de 4 milhões de reais pra ajudar, digo, não atrapalhar a execução do contrato. Será???
Investigação
Agora, as nossas amadas excelências excelentíssimas da mariscolândia querem saber tintim por tintim. Quem quis atrapalhar o andamento do contrato e por que as obras estão atrasadas até os dias atuais. A coisa promete!!!
Conteúdo Patrocinado
Comentários:
Deixe um comentário:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.