JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Homenagens no Sinduscon
O Sinduscon da Foz do Rio Itajaí realizou evento de confraternização homenageando empresas, com a presença dos prefeitos de Itajaí, Navegantes, Piçarras e Penha
Cada vez pior
Óia, vou te dizer que faz tempo que este pançudinho escriba escuta que a cada legislatura que passa a composição da piramidal pexêra fica pior. Quando todo mundo acredita que o nível de ...
Já tem cadastro? Clique aqui
Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais
Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!
Faça login com o seu e-mail do Google:
OU
Se você já tem um login e senha,
por favor insira abaixo:
Cada vez pior
Óia, vou te dizer que faz tempo que este pançudinho escriba escuta que a cada legislatura que passa a composição da piramidal pexêra fica pior. Quando todo mundo acredita que o nível de nossos edis já seja de chorar em grego, os novos vereadores vão lá e conseguem fazer o impossível: que a gente sinta saudades da composição do mandato anterior.
Nem me arrisco
Não quero nem duvidar que na próxima eleição a coisa piore no legislativo, porque é capaz de a tchurma eleita fazer o impossível e, só pra provocar, entregar ainda menos pro eleitor itajaiense. Graças ao bom Senhor, um único pingo de maturidade política ainda restou, na pessoa do presidente do legislativo, o entisicado Fernando Pegorini (PL). Vai que nem isso nos sobre no futuro? Arreda, Senhor!
Vice inexpressivo
Pois é só descer uma cadeira na mesa diretora e olhar pro vice-presidente, o beato Beto Cunha (Republicanos), que a vontade de se mudar pra Conchinchina já começa a aparecer. Beto é vaidoso, cerimonioso e pouco produtivo. Quando foi presidente interino – por pouco mais de meia hora – se achou o dono do mundo, deu soco na mesa e piti a toda hora.
Ignorado
Além de só saber falar em valores cristãos, óia que quem muito fala tem pouco a mostrar, o beato é ignorado como liderança política dentro do próprio partido. Sonha em ser candidato a deputado federal, mas o prefeito, o partido e até dentro da própria igreja não consegue descolar mais que meia dúzia de cabeças em seu apoio. É um zero à esquerda, reconhecido apenas por sua própria inaptidão e inexpressividade.
Ideológicos
Ainda mais ideológicos que o beato, a dra. Pix, Liliane Fontenele (PL), e o boneco Falcon, Victor Nascimento (PL), estão na piramidal recebendo salários e bancando assessores só pra lacração conservadora. Não conseguem construir diálogo e pouco ou quase nada se importam com os problemas locais, a não ser que os “problemas locais” sejam indicações de cargos comissionados.
Nem o pó
E o que dizer do líder de governo, o Adão Bittencourt (PL), outro que é linha dura no Deus, pátria e família, mas um tremendo frouxo na defesa do governo? Fico só imaginando a minha ex-musa BBB, a Dom Quichata Anna Carolina (PSDB, por enquanto) na piramidal. Se continuar no governo, se irrita com a letargia do Adão no primeiro debate. Se for pra oposição, não sobra nem o pó do pastor-vereador.
Falando em oposição
E por falar em oposição, as duas legislaturas anteriores deram de relho nessa de agora. Não que o governo não mereça a confiança e tempos de paz para administrar a cidade, mas inegável que Rubens e Robison liderando a oposição quando eram vereadores e, no último mandato, o Fabinho Rezes e seus pontas de lança faziam a piramidal, no mínimo, ser protagonista nos debates.
E o MDB?
Além do MDB na oposição, papel que o partido não sabe fazer do Oiapoque ao Chuí, não sobrou nada de expressão. Até a cultural Hilda Deola (PDT) parece ter encorpado o gosto que o MDB tem por ser governo e ter cargos. Resta para Hildinha fazer o contraponto ideológico nacional, entre direita e esquerda. Confortável, né?
Sempre tem
Isso sem contar os siachões, que basta serem eleitos que já se acham o Donald Trump do mundo todo, não atendem mais eleitores, cabos eleitorais e, no caso do Xande do Celular (União Brasil), além de virar as costas para o partido e seus suplentes, parece que sequer cumpre horário no cargo efetivo de concurso... Ah, o poder, sempre o poder, né?
Têm futuro
Se não forem contaminados pelo baixo nível generalizado, o Pedrão da Celesc (PL) e o serelepe Cris Fischer (PRD) ainda podem render algo de bom na escuridão que assola a piramidal. Ainda precisam de experiência e traquejo, mas pelo menos não andam colocando os pés pelas mãos como os coleguinhas que até hoje não mostraram os motivos pelos quais foram eleitos! Vamos observar!
Constrangimento
Ainda comentando sobre a piramidal e as excelências, interessante citar que a vereadora cultural, Hilda, tem passado alguns constrangimentos pela omissão do seu partido ao longo dos últimos anos de gestão.
Oito anos e nada
Como dizer que os abençoados do PDT, seu partido, passou oito anos à frente da secretaria de Educação, durante os governos do prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB), sem construir uma escola sequer? O vice-prefeito Marcelo Saldré, ops, Sodré, que sempre cai pra cima, sempre em silêncio, sem admitir que só ocuparam cargos sem trazer medidas concretas que beneficiaram a cidade.
50 milhões!
A vereadora tem conhecimento que somente um programa custou 50 milhões de reais (!). A Escola da Inteligência, sem resultado algum. Esse recurso que foi para o ralo, seria suficiente para custear cinco novas escolas na city pexêra.
Mea-culpa
E o Sebastião Lucas? Porque em oito anos não fizeram essa remissão de dívidas, dando a chance da sociedade se restabelecer? Uma mea-culpa, dentro do momento de hipocrisia política que vivemos, seria fundamental para também apontar o dedo. No mínimo.
“Quando eu falava dessas cores mórbidas. Quando eu falava desses homens sórdidos. Quando eu falava desse temporal. Você não escutou" - (Paisagem na janela – Beto Guedes)
Biruta de porto
Os puxadinhos que fizeram ao longo dos últimos oito anos não são dignos de uma cidade do porte de Itajaí. Ainda sobre a remissão de dívidas que beneficia o Sebastião Lucas, quem veio na publicação do @jcdiarinho, no Instagram, foi o “biruta” do porto, Correio!
Dor de cotovelo
O Correio, que paga de sindicalista e empresário de transporte, ao invés de lutar para o sucesso de uma entidade que leva o nome de um portuário histórico levanta teorias! Dor de cotovelo, falso moralismo que se diz?
Pediu pra exonerar
O presidente do PSD pexêro e vereador da base do governo RR na piramidal casa do povo, Odivan Linhares, o Mamão, defendeu que a diretora-presidente do Instituto Itajaí Sustentável, Maria Heloísa Beatriz Cardozo Furtado Lenzi, seja mandada embora.
Foram pra cima
As falas do Mamão foram por conta do requerimento do vereador Victor Nascimento, o boneco Falcon (PL), relacionado ao atendimento do Inis a um cachorro baleado pela PM, em uma ocorrência. O requerimento suscitou outras situações envolvendo o Inis e as excelências excelentíssimas deitaram falação.
“Se eu fosse o prefeito...”
“Essa mulher veio de Balneário Camboriú. Ela não sabe se ela vai pra Praia Brava ou Fazenda”, debulhou o indignado Mamão, pra continuar na pauleira no lombo da bagrona: “Não tem capacidade nenhuma.” O chefão do PSD chegou a dizer que a gestora do Inis mentiu para os vereadores. “Se eu fosse o prefeito [ela] estaria na rua!”. Eitcha!
Sinduscon
O ano de 2025 se consolida como um dos melhores para a construção civil na Santa & Bela Catarina e o destaque vem da região da foz do rio Itajaí. Com crescimento acelerado, aumento na geração de empregos e forte expansão do mercado, o setor vive um momento positivo.
Mais empregam
Prova disso é que as quatro cidades da base territorial do Sinduscon: Itajaí (8º), Navegantes (17º), Penha (35º) e Balneário Piçarras (26º) figuram entre os 35 municípios que mais empregam no setor em todo o estado. E o Sinduscon da foz do rio Itajaí realizou sua confraternização anual para homenagear empresas, parceiros e associados que contribuíram para esse avanço, na terça-feira.
História da construção civil
O evento no Clube Atiradores reuniu empresários, autoridades e representantes das quatro citys da região. Além do balanço das ações de 2025, a noite foi marcada pelo reconhecimento público às empresas que fazem parte da história da construção civil local.
Reconhecimento
A cerimônia teve início com o reconhecimento das empresas patrocinadoras do Sinduscon em 2025. Caixa Econômica Federal, Eliane Revestimentos Cerâmicos e SSBOX foram homenageadas pela parceria contínua e pelo importante suporte ao desenvolvimento da construção civil na região da foz do rio Itajaí.
15 empresas
Na sequência, foram destacadas 15 empresas que completaram 15, 20, 25, 35 e 40 anos de fundação, celebrando trajetórias que ajudaram a moldar o setor ao longo das últimas décadas. O Sinduscon também homenageou empresas que atingiram 10, 15 e 20 anos de associação, ressaltando que são os associados que constroem a história e a força coletiva da categoria.
Papel importante
“Essas homenagens reforçam o papel importante da construção civil na economia regional ao longo desses anos. São empregos gerados, a cadeia produtiva em movimento e avanços que impactam diretamente o desenvolvimento das nossas cidades”, declarou o presidente Eduardo Agostini.
Prefeitos
Os prefeitos, de Itajaí, Robison Coelho (PL), de Navegantes, Liba Top, ops, Fronza (PSD), de Piçarras, Tiago Baltt (MDB) e de Penha, Luizinho Américo (PL), estiveram presentes e falaram da importância do setor para o desenvolvimento de toda a região.
Selo Ambiental
Durante o evento, o vice-presidente do Sinduscon, Gustavo Bernardi, apresentou o Selo Ambiental Sinduscon, um lançamento que reforça o compromisso do setor com práticas sustentáveis. O selo foi desenvolvido para reconhecer e incentivar projetos e obras que adotam soluções ambientalmente responsáveis, avaliando desde o planejamento até a rotina do canteiro.
Iniciativas responsáveis
“Criamos dois modelos: um para avaliar as soluções sustentáveis dos projetos e outro para analisar as ações adotadas durante a execução da obra. Nosso objetivo é incentivar iniciativas responsáveis e reforçar o compromisso da construção civil com o meio ambiente”, destacou Bernardi.
Irregular
O vereador rei do berreiro, Marcelo Achutti (MDB), denunciou na sessão desta semana na casa do povo da Dubai city a quinta rua fechada por ocupação irregular. O vereador já fez cinco denúncias somente neste mês. Uma rua no bairro dos Pioneiros, sendo usada como depósito de materiais. Outra na esquina da avenida Brasil com a rua 2050, para ampliar estacionamento privado.
Ocupação
Ainda foram objetos de denúncia do vereador Achutti a servidão Passagem nº 4466, no centro, que tem uso comunitário e qualquer alteração, supressão ou incorporação dependeria de autorização legislativa; e, agora na Interpraias, a rua da Tartaruga, que existe no papel há mais de 10 anos, segundo o vereador protetor das ruas, o Quero-Quero, ops, Marcelo.
Alerta
Por falta de aviso é que não foi. Aqui mesmo, neste espaço, este pançudo escriba tentou alertar o governo de plantão nos altos da Dinamarca que seria um erro a avenida das Gaivotas como única alternativa para o acesso à Martin Luther. Deu no que deu e o governo ainda corre o risco de algo pior acontecer no local, devido ao trânsito de carangas pesadas. Um caminhão-cegonha carregado ficou travado na subida, bloqueando meia pista da via.
Acordem!
O guincho responsável pelo manejo do caminhão só chegou no outro dia, por volta das 10h desta quarta-feira. O trecho foi devidamente sinalizado e o caos devidamente instaurado no trânsito local. Repensem aquele trecho para não ficarem como cúmplices da omissão e do descaso com pedestres e motoristas que são obrigados a enfrentar a “lomba” do Ariribá.
