Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Agnaldo apoiado pelo governo Robison?


Agnaldo apoiado pelo governo Robison?
(fotos: divulgação)

Leve e agregador. O Agoniado, ops, Agnaldo do Sindipi, pode ser candidato a deputado estadual pelo PP

 

Só no Brasil

Você, dileto leitor, que me acompanha há trocentos anos, já imaginou poder cometer qualquer tipo de crime e não ser julgado, muito menos condenado? E, de quebra, ter ainda parte de um “ ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

 

Só no Brasil

Você, dileto leitor, que me acompanha há trocentos anos, já imaginou poder cometer qualquer tipo de crime e não ser julgado, muito menos condenado? E, de quebra, ter ainda parte de um “recurso” de R$ 7,3 bilhões por ano pra gastar como quiser sem dar explicações a ninguém? Pois isso é possível no Brasil. E, que eu saiba, só no Brasil.

 

PEC da Blindagem

Nossos heróis legislativos da Câmara dos Deputados, em Brasólia, aprovaram esta semana a apelidada “PEC da Blindagem”, ou da Impunidade ou da Bandidagem – escolha o nome que quiser –, que é uma pouca de uma vergonha. Deputado pra ser preso ou investigado terá que ter autorização de seus pares. Isso mesmo. Deputados ficam acima da lei com essa PEC. Pqp!

Emendas secretas

E o motivo principal de terem votado a toque de caixa essa malfadada PEC é para evitar serem julgados e penalizados pelas investigações que estão sendo feitas pela Polícia Federal de outra jabuticaba brasileira: as emendas pix, ou emendas do orçamento secreto. Fruto do governo Bolsonaro (PL) e mantido no governo Lula (PT).

Olha a falcatrua

Sobre as emendas pix já escrevinhei aqui, mas caso não se alembrem, só neste ano serão R$ 7,3 bilhões em emendas de deputados que poderão ser enviadas direto a prefeituras, sem projeto, sem indicação, sem nada. Legal, né?

O xis do problema

O problema é que o ministro Flávio Dino botou a Polícia Federal pra investigar pra onde vai essa dinheirama toda sem controle, que vem ocorrendo ano após ano desde 2019. Com o cu na mão, os deputados vieram com essa PEC da Bandidagem para não serem presos ou investigados caso alguma falcatrua seja descoberta.

 

Diretor da escola municipal Prefeito Alberto Werner, de Itajaí, afirma que denúncias são mentirosas
Diretor da escola municipal Prefeito Alberto Werner, de Itajaí, afirma que denúncias são mentirosas

 

 

Bancada catarinense

Claro que o eleitor catarinense, hipnotizado pelo discurso “Deus, pátria e família”, deve estar pensando: nenhum deputado catarinense votou favorável a essa insanidade. Vão cair pra trás quando descobrirem que todos, menos dois deputados do PT catarinense e um do partido Novo, votaram contra. O restante votou tudo a favor. Que vergonha!

Quem poderá nos defender?

Agora essa PEC, que pode ser chamada também PEC da Vergonha Nacional, vai para o Senado… Bem, só pra não me alongar mais: alguém aí acredita que o Senado vai barrar? Poisé… É flórida! Cadeia pra essa tchurma é pouco… Mas agora ninguém vai mais pra cadeia. O roubo está livre, pra dizer o mínimo. A não ser ladrão de galinha...

Saúde mental nas escolas

Mais um gol de placa: nossa universidade pexêra (Univali) e a prefa de Itajaí, via secretaria de Educação, assinaram um relevante convênio visando o cuidado da saúde mental da comunidade escolar de nossa city.

Projeto pioneiro e necessário

O projeto, pioneiro, irá envolver cerca de 50 profissionais e será desenvolvido em 41 unidades da rede municipal de ensino, abrangendo mais de 27 mil alunos e quase 2 mil professores. “Além de cumprir a legislação nacional, que exige a presença desses profissionais nas escolas, esse projeto é um grande investimento nas nossas crianças, nos nossos jovens e no nosso futuro”, declarou o prefeito Robison Coelho (PL).

Parceria consolidada

Para o reitor Sabiá, ops, Valdir Cechinel Filho, o projeto, que vem sendo construído em conjunto há alguns meses, consolida a excelente parceria estabelecida entre prefeitura e Univali, que já têm projetos conjuntos em distintas áreas.

 

Gol de placa! Univali e município de Itajaí firmam parceria pra cuidar da saúde mental da comunidade escolar
Gol de placa! Univali e município de Itajaí firmam parceria pra cuidar da saúde mental da comunidade escolar

 

 

A passos largos

E a nossa Univali continua avançando a passos largos. Além da propalada inserção no chiquetoso Sapiens Park, a Univali está em conversas avançadas com o prefeito Alexandre Xepa (PL) e sua equipe para implementar um campus em Itapema. Seria realmente muito importante, pois contribuiria, e muito, com a mobilidade de tantos alunos que circulam por nossa congestionada BR 101.

Agnaldo

Chega aos sensíveis zovidos deste socadinho escriba que o Agoniado, ops Agnaldo do Sindipi, está se preparando para ser candidato a deputado estadual. Óia, se esses fofoqueiros estiverem certos a candidatura a deputada estadual da minha ex-musa BBB, a Dom Quichata, Anna Carolina (PSDB?), pode estar sendo rifada. Ou não?

Leve

Se o governo do paço da Vila Operária estava procurando um candidato leve e que agregue apoio, o nome de Agnaldo seria o que precisam, falam seus apoiadores e puxas de plantão. Agnaldo teria um apoio bem mais amplo e significativo do que a minha ex-musa BBB, a Dom Quichata Anna Carolina, alardeiam. Será que será?

Apoios

De arrancada, Agnaldo deve contar com seu amigo e secretário de Obras, o narigudo presidente do partido Progressistas, Tarcizio Zanelato, do ex-homem dos galináceos, o ex-prefeito Jandir Bellini e toda a tchurma do PP, da velha guarda e do atual PP.

 

“Tem gente que senta na cadeira do chefe e já começa a falar de ‘gestão’ como se estivesse reformando o Egito” - Pai Atanásio

 

Atrás da fila

Há quem garanta que a conversa com Agnaldo e o bota-fora pra Anna já estariam adiantados. Fontes do paço da Vila Operária garantem que se a galega acha que será a candidata do governo, está totalmente enganada. Ou a única candidatura...

Radical e moderado

Ainda caceteiam que, na fila, depois de Agnaldo, tem na sua frente outra Ana, a Campagnolo (PL), com muito mais adesão do time que comanda a prefa. Com esse movimento, o governo vai ter dois candidatos com real chance de vitória, Ana Campagnolo representando o governo mais radical e o Agnaldo com o governo mais moderado!

Agregador

O perfil agregador de Agnaldo é o que tem chamado a atenção das siglas. Além do PP, que fechará questão na candidatura, bagrões de outros partidos da base são simpáticos ao projeto. Sobre a fala do presidente do Cidadania, o Eduardo Assis, quanto às pesquisas, esses bagrões disparam: “Do que adianta 14% se depois disso tem um teto inquebrável? Com os 14% de sempre não vai eleger”. Eitcha raça de linguarudos.

 

O vereador Marcelo Achutti, o Quero-Quero (MDB), recebeu na casa do povo de BC a primeira-dama de Piçarras e presidente do MDB, Andressa Pera, que é pré-candidata a deputada estadual. Seria sinalização de apoio?
O vereador Marcelo Achutti, o Quero-Quero (MDB), recebeu na casa do povo de BC a primeira-dama de Piçarras e presidente do MDB, Andressa Pera, que é pré-candidata a deputada estadual. Seria sinalização de apoio?

 

 

Dedé no pacote

Outro que também receberá o solene e delicado convite para juntar-se ou “simandar” é o ex-vereador, ex-secretário de Obras e ex-candidato a vice Dedé Gonçalves, o Dedé da Murta, que com a candidatura de Agnaldo ficaria sem espaço na federação União Progressista, que considera o “homem da pesca” com maior potencial de voto.

Pirica, pior do que tá, não fica!

Vídeo que circula no zap (veja no Instagram @jcdiarinho) mostra o ex-prefeito de BC e ex-candidato a prefeito de Camboriú, o homem-pássaro Edson Piriquito (MDB), batendo boca violentamente com um adolescente. Algo lamentável.

Fechar os olhos e ligar o nariz?

Na capital da Taxa de Agonia e Permanência, digo, Taxa de Preservação Ambiental (TPA), Bombinhas, o cuidado com o saneamento básico é de se arregalar os zóios e tapar o nariz pra aguentar a fedentina e a poluição. Na verdade, parece que fecham os olhos, mas tapar o nariz não tem como, por muito tempo...

 

O ex-candidato a prefeito de Itajaí, Osmar Teixeira, deixa o PSD. Leia no Blog do JC, no DIARINHO.net
O ex-candidato a prefeito de Itajaí, Osmar Teixeira, deixa o PSD. Leia no Blog do JC, no DIARINHO.net

 

 

Vistoria

Tem uma empresa contratada que está fazendo visitas e vistorias para saber se os esgotos das casas estão sendo ligados às redes de transporte e tratamento de esgoto na capital do mergulho (e, se continuar assim, vai ser a capital do submarino...). Tudo bem, tudo certo, se verifica, se olha, se abre e se fecha etc.

Pracabá! 

Depois da vistoria feita, de se colocar corante e ver se a água saiu azul, verde, vermelha ou sei lá que cor, os visitantes, então, recomendam o que nunca deve ser recomendável, se você se preocupa com o saneamento básico. Dizem que a pessoa não precisa ter pressa para ligar e que isso pode ser feito depois, quando puder.

[In]saneamento básico

Essa é uma forma de deixar de ser responsável pelo que se tem de mais valor nas praias, que é a qualidade da água do mar, dos rios, do solo. Deveriam, e deveriam mesmo, insistir para que o proprietário ou responsável pela baiuca, ops, casa, fizesse a ligação na rede o mais breve possível para que o esgoto seja tratado.

 

É mais lucro?

Se o responsável não ligar seu esgoto na rede de tratamento, a empresa continua a cobrar mesmo assim. Mais lucro, então! Mais dinheiro entrando sem o serviço ser prestado, porque o responsável não fez a sua parte.

Praia limpa

Mas a responsabilidade da empresa é pedir, implorar, se ajoelhar para que a ligação seja feita. Na verdade, orientar e cobrar. Dessa maneira, a cidade ficaria mais protegida e a empresa cumpriria sua tarefa de tratar o esgoto.

A prefa não se coçar?

E a prefeitura e seus mandarins vão ficar quietos no canto fingindo que não viram, não escutaram? Tem que chamar a empresa e colocar anúncios na cidade pedindo para que todos liguem suas casas na rede e assim podermos ter mais qualidade de vida. Senão, no verão, vai ser aquele Deus nos acuda com a merdalhada nas águas gerando pereba, diarreia e vômitos.

Paulo se manifesta

O diretor da escola básica Prefeito Alberto Werner, Paulo Sérgio Cabral, em nota (leia no Blog do JC, no DIARINHO.net), afirma que as denúncias citadas na coluna e feitas por professores, pais e mães de alunos do educandário, são falsas e não representam a realidade.

Não existe

O Paulo afirma que desde que assumiu a direção, em abril, tem atuado de forma transparente e participativa, mantendo um bom diálogo com professores, funcionários, pais e alunos. O diretor reafirma que “não existe assédio ou grosseria, e o que existe é cobrança por resultados, cumprimento de horários e respeito às regras”.

Silêncio

Registrada a manifestação do diretor da escola municipal, acredito que, frente às manifestações, a secretaria de Educação deveria se posicionar pra que, no mínimo, uma sindicância fosse instaurada pra se averiguar as denúncias. Contudo, a Educação sem rumo se cala, infelizmente.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

A condenação de Bolsonaro é justa? 



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

O que a TV Justiça não mostrou: momentos marcantes de um julgamento histórico

JULGAMENTO DO GOLPE

O que a TV Justiça não mostrou: momentos marcantes de um julgamento histórico

Onda bolsonarista é tentativa de inspirar novo 8 de janeiro, diz especialista

“Nepal já”

Onda bolsonarista é tentativa de inspirar novo 8 de janeiro, diz especialista

As 3 alternativas que poderiam livrar o ex-presidente da prisão

E agora, Bolsonaro?

As 3 alternativas que poderiam livrar o ex-presidente da prisão

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

SETE DE SETEMBRO

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina

Nos cultos

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina



Colunistas

Não vou pagar mais impostos!

De Olho no Fisco

Não vou pagar mais impostos!

PEC da Blindagem é aprovada

Charge do Dia

PEC da Blindagem é aprovada

PRTB & Eduardo

Coluna Esplanada

PRTB & Eduardo

Alesc desburocratiza ambiente de negócios

Coluna Acontece SC

Alesc desburocratiza ambiente de negócios

Agnaldo apoiado pelo governo Robison?

JotaCê

Agnaldo apoiado pelo governo Robison?




Blogs

Exclusivo: Osmar Teixeira deixa o PSD

Blog do JC

Exclusivo: Osmar Teixeira deixa o PSD

Inteligência Artificial redefine papel das academias e profissionais de fitness

A bordo do esporte

Inteligência Artificial redefine papel das academias e profissionais de fitness

🫀 Coração saudável: pequenos hábitos que fazem grande diferença

Espaço Saúde

🫀 Coração saudável: pequenos hábitos que fazem grande diferença






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.