Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Jair Renan faltou a Câmara para visitar o pai na prisão


Jair Renan faltou a Câmara para visitar o pai na prisão
(foto: Reuters)

Justificou, mas... O vereador Jair Renan, o 04 (PL), faltou na sessão da casa do povo de BC pra visitar o pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que cumpre pena na PF de Brasília

 

Fortes emoções

Alas da política pexêra que andavam aliviadas com a minha ex-musa BBB, a Dom Quichata Anna Carolina (PSDB ainda) fora da piramidal, já acusam uma certa saudade da galega no legislativo ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

 

Fortes emoções

Alas da política pexêra que andavam aliviadas com a minha ex-musa BBB, a Dom Quichata Anna Carolina (PSDB ainda) fora da piramidal, já acusam uma certa saudade da galega no legislativo, proporcionando fortes emoções durante as sessões da câmara. Foi só este pançudinho dedilhar sobre o nível baixo da edilidade de agora que uma campanha #VoltaAnna já anda sendo orquestrada.

 

Posicionamento firme

A verdade é que a Dom Quichata estaria pra lá de incomodada e prestes a chutar o balde do cargo de superintendente das (a) fundações. Com mais três anos de mandato garantido e uma saudade danada de voltar a ser a Anna Carolina de posicionamento firme, o retorno da galega é dado como certo por muita gente. Ser oposição não deve ser a primeira opção dela, mas é só questão de tempo.

Vestindo a personagem

Fontes deste pançudinho garantem que a galega já estaria provocando alguns colegas de piramidal. Com aquele sorriso maroto e tom irônico, a minha ex-musa teria dito que "Itajaí vai voltar a saber o que é um vereador". Se a fala foi essa, pode ter certeza que não é pra ser "soldada" do inapto líder de governo, o pastor-vereador Adão Bittencourt (PL), que a galega quer voltar!

Refém de si

Os leitores podem achar que este pançudinho tem com a galega uma relação de amor e ódio. Talvez não seja bem isso, ou talvez a recíproca seja verdadeira, mas o fato é que Anna Carolina tem virtudes e defeitos políticos intensos. Não é e nunca será nada pessoal, mas a minha ex-musa acaba sendo refém de si mesma por só ter aprendido a fazer política no embate, na fiscalização, na crítica e na porrada.

Tocando o f#@#

Na zona de conforto de saber para onde voltar, no papel que sabe fazer de melhor, a galega teria até tirado o pé das conversas sobre uma candidatura a deputada. Não definiu a sigla, não sabe se vai buscar uma vaga na Leléia ou na Câmara Federal, em Brasólia, ou até mesmo se sai do PSDB e se será candidata ou não. Tá tudo indefinido.

Teorias

Há quem enxergue um descuido dos pares governistas com a liderança de Anna. Por ser sempre a do contra e a mais difícil de ser convencida de algo, a galega acabou sendo deixada de lado quando na verdade ela deveria ser reconhecida e prestigiada por todo apoio que deu ao grupo que hoje lidera o governo. Será que ainda tem tempo para discutirem a relação?

O canto da sereia

O radialista e ex-vereador Sancho Pança, digo, Osmar Teixeira, soltou release anunciando sua filiação ao Podemos no próximo sábado. Sancho caiu no canto da sereia da bonitona deputada Paulinha Silva, presidente estadual do Podemos, e galhou o PSD, partido que lhe deu condições de uma boa votação nas eleições de 2024, quando concorreu à prefeito de Itajaí.

 

O ex-vereador e radialista Osmar Teixeira anunciou que vai pular para o Podemos no próximo sábado (foto: divulgação)
O ex-vereador e radialista Osmar Teixeira anunciou que vai pular para o Podemos no próximo sábado (foto: divulgação)

 

 

Espetada

No tal release, em sua conhecida imodéstia (se acha pra caraio!), Sancho Pança diz que alcançou 42 mil votos na eleição do ano passado sem usar como escada um partido. Alfineta o atual prefeito Robison Coelho (PL), que deu um banho no ano passado e enfiou 21 mil votos em cima de Teixeira, numa eleição histórica. E não foi porque Robison é do PL, como diz Pança.

Escrito nas estrelas

A eleição de Robison do ano passado estava escrita nas estrelas. Ele, sim, é bom de voto. Coelho quase levou do barbudinho Volnei Morastoni (MDB) em 2020 e, dizem observadores, com PL ou sem PL, com Rubens ou sem Rubens, a eleição de 2024 era dele. Robison construiu uma carreira política sólida, digamos, belliniana, tanto que fez, em 2024, os mesmos 63 mil votos que Jandir fez em 2012.

Pula, pula, pipoquinha!

No mais, Osmar Teixeira não para quieto em partido. E, como diz o ditado, pedra que muito rola não cria limo. Já foi MDB, Solidariedade, PSD, flertou com PSDB e agora caiu, como disse lá em cima, no canto da sereia de Paulinha. Só que canto de sereia é aquele canto que leva o cara pro fundo, pra se afogar, é um canto enganador.

Mundos e fundos

Como se acha, Teixeira deve ter consigo mesmo a certeza de que se elege deputado estadual nas eleições do ano que vem. Deve pensar: fiz 20 mil votos em 2022, parto dos 42 mil que fiz em 2024 pra prefeito. Vai sonhando...

 

Muitos querem saber de onde partiu e de quem é o do barco de pesca que zarpou de SC e foi interceptado na Ilha da Madeira, território de Portugal, com sete toneladas de cocaína (foto: divulgação)
Muitos querem saber de onde partiu e de quem é o do barco de pesca que zarpou de SC e foi interceptado na Ilha da Madeira, território de Portugal, com sete toneladas de cocaína (foto: divulgação)

 

 

O futuro...

A Paulinha, por seu lado, deve ter dito tudo o que ele queria ouvir, inclusive que ela não vai concorrer a deputada estadual, mas sim a federal. Me engana que eu gosto... Mas, o futuro a Deus pertence. E quem viver, verá.

Ferveu

Um jantar que parecia ser uma confraternização partidária no food park do ex-alcaide da Dubai brasileira, o homem-pássaro Edson Piriquito (Republicanos), reuniu esta semana lideranças da região e chamou atenção, fazendo ferver os bastidores políticos na arrancada eleitoral para 2026.

 

“Alguns nunca enlouquecem. Que vida de merda que eles devem levar” - Charles Bukowski

 

Todos lá

Estavam presentes no Costelão do Pirica os vereadores da maravilha Marcelo Achutti, Ricardinho da Saúde, Anderson, digo, Santos, Asinil Medeiros e Alessandro Teco, líder da prefeita Juliana Pavan na casa do povo. Hummmmmm...

Não apoiam?

As presenças notadas, anotadas e que fazem parte do governo de plantão nos altos da Dinamarca fazem balançar a "aprovação" da candidatura à reeleição do deputado estadual mais sorridente do sul do mundo, o sapatinho Carlos Humberto (PL), que em tese é apoiado pelo governo municipal para disputar uma vaga para Leléia, ou não?

Anunciou

O Pirica já declarou no “Desembucha JC” que é pré-candidato a deputado estadual pelo Republicanos, em 2026. E o povo do governo abraçado e se fartando em um costelaço, demonstra que o sapatinho não é unanimidade.

 

A minha ex-musa BBB, Anna Carolina (PSDB?), teria provocado excelências excelentíssimas de que se voltar pra piramidal,
A minha ex-musa BBB, Anna Carolina (PSDB?), teria provocado excelências excelentíssimas de que se voltar pra piramidal, "Itajaí vai voltar a saber o que é um vereador" (foto: divulgação)

 

 

Camboriú e Itajaí

De Camboriú estavam Ramon Jacob, Altamir Montibeler, os vereadores irmão Maier e Mito, e até de Itajaí a comilança reuniu presenças. O homem que não sorri, o Omar Bernadinho, o Baga e o desaparecido ex-vereador topetudo, Osvaldo Gern, marcaram presença na comilança, digo, encontro político. 

Filé mignon

Um presente no encontro chegou a lançar uma piada enquanto engraxava os beiços agarrado na costela do Pirica, de que o deputado Carlos Humberto vai ter de servir “filé mignon” se quiser conquistar apoio. E o tabuleiro segue movendo as peças e avançando no jogo eleitoral para a disputa que se avizinha, aquecendo o cenário e movimentando os bastidores da especulação. Vamos acompanhar.

O vereador Jair Renan Bolsonaro, o 04 (PL), deixou de participar de sessões da casa do povo da praia alagada, digo, alargada, pra visitar o seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que cumpre pena na Polícia Federal, em Brasólia.

Futebol

Renan teria levado livros e declarou que “foi tentar alegrar o velho”, inclusive falando sobre futebol, e que o ex- mandatário mor do país se encontra entristecido com tudo que lhe aconteceu. Na verdade, Bolsonaro foi julgado e condenado por tentativa de golpe de estado, por isso foi sentenciado a mais de 27 anos de prisão.

 

O vereador Saulo Ramos, o policial Ramos (PP) de Itapema, participou do Desembucha JC (assista no YouTube) (foto: Musa dos olhos coloridos)
O vereador Saulo Ramos, o policial Ramos (PP) de Itapema, participou do Desembucha JC (assista no YouTube) (foto: Musa dos olhos coloridos)

 

 

De onde?

Continua repercutindo o fato do barco de pesca que saiu da Santa & esfolada Catarina e foi interceptado nas proximidades da Ilha da Madeira, que pertence a Portugal. O que as pessoas questionam e querem saber é quem é o dono do pesqueiro e de onde zarpou.

Omar

Requerimento do vereador Guilherme Cardoso, o Gui (PL), convocando o secretário de Assistência Social, Mulher e Família, Omar Tomalih, pra prestar esclarecimentos na casa do povo da praia alagada, digo, alargada, sobre pessoas em situação de rua, foi aprovado por 10 a três votos.

Só três

O Gui é vereador de oposição e conseguiu votos na situação pra convocar o bagrão. Praticamente uma ampla maioria. Apenas os vereadores Jade Martins (MDB), Elton Garcia (PSD) e Alessandro Teco (DC) se posicionaram contra a convocação. Tá feia a coisa!

Vitória

A prefa de Itapema conquistou uma vitória histórica a favor dos servidores públicos aprovados no concurso realizado em 2002. Após mais de 22 anos de tramitação, a dona Justa decidiu pela extinção da ação civil pública que buscava a anulação do certame, reconhecendo a boa-fé dos servidores, a consolidação dos vínculos e a importância da estabilidade funcional para a continuidade dos serviços públicos.

MP

A sentença também destacou a concordância expressa do Ministério Público, que avaliou que uma eventual anulação, após tanto tempo, seria desproporcional e causaria graves prejuízos individuais e coletivos.

Quase 300

Ao todo, 285 servidores foram alcançados pelo resultado, alguns já aposentados ou falecidos, e 140 ainda em atividade, sobretudo nas secretarias de Educação e de Obras. A decisão encerra duas décadas de insegurança jurídica e reafirma o compromisso da administração municipal com a valorização daqueles que contribuíram diretamente para o desenvolvimento da cidade.

Incansável

Todo o processo contou com a atuação da Procuradoria-Geral do Município e do Sindicato dos Servidores Municipais de Itapema (Sisemi), que trabalharam de forma conjunta e incansável para assegurar um desfecho justo e favorável aos servidores.

 

Contribuiu

O caso também foi acompanhado de perto pelo promotor de Justiça Rodrigo Cesar Barbosa, cuja atuação técnica e sensível contribuiu diretamente para a resolução do processo, que foi sentenciado pelo juiz Cesar Augusto Vivan em favor dos servidores municipais de Itapema.

Seriedade e responsabilidade

O prefeito Alexandre Xepa (PL) destacou a relevância do momento e o empenho da gestão para que a causa fosse tratada com seriedade e responsabilidade. “Hoje, celebramos uma vitória da justiça e do respeito. Assumimos este compromisso desde o primeiro dia e trabalhamos para garantir segurança jurídica aos servidores que dedicaram mais de duas décadas de suas vidas ao serviço público. Essa decisão representa dignidade, estabilidade e reconhecimento. Itapema segue avançando com compromisso e valorização das pessoas”, afirmou.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que mais te irrita quando acaba a luz?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

“Marketing” e “força eleitoral”: por que Hugo Motta insistiu na aprovação do PL Antifacção

PL ANTIFACÇÃO

“Marketing” e “força eleitoral”: por que Hugo Motta insistiu na aprovação do PL Antifacção

“Caos climático” pode ser evitado: veja os caminhos indicados pela Ciência

MUNDO

“Caos climático” pode ser evitado: veja os caminhos indicados pela Ciência

Linha de frente da crise climática toma as ruas de Belém

CRISE CLIMÁTICA

Linha de frente da crise climática toma as ruas de Belém

Cúpula dos Povos reúne 20 mil e apresenta agenda popular para a COP30

COP30

Cúpula dos Povos reúne 20 mil e apresenta agenda popular para a COP30

Gigantes das criptomoedas movimentaram bilhões ligados a fraudes, traficantes e hackers

CRIPTOMOEDAS

Gigantes das criptomoedas movimentaram bilhões ligados a fraudes, traficantes e hackers



Colunistas

Sertanejos em BC

Coluna do Ton

Sertanejos em BC

Jair Renan faltou a Câmara para visitar o pai na prisão

JotaCê

Jair Renan faltou a Câmara para visitar o pai na prisão

Projeto 2026

Coluna Esplanada

Projeto 2026

Segurança reforçada para receber Alexandre de Moraes e Fachin em SC

Coluna Acontece SC

Segurança reforçada para receber Alexandre de Moraes e Fachin em SC

Black Friday

Charge do Dia

Black Friday




Blogs

Sacaneou o pai

Blog do JC

Sacaneou o pai

Bayer 04 reúne lendas e imprensa em São Paulo (SP) para balanço da temporada no Brasil

A bordo do esporte

Bayer 04 reúne lendas e imprensa em São Paulo (SP) para balanço da temporada no Brasil

O Porto de Itajaí e a política

Blog do Magru

O Porto de Itajaí e a política

O Socorro Improvável - Poema

VersoLuz

O Socorro Improvável - Poema

🧠 Névoa Mental: quando o cansaço vira confusão e seu corpo pede atenção

Espaço Saúde

🧠 Névoa Mental: quando o cansaço vira confusão e seu corpo pede atenção






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.