Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Anna rumo ao Republicanos


Anna rumo ao Republicanos
(foto: Divulgação)

A minha ex-musa BBB, Dom Quichata Anna Carolina, reuniu os comissionados do PSDB/Cidadania e afirmou que é pré-candidata em 2026. A galega pode estar na disputa estadual ou federal. Hummmmm...

 

Semasa

O socadinho escriba, convidado pelo diretor-geral do Salmasa, ops, Semasa, Celso Hugo Praun, o Celsinho, visitou a autarquia e as obras que vêm sendo feitas na nova estação de tratamento ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

 

Semasa

O socadinho escriba, convidado pelo diretor-geral do Salmasa, ops, Semasa, Celso Hugo Praun, o Celsinho, visitou a autarquia e as obras que vêm sendo feitas na nova estação de tratamento no São Roque, com investimento de mais de R$ 40 milhões em recursos próprios.

 

Transparência

O chefão do Semasa reiterou que tem pautado suas ações pela transparência e que tem conversado com todos os segmentos da sociedade, com os mais interessados que são a população e seus representantes, lembrando que conversou com todos os presidentes de associações de bairros da city pexêra, entre outros.

Canteiro de obras

No local, um verdadeiro “canteiro de obras”, o trabalho avança para que até o final deste ano tenhamos um significativo aumento na produção de água que vai atender tanto Itajaí quanto Navegantes. A previsão e o desejo de Celsinho é que a estação, que na sua conclusão deve gerar 500 litros por segundo, seja concluída dentro do cronograma.

Eta

A nova Estação de Tratamento de Água (Eta) consiste em um sistema modular de quatro linhas idênticas, com cada uma produzindo 125 litros de água tratada simultaneamente. Cada trambolhão, digo, módulo principal será formado por três partes, que são o floculador, o decantador e o filtro.

Realidade

O maior componente de cada módulo é o decantador. Os dois primeiros módulos vão entrar em operação ainda neste verão, acrescentando 250 litros à atual capacidade de produção de água. Lógico que Celsinho fala que é refém de uma série de situações.

Desafio diário

Problemas climáticos, por exemplo. Mas Celsinho explica que cada etapa tem sido vencida e acredita que logo, logo o acréscimo de água será uma realidade. “Assumimos um compromisso de normalizar o abastecimento de Itajaí, o que tem sido um desafio diário”, reforçou em sua fala – já dita quando assumiu o Semasa.

 

O deputado Ivan Naatz (PL), o governador Jorginho Mello (PL) e o presidente do TJSC, desembargador Francisco Rodrigues de Oliveira Neto, na solenidade de sanção do projeto de lei, aprovado pela Leléia, que amplia a estrutura do judiciário catarinense (foto: divulgação)
O deputado Ivan Naatz (PL), o governador Jorginho Mello (PL) e o presidente do TJSC, desembargador Francisco Rodrigues de Oliveira Neto, na solenidade de sanção do projeto de lei, aprovado pela Leléia, que amplia a estrutura do judiciário catarinense (foto: divulgação)

 

 

Próximo da barragem

A unidade que vem sendo construída fica na margem do canal retificado do rio Itajaí-mirim, a montante da barragem de marés responsável por conter a cunha salina e bem próxima ao ponto de captação de água bruta.

Não tem hora

Além da nova estação, as obras de esgoto avançam na cidade. E uma série de outras ações e demandas têm sido tocadas pelo Celso e sua equipe, com o aval do prefeito Robison Coelho (PL). O bagrão da autarquia revelou que já amanheceu em pleno domingo com o prefeito na estação, checando o andamento das obras da futura captação e tratamento.

Parceria

O Celso ressaltou também a parceria e sinergia entre diferentes secretarias do atual governo, citando, purexemplo, a secretaria de Obras comandada pelo taliano Tarcizio Zanelato. Importante, pois na gestão passada era uma guerra entre o Semasa e a Obras. 

 

O JC, convidado pelo diretor-geral do Semasa, Celso Hugo Praun, o Celsinho, visitou as obras da nova Eta de Itajaí (foto: divulgação)
O JC, convidado pelo diretor-geral do Semasa, Celso Hugo Praun, o Celsinho, visitou as obras da nova Eta de Itajaí (foto: divulgação)

 

 

Anna

A vereadora licenciada e chefona das Fundações da city pexêra, a minha ex-musa BBB, a Dom Quichata Anna Carolina, reuniu o povo da federação entre o PSDB e o Cidadania. Na verdade, os cargos comissionados e o vereador Sandro Serpa (PSDB).

Estadual ou federal?

Na oportunidade, a galega Anna reiterou que é pré-candidata às eleições do ano que vem. O papo que rola é que a BBB pode continuar na caminhada de estar na Assembleia Legislativa a partir de 2027, mas que tem sido sondada pra estar na disputa de uma cadeira estofadinha na Câmara dos Deputados, em Brasólia.

 

“A felicidade é o meu castigo” - Estrofe de musica

 

Barulho

A galega, que é presidente de honra no partido dos emplumados, sabe que continuando no ninho do PSDB não vai chegar a lugar nenhum e tem convites para ir para o PRD ou Republicanos. Acredita-se que Anna deve zarpar para o Republicanos e imaginem o barulho se resolver encarar uma candidatura a federal....

Repúdio

A Comissão de Turismo da Leléia, presidida pelo deputado estadual mais sorridente do sul do mundo, o sapatinho Carlos Humberto (PL), aprovou por unanimidade uma nota de repúdio em razão da manifestação de um morador de São Paulo, identificado como Tiago Santos, que classificou a Oktoberfest de nazista e seus mais de 680 mil participantes.

Na bronca

A publicação viralizou nas redes sociais e causou indignação entre os catarinenses. “O código penal prevê punição a esse tipo de coisa e nós vamos cobrar que isso ocorra”, destacou Carlos Humberto na reunião da Comissão de Turismo, durante o projeto Alesc Itinerante, em Balneário Camboriú.

Todos contra

Os deputados estaduais que também integram a Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa, Napoleão Bernardes (PSD), Vicente Caropreso (PSDB), Marquito (PSOL) e Rodrigo Minotto (PDT), estavam presentes e repudiaram a publicação infeliz, para dizer o mínimo.

 

Comissão de Turismo da Leléia, presidida pelo deputado Carlos Humberto (PL), reunida na Dubai city, divulga nota de repúdio, referente a um vídeo que chamou de nazista a Oktoberfest da galega Blumenau (foto: Jeferson Baldo/Agência AL)
Comissão de Turismo da Leléia, presidida pelo deputado Carlos Humberto (PL), reunida na Dubai city, divulga nota de repúdio, referente a um vídeo que chamou de nazista a Oktoberfest da galega Blumenau (foto: Jeferson Baldo/Agência AL)

 

 

Ferrolho

Em resposta à escalada de denúncias dos dois lados da vala, entre Itajaí e Navegantes, a Leléia aprovou nesta terça-feira, durante sessão no Expocentro na Dubai city, o projeto de lei do deputado estadual Napoleão Bernardes (PSD) que obriga as operadoras dos serviços de balsa no estado a aceitarem todas as formas de pagamento possíveis: pix, cartão de débito, cartão de crédito e dinheiro em espécie.

Dificultando

A medida atinge diretamente a empresa permissionária que há quatro décadas controla a travessia. Apesar de sucessivas cobranças e da existência de uma lei anterior, que já previa a necessidade de oferecer ao menos um método alternativo ao dinheiro, a operadora continuou impondo dificuldades ao pagamento por pix sob alegações de suposta instabilidade no sinal de internet.

Pode atravessar na faixa

Com a aprovação da proposta, as operadoras ficarão obrigadas a aceitar todas as formas de pagamento e não apenas uma delas, como previsto anteriormente. O texto também estabelece que, em caso de recusa de qualquer meio de pagamento, o usuário terá direito à gratuidade na travessia, além de uma multa de R$ 10 mil à empresa responsável por caso registrado.

 

Leléia aprova, em BC, projeto de lei do deputado estadual Napoleão Bernardes (PSD) que altera lei que obriga as operadoras dos serviços de balsa no estado a aceitarem todas as formas de pagamento possíveis: pix, cartão de débito, cartão de crédito e dinheiro (foto: Jeferson Baldo/Agência AL)
Leléia aprova, em BC, projeto de lei do deputado estadual Napoleão Bernardes (PSD) que altera lei que obriga as operadoras dos serviços de balsa no estado a aceitarem todas as formas de pagamento possíveis: pix, cartão de débito, cartão de crédito e dinheiro (foto: Jeferson Baldo/Agência AL)

 

 

Direitos dos usuários

Desde o início do mandato, o deputado Napoleão tem se posicionado de forma firme na defesa dos direitos dos usuários e na cobrança pela regularidade e qualidade do serviço de ferry boat, considerado essencial para a mobilidade entre Itajaí e Navegantes.

Direito de escolher

“Não é possível que, em pleno século 21, um serviço público funcione com tamanha precariedade e descaso com o cidadão. O usuário deve ter o direito de escolher como quer pagar, e não ser forçado a usar dinheiro por conveniência dessa empresa”, destacou o parlamentar. A lei agora segue para sanção do governador little Jorginho Mello (PL).

Foco na concessão

Além da ampliação dos meios de pagamento, Napoleão Bernardes reforça a necessidade de uma concessão regular do serviço, nunca formalizada, o que, na sua visão, tem contribuído para a “ausência de parâmetros claros e fiscalização efetiva”.

Regras claras

“Com regras claras, concessão regular e fiscalização rigorosa do estado, garantiremos um serviço mais eficiente, seguro e respeitoso com os direitos dos usuários. Isso precisa sair do papel o quanto antes, o meu foco sem dúvida agora será esse”, completou o deputado.

Corrida no TJ

Nas últimas semanas tem sido intenso o movimento nos corredores e gabinetes dos desembargadores do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), por parte dos advogados que integram a lista sêxtupla dos mais votados pela categoria no início de outubro último.

Sabatinados

Os causídicos agora serão sabatinados e votados também pelos integrantes da corte para formação da lista tríplice final, a qual chegará ao governador do estado para escolha do novo desembargador pela chamada via do “Quinto Constitucional”.

Processo democrático

Faz parte do processo democrático para reafirmar currículos, objetivos e propostas internas de trabalho, para sensibilizar e garantir o voto na sessão que deve ocorrer no início do natalino mês de dezembro.

Dilema?

Nos bastidores deste processo jurídico-político houve comentários, à boca pequena, durante a semana que passou, dando conta de que o governador Jorginho Mello poderá enfrentar um dilema caso a lista tríplice contenha os nomes do advogado e deputado Ivan Naatz (PL), do ex-procurador-geral do Estado, Márcio Vicari, e do advogado Willian Quadros.

Lista

É que todos têm alguma ligação direta ou indireta com o governo, além da promessa pública do governador little Jorginho Mello de que o deputado Ivan Naatz seria o nomeado, uma vez constando na lista.

Novos desembargadores

Paralelamente a essa movimentação interna, a Alesc aprovou também na semana que passou, por unanimidade, o projeto que amplia a estrutura do Tribunalão de Justiça com a criação de uma penca de 131 cargos, incluindo 12 novos desembargadores, sob a justificativa de agilizar a tramitação e resolução dos processos de segundo grau judicial que estão crescendo muito a cada ano.

Oficializar

Na última sexta-feira, houve a rápida sanção da nova lei por parte do governador Jorginho Mello (PL), para que o tribunalão possa oficializar a criação destes novos cargos. No caso específico dos novos desembargadores, pelo menos os 10 já garantidos via promoção dos juízes de segundo grau que já atuam no TJSC.

Natal

A expectativa é que esses desembargadores possam também votar nas eleições internas para a escolha do novo presidente da corte, prevista, igualmente, para o início de dezembro. Ou seja, os bastidores político-jurídicos prometem grande movimentação nas próximas semanas. A conferir.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você acha de a Prefeitura de Porto Belo ter gastado quase meio milhão pra contratar Zezé Di Camargo e Luciano?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Vítimas esperam indenizações enquanto sócios vivem em imóvel de R$5 milhões

Caso Backer

Vítimas esperam indenizações enquanto sócios vivem em imóvel de R$5 milhões

EUA gastaram milhões para cooptar PF há 20 anos; processo não foi julgado

POLÍCIA FEDERAL

EUA gastaram milhões para cooptar PF há 20 anos; processo não foi julgado

Após avanço no STF sobre reajuste, idosos podem ter derrota para planos de saúde na Câmara

SAÚDE

Após avanço no STF sobre reajuste, idosos podem ter derrota para planos de saúde na Câmara

Vítimas de nudes com IA sofrem em limbo digital enquanto sites lucram: “Me senti abusada”

PERIGO DA IA

Vítimas de nudes com IA sofrem em limbo digital enquanto sites lucram: “Me senti abusada”

Cidades mineiras se preparam para exploração de enorme jazida de terras raras

EXPLORAÇÃO

Cidades mineiras se preparam para exploração de enorme jazida de terras raras



Colunistas

Anna rumo ao Republicanos

JotaCê

Anna rumo ao Republicanos

Educação de Itajaí recomenda não comemorar Halloween nas escolas

Charge do Dia

Educação de Itajaí recomenda não comemorar Halloween nas escolas

Pacheco × "Bessias"

Coluna Esplanada

Pacheco × "Bessias"

Mobilização pela BR 101

Coluna Acontece SC

Mobilização pela BR 101

Auxílio-acidente e aposentadoria antecipada: o benefício antigo que pode mudar seu direito hoje

Direito na mão

Auxílio-acidente e aposentadoria antecipada: o benefício antigo que pode mudar seu direito hoje




Blogs

Para não dizer que não falei de flores

Blog do Magru

Para não dizer que não falei de flores

Presidente da casa do povo de Blumenau, denúncia uso irregular de carangas da prefa

Blog do JC

Presidente da casa do povo de Blumenau, denúncia uso irregular de carangas da prefa

Benefícios do orégano

Blog da Ale Françoise

Benefícios do orégano






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.