JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Juju Pavan acompanhada pelos poderosos
(foto: divulgação)
O registro fotográfico mostra momento de descontração entre a prefeitona dos bairros, Juju Pavan (PSD) da Dubai city, e seu líder e correligionário, o todo-poderoso presidente da Alesc, Júlio Garcia (PSD)
Eleições na Univali
Após oito anos de plena e exitosa gestão do reitor Sabiá, ops, professor Valdir Cechinel Filho, a nossa Univali realizou eleições para reitor e diretor-presidente da Fundação Univali. ...
Já tem cadastro? Clique aqui
Quer ler notícias de graça no DIARINHO? Faça seu cadastro e tenha 10 acessos mensais
Ou assine o DIARINHO agora e tenha acesso ilimitado!
Faça login com o seu e-mail do Google:
OU
Se você já tem um login e senha, por favor insira abaixo:
Eleições na Univali
Após oito anos de plena e exitosa gestão do reitor Sabiá, ops, professor Valdir Cechinel Filho, a nossa Univali realizou eleições para reitor e diretor-presidente da Fundação Univali. Havia uma candidatura apenas, da situação, o que demonstra o êxito da atual gestão, conforme esse socadinho escriba tem pontuado muitas vezes nesse espaço.
Rogério Corrêa é o novo reitor
O novo ungido pelas urnas da Univali, com 99,2% dos votos válidos, é o professor doutor Rogério Corrêa, natural de Rio do Sul. Ele é itajaiense de coração e já recebeu o chiquetoso título de cidadão honorário de Itajaí.
Dupla dinâmica
Segundo assopram pelos corredores de nossa Univali, a dupla Cechinel & Rogério já atua junta há 30 anos, tendo o Rogério ocupado vários cargos na instituição, o mais recente de vice-reitor, sendo um imprescindível suporte para a gestão do Sabiá.
Avante Univali
Também assopraram nos ouvidos desse escriba que o novo reitor já mencionou a manutenção da atual equipe, com alguns ajustes naturais de reestruturação. Rogério, químico e docente há 32 anos na Univali, já foi coordenador de curso, gerente de pesquisa e pós-graduação, vice-reitor de pesquisa, pós-graduação, extensão e inovação, vice-reitor e agora assume a reitoria com a nobre missão de continuar alavancando nossa Univali mundo afora.
Cumprimentos
O socadinho escriba, e com certeza toda a nossa city pexêra e as demais onde a Univali possui seus campi, parabeniza e agradece ao professor Cechinel e sua equipe pela gestão de excelência nos últimos oito anos, e deseja ao professor Rogério e sua equipe uma profícua e exitosa gestão.
Enquanto isso, em Navega City... (Charge do Dalmir Souza)
Natal show de Itapema
Em tempos de gastança com o Papai Noel, me chegam aos sensíveis ouvidos muitos elogios aos desfiles de Natal de Itapema. Fui checar no Insta e não é que é mesmo? Bonito à beça. Em contato com a assessora de comunicação da prefa, Caroline Poerner, ela me explica a opção da cidade por usar artistas de Itapema mesmo. Nada é terceirizado, como outros eventos com produtoras caríssimas de fora. Golaço!
Enfoque principal
Segundo a Carol, o foco do Natal de Itapema é de política pública cultural, não só decoração. Dessa forma, fortalecem a identidade cultural, incluem entidades comunitárias no espetáculo, gerando renda, formação de público, valorização de artistas da cidade e pertencimento da população ao evento. Tudo muito bem sacado, muito bonito, e muito mais barato!
"Que nem que BC"
Os frequentadores de Itapema me assopram que o desfile de lá não perde em nada para o desfile de Natal da Dubai brasileira, Balneário Camboriú, que custou uma baba e até GPS tem pra galera seguir o trenó e as renas do bom velhinho do saco, digo Papai Noel. E que é um belo espetáculo também, mas com artistas de produtora do Rio Grande do Sul, tchê!
Eleição na Univali: com 99,2%, foi eleito o professor Rogério Corrêa como novo reitor da Univali, a partir de 2026. Candidato único, demonstrou a gestão exitosa do atual reitor, professor Valdir Cechinel, o Sabiá (foto: divulgação)
O bolso agradece
Mas, na opinião desse escriba, o modelo de Itapema merece ser replicado, mesmo porque traz menos danos ao já combalido bolso do cidadão pagador de impostos. E tem outra: tudo o que foi comprado de decoração para o Natal de Itapema vai ficar para a cidade mesmo, para ser reaproveitado no ano que vem. Com inúmeros desfiles, show e baita decoração, a festa não passou de R$ 3 milhões. Já nas redondezas...
Juju Pavan fortalecendo laços…
A foto da coluna Jotacê mostra momento de descontração entre a prefeitona dos bairros, Juju Pavan, e seu líder e correligionário, o todo-poderoso presidente da Alesc, Júlio Garcia. O trio se reuniu na sede do 12º Batalhão da PM em BC, esperando o governador little Jorge pousar na city para o ato de oficialização da estadualização do Hospital Regional Ruth Cardoso.
Novo secretário, velhos amigos
Quem aparece no registro entre a prefeita e o presidente da Leléia é o novo secretário de (in) Segurança da Dubai brasileira, o coronel Araújo Gomes, parceiro de Júlio Garcia desde os tempos de sua estadia no comando-geral da PM catarinense.
“Fortes não são aquelas pessoas que mostram sua força aos outros, mas sim aquelas que lutam batalhas internas que ninguém sabe” - Pai Atanásio
Filando a boia
Entre uma agenda e outra, além das articulações políticas tradicionais sobre 2026, sobrou um tempo para a dupla destaque do PSD da Santa & Bela Catarina comer um cachorro-quente feito para os praças do batalhão.
Não abre mão
O vereador beato Beto Cunha (Republicanos) tem dito aos seus pares que não abre mão da sua pré-candidatura a deputado federal em prol do vice-prefeito e papai sabe-tudo, o galego Rubens Angioletti (PL).
Compromisso?
O Beto alega que não houve esse compromisso nem antes e nem durante a campanha eleitoral de 2024. E quer saber do governo o que ganha, politicamente, abrindo mão de mais uma vez tentar ir à Câmara Federal, em Brasólia, pra beneficiar o Rubens Angioletti.
Merecido! A família do saudoso Tito Arruda recebeu o certificado que lhe foi confiado - in memoriam - de “Língua Afiada” do pessoal da Cocada, capitaneado pelo Dolor Danúbio da Silva (foto: divulgação)
Foi na onda
Aliás, Beto tirou uma casquinha e caiu na esperteza do vereador Gui Cardoso (PL) da Dubai brasileira, que entrou na onda contra a pichação e além de passar tinta em muros e paredes pichadas, estaria levando o “projeto” pra outras cidades. Com isso, caiu nas graças do véio da Havan.
171
Gui e Beto pimpão gravaram vídeo, paramentados, para o Luciano Hang, onde o vereador de BC alardeou que estava expandindo o projeto e tinha conseguido um adepto em Itajaí. E o Beto, sorriso esticado, falou ao Hang que tinha uma proposta na piramidal casa do povo pra punir pichadores e que o projeto estava numerado como “171”.
Se achando prefeito...
O beato Cunha, digo, Beto, não consegue esconder o ego exacerbado que tem. Na sessão desta terça-feira, ao ocupar a presidência da piramidal por 10 minutos na ausência do entisicado Fernando Pegorini (PL), o Beto, ao ser chamado de presidente, disse ter entendido “prefeito”. Pracabá!
O Natal de Itapema, entre o desfile e a decoração, está supimpa e custou menos de R$ 3 milhões. Enquanto em outras paragens... (foto: divulgação)
PRD
Voltando aos bastidores pexêros, o que circula é que o governo quer que a minha ex-musa BBB, a Dom Quichata Anna Carolina (PSDB), deixe o ninho dos tucanos e aterrisse no PRD, que tem o vereador serelepe como pré-candidato a deputado estadual. A Anna sairia pré-candidata a deputada federal na sigla. Será que a dobradinha seria Cris e Anna?
Não fortalecer
Há sinalizações do paço da Vila Operária e também do todo-poderoso abduzido Marquinhos Meurer (leia-se deputada estadual Ana Campagnolo), para evitar o fortalecimento do Republicanos e a candidatura à reeleição do deputado federal Jorge Goetten. Hummmmm....
Figura etérea?
Os linguarudos de plantão alardeiam que o Luiz Henrique Cabral que é secretário de Tecnologia da prefa pexêra, é uma espécie de figura etérea e que tá pegando a fama de nunca estar no departamento quando se precisa dele.
Teta?
Ligar lá na “tecnologia” ou ir conversar com o abobrão é perda de tempo e seu staff anda constrangido de ter que dar tantas desculpas. Será que o apelido correto do secretário é “teta” por conta do jeito que ele trata o cargo em que foi nomeado? Arreda, raça de infelizes!
Movimentos
Não é só a movimentação legislativa que tem crescido nesta fase final de ano político na Leléia e na capital manezinha, mas também os bastidores políticos das articulações, visando o ano eleitoral de 2026.
Não foi bem recebida
No ambiente palaciano do governador little Jorginho Mello (PL) voltaram as cogitações de que o PL poderia ter de vice a opção do PSD (leia –se presidente da Alesc, deputado Julio Garcia), depois de algum tempo em que estava praticamente certa a participação do MDB. A possibilidade, porém, não foi bem recebida pelas lideranças e emedebistas de carteirinha.
Cumprir
Já houve rumores nos bastidores do mandabrasa de que promessas anteriores do governador devem ser cumpridas e que, em último caso, o MDB poderá ter o seu próprio candidato majoritário ao governo.
Estará junto?
O que gera algumas incógnitas com relação a algum nome efetivamente estadualizado que o partido tenha. Os mais bocudos de plantão duvidam de um lado, mas têm certeza, por outro lado, que o MDB, como sempre, não ficará afastado das hostes palacianas... A conferir...
O fato “Novo”
Outra cogitação que tem ganhado o impulso nos bastidores nos últimos dias é a possibilidade de o prefeito de Joinville, Adriano Silva, do Novo, sair como candidato a governador embalado por expectativas das lideranças nacionais.
Carol
E nessa esteira do prefeito da capital das flores cair na disputa em 2026, tem ainda o fato da deputada federal Caroline de Toni estar ingressando na sigla, após os imbróglios internos do seu partido, o PL, com relação à candidatura ao Senado.
Segundo turno
Caso se concretize, haveria um novo reequilíbrio de forças políticas no estado e já ameaçaria qualquer possibilidade de vitória do governador Jorginho Mello no primeiro turno, seguindo-se ainda um segundo turno delicado para o atual governante, segundo os experts analistas de plantão.
Esfriou
Tudo isso levando-se em conta também um certo esfriamento da magia do número 22 de Bolsonaro, em face da recente prisão do ex-presidente. Movimentações à parte, o fato é que, faltando menos de um ano para a eleição estadual, muita água ainda vai rolar por debaixo da ponte até as convenções e definições de candidaturas, tendo como pano de fundo também a situação política nacional.
Honrarias
A casa do povo da Dubai brasileira promoveu duas sessões solenes de entrega dos títulos de cidadão honorário e benemérito. Na segunda-feira, uma das personalidades que recebeu o título foi Wilson Achutti pelos 48 anos de trabalho no Zoológico da Santur, hoje conhecido como Complexo Ambiental Cyro Gevaerd e foi indicado pelo vereador Marcelo Achutti (MDB).
Nilson
As homenagens também foram prestadas para pessoas que não nasceram na Maravilha do Atlântico, mas têm uma história de vida e dedicação, seja na área pública ou privada. O vice-prefeito e dublê de vampiro italiano, Nilson Probst (MDB), vereador por quatro mandatos e policial civil aposentado, foi indicado pela vereadora e minha musa dos olhos verdes, Jade Martins (MDB).
Claudir
O dublê de novela mexicana e de secretário do Idoso, Claudir Maciel, vereador por quatro mandatos, também foi um dos agraciados da noite, indicado pelo presidente da casa, vereador Marco Véio, ops Kurtz (Podemos).
Povo na rua
Um dos momentos de tensão nas homenagens foi quando o ex-vereador e advogado Aristo Manoel Pereira (PT), que começou dizendo que vinha de uma família humilde de agricultores e não deixou de citar a reportagem da vênus platinada, a Rede Globo, sobre o povo em situação de rua.
Climão
O Aristo afirmou que os atuais administradores querem fazer uma higienização social ao expulsar os mendigos da city e deixando o maior climão entre os presentes. Aristo foi indicado pelo vereador Eduardo Zanatta (PT).
Obrigado!
Dezenas de telefonemas, mensagens no zapzap e nas redes sociais parabenizaram o socadinho escriba por conta do seu aniversário. Quero agradecer aos leitores da coluna Jotacê, o apreço e por me prestigiarem há mais de duas décadas. Obrigado!
Conteúdo Patrocinado
Comentários:
Deixe um comentário:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.