JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Calebe faz bico como secretário de Itajaí
Fotos: Divulgação
O bagrão da Comunicação da prefa pexêra, o “famosinho” Calebre, ops, Calebe Moreno, faz bico de secretário em Itajaí? Na foto, Calebe é mestre de cerimônia em BC, com o trio ternura...
MDB
O governador Jorginho Mello (PL) declarou, na semana que passou, que o seu vice na sua reeleição, em 2026, será do MDB. Há quem sinalize que o nome desse vice seja o do atual presidente da sigla na Santa & Bela Catarina, o deputado federal licenciado e secretário de estado da Agricultura, Carlos Chiodini, o Xoxodine.
Junto
Já tem cadastro? Clique aqui
Quer ler notícias de graça no DIARINHO? Faça seu cadastro e tenha 10 acessos mensais
Ou assine o DIARINHO agora e tenha acesso ilimitado!
Faça login com o seu e-mail do Google:
OU
Se você já tem um login e senha, por favor insira abaixo:
MDB
O governador Jorginho Mello (PL) declarou, na semana que passou, que o seu vice na sua reeleição, em 2026, será do MDB. Há quem sinalize que o nome desse vice seja o do atual presidente da sigla na Santa & Bela Catarina, o deputado federal licenciado e secretário de estado da Agricultura, Carlos Chiodini, o Xoxodine.
Junto
Inquirido sobre a declaração do governador, Xoxodine disse à coluna: “Estamos no governo, sempre tivemos uma boa relação com o PL e o governador Jorginho. Desde os governos LHS estivemos juntos, na eleição para senador de 2018, também. Além disso, são os dois partidos que mais têm prefeitos em SC e uma aliança em 2026 é algo muito natural. O momento agora é de organização interna e formação de boas nominatas para a eleição proporcional. Quanto à formação da chapa majoritária é evidente que o MDB estará, por conta do seu tamanho político e história em SC, mas a definição de nomes e etc. fica para o momento adequado”.
João Paulo e Décio Lima conseguiram reverter a sanha do Porto de Santos em querer tomar conta do Porto de Itajaí
Na terrinha
Aqui na city pexêra teve quem se assanhou nas hostes do mandabrasa, enxergando oportunidade da sinalização, ainda maior, de estar no governo do prefeito Robison Coelho (PL). O mandabrasa sinaliza ainda maior “poder” no estado e, pra alguns, pode ser que se abra a porta na prefa de Itajaí pra que os emedebistas entrem. Hummmmm...
Só são de direita quando convém?
Outra coisa é o silêncio do megamovimento de direita, o MDI – Movimento dos Indicados), depois do anúncio do governador Jorginho Mello de que o MDB será o seu vice, ano que vem. Será que é por conta de que o presidente do MDI, o Cido, tem cargo comissionado no governo do estado e só são de direita quando convém?
Queda de braço no porto
Foi só na sexta-feira que passou que o superintendente do Porto de Itajaí, o polido João Paulo Tavares Bastos Gama (PT), conseguiu reverter uma tentativa de golpe do pessoal do Porto de Santos, ao qual o Porto de Itajaí está atrelado até que seja, definitivamente, criada a Companhia Docas de Santa Catarina. E que venha logo!
Zoiudos
Quando o Porto de Itajaí estava às moscas, lá pelos idos dos anos 1990, o pessoal do Porto de Santos não estava nem aí, não investiu por aqui nem um puto e nem teve “reina” na hora da municipalização. Agora que o Porto de Itajaí é o segundo porto do Brasil em movimentação de contêineres, o zoio cresceu e viram a oportunidade de tomar conta do parquinho. Sifú… Pelo menos por enquanto.
A solução mágica
A solução encontrada em Brasília para manter o nosso porto nas mãos de gente de Itajaí foi atrelá-lo à Cia Docas da Bahia (Codeba) e tirar o nosso pescoço da frente dos sanguessugas de Santos… E dizer que a armação em Santos tem a marca registrada do Republicanos, hein?
O líder do governo na piramidal pexêra, Adão Bittencourt (PL), a cada dia que passa mostra o quão fraquinho é. Chama o Pedrão da Celesc (PL)!
Dois em um
O problema do Republicanos é que são dois partidos em um só. Purexemplo, de São Paulo pra baixo tem o Republicanos atrelado ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). De São Paulo pra cima, tem o Republicanos do governador Tarcísio de Freitas. E é justamente esse abraçado ao PSB, entre outros, que queria tomar conta do Porto de Itajaí.
Pés em duas canoas
E, talvez, seja a mesma situação do Republicanos catarinense, comandando pelo deputado federal Jorge Goetten que vive com os pés em duas canoas. O Goetten quer cargos no porto que é federalizado e comandado pelo PT, mas ao mesmo tempo, vive agarradinho com o governo do estado, contra o governo federal. O vice-presidente do Republicanos é mano do governador Jorginho Mello (PL).
Pra derrubar
Ou seja, Goetten quer acender vela pra dois santos. Dizem que o poder subiu pra cabeça do Goetten e que isso pode ser por conta do seu entorno que o blinda e vive lhe chamando de lindo. Porque não se escutou que tem ajudado nessa questão do porto, ao contrário, o que vaza é que também trabalhou, lá em Brasília, pra derrubar o João Paulo do Porto e entregar pro centrão de Santos. Qui feio!
Governador Jorginho Mello (MDB) anunciou que seu vice na reeleição será do MDB. Presidente estadual do partido, Carlos Chiodini, o Xoxodine, afirma que uma aliança em 2026 é algo natural
Falta de representatividade
Na hora de catar votos por aqui pra se eleger não falta político fazendo promessas. Na hora de defender o que é nosso, não aparece ninguém. E quando aparece, tentam passar rasteira, como tentaram agora: rasteira em João Paulo, em Décio Lima e, o pior, em Itajaí. Papelão. Sorte desses caras que o povo não tem memória.
Itajaí que se exploda
Corre na beira do cais que um dos grandes motivos da tentativa de golpe do pessoal de Santos é dominar o Porto de Itajaí para operar fertilizantes por aqui. Uma carga perigosa que causou já explosões horrorosas em outros portos pelo mundo afora. Eles querem, literalmente, que Itajaí se exploda. Cadeia pra essa gente seria pouco, mas…
DNA daqui?
Corre também que nessa confusão que armaram para tentar entregar o nosso porto para Santos tem DNA de gente daqui – que sempre mamou na autarquia e agora não se conforma em ter perdido a teta farta. Pqp… Mas enfim.
Pra terminar
O importante é que na sexta-feira veio aqui em Itajaí o secretário nacional de portos, o sorridente Alex Ávila e, no resumo, disse o seguinte: o Porto é nosso e a Cia Docas de Santa Catarina é prioridade do governo federal e logo, logo sai do papel. Amém, então.
Com o Robison
Além disso, os perdigueiros da coluna assopram que teriam visto o polido João Paulo conversando com o prefeito Robison Coelho (PL) na última sexta-feira e lhe reportando toda a situação. O que é um gesto significativo, afinal, apesar de o porto estar federalizado, é de Itajaí. E Itajaí é maior do que nós todos.
Foda e fodão
Prova disso é que os servidores do terminal de Itajaí, quando essa celeuma do porto findou, vieram abraçar (contam os perdigueiros da coluna) o João Paulo por ter vencido essa contenda. Ou seja, o João Paulo é foda e o Décio Lima, fodão.
De saco pra mala
Outro assunto que pipocou no final de semana e, que também ocorreu na sexta, foi a festa de inauguração da torre que gira, lá no Parque Unipraias. Dizem que foi uma megafesta. Recebi convite para a inauguração, o qual agradeço, mas não deu pra ir. Mas os meus perdigueiros sempre vão nessas coisas e voltam com notícias.
Marejada deste ano foi um sucesso total de público, atrações, organização, sendo elogiado por nativos e turistas. Que venha a de 2026!
Famosinho
Na foto que um perdigueiro da coluna me mandou, indignado, que estampo aqui na coluna, está o secretário de Comunicação de Itajaí, o “famosinho” Calebe Moreno, apresentando o evento em pleno horário em que deveria estar exercendo o cargo de secretário de Comunicação de Itajaí, pelo qual ganha um polpudo salário. Mas estava lá, pimpão, apresentando um evento particular em outra cidade… Pqp…
Bico de primeira
Calebe estar lá faturando um extra não é novidade nenhuma. Ganha grana grossa dando curso e fazendo eventos, ser secretário aqui em Itajaí é, ao que parece, apenas um bico, mas um bico de primeira, que rende grana e prestígio. Tanto que já almeja, inclusive, se candidatar a deputado estadual no ano que vem. Quase não se acha…
Por falar nisso…
Outra informação que me chegou foi a cópia de um ofício da Comunicação da prefa da Dubai brasileira em que a secretária de Comunicação de lá, a igualmente “famosinha” Dagmara Spautz, dá um pito nos outros bagrões, ops, secretários e manda tirar do ar todas as mídias sociais não autorizadas por ela… Se acha pouco também…
Trio ternura?
Mas, voltando a foto que me enviaram pra mostrar Calebe “galhando” Itajaí e o nosso rico dinheirinho, o que mais me chamou a atenção foi aparecerem, na mesma foto, lado a lado, o trio: a prefeitona dos bairros Juliana Pavan (PSD), o deputado estadual mais sorridente do sul do mundo, o Sapatinho Carlos Humberto (PL?) e, pasmem, o muso das bochechas rosadas, secretário estadual de Planejamento, Fabrício Oliveira (PL). Cosalinda! Se depois da foto pularam um na jugular do outro, eu não sei, não me contaram. Mas perdi de ver essa ao vivo. Ai qui dor!
Com a Esther
Os abelhudos da coluna contam, finalmente, que o João Paulo, que ficou calado nessa luta insana quando tentaram lhe derrubar, esta semana estará em Brasília pra conversar com a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck. O intuito é tocar a formação da Docas de Santa Catarina. Só notícia boa!
Fraquinho
A coluna já tinha comentado que o líder do governo na piramidal pexêra, Adão Bittencourt (PL), é fraquinho, fraquinho. Se o governo do prefeito Robison Coelho não tivesse uma base forte tava frito sob a liderança do Adão.
“O tempo desmascara as aparências, revela as mentiras e expõe o caráter”
Pai Atanásio
Socorrido pelo Pedrão
Na semana passada, Adão passou trabalho pra ler uma resposta do governo e ainda bateu de frente com o vereador das capivaras, Vanderlei Dalmolin (MDB) e foi socorrido pelo colega de bancada, Pedrão da Celesc (PL). O homem que tem a força, de repente, seria um excelente líder. E num é?
Conteúdo Patrocinado
Comentários:
Deixe um comentário:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.