JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Nikolas participou do Desembucha do JC
(foto: divulgação)
O chefão da Itajaí Invest, Níkolas Reis, participou do Desembucha JC e o povão fez um monte de questionamentos
Já tem cadastro? Clique aqui
Quer ler notícias de graça no DIARINHO? Faça seu cadastro e tenha 10 acessos mensais
Ou assine o DIARINHO agora e tenha acesso ilimitado!
Faça login com o seu e-mail do Google:
OU
Se você já tem um login e senha, por favor insira abaixo:
Forçou a barra
No discurso na piramidal casa do povo pexêra, na sessão solene da última quarta-feira, o prefeito Robison Coelho (PL) deu uma forçada de barra ao citar a deputada estadual Ana Campagnolo (PL), que foi uma das homenageadas!
Se empolgou
O prefeito Robison Coelho comentou sobre cerca de R$ 30 milhões em emendas para Itajaí. Da deputada? A não ser que a Campagnolo seja a líder do movimento pró-Itajaí para manutenção do ICMS do combustível. Tudo bem, o prefeito tem que cobrar mais recurso pra city pexêra, sim, mas acho que se empolgou no discurso.
Forçando
Quem também tem forçado a barra é o presidente do Movimento Direita de Itajaí (MDI). A última do chefão desse movimento foi dizer que o grupo é oposição ao governo RR, mas pera aí: como oposição se vários membros fazem parte do governo, cargos de diretoria, gerências e etc.?
Amor volúvel
Coço o cocuruto devastado pelo tempo, imaginando quanto tempo vai durar esse amor do líder do raivoso MDI com o vereador Victor Nascimento (PL), o boneco Falcon. Estava com o Sancho Pança Osmar Teixeira (PSD) e depois devotou apoio pro Robison Coelho...
Perigo! Funcionários que não querem se identificar denunciam esgoto entupido no hospital Ruth Cardoso (foto: divulgação)
Como troca de roupa
Para vereador apoiou o Everson Ramyres Rodrigues (PL), o Tocha, poucos dias antes da eleição. Daí abraçou o vereador Adão Bittencourt (PL) e agora o Victor. Tem uma facilidade de trocar de apoio, hein?
Boneco quer aparecer!
O vereador Victor Nascimento, o boneco Falcon, descobriu a América – fez um vídeo falando que o Centro Pop tem que sair lá do Imaruí. É lógico! E esse anúncio foi feito pelo secretário de Assistência Social, Leo Severino e o prefeito Robison Coelho, recentemente. A fala de Victor na tribuna ficou feio pra ele: querendo aparecer enquanto não resolve nada e a decisão já foi tomada pelo governo.
Pegar carona
Aliás, essa situação tá bem encaminhada e segundo fontes da coluna logo, logo o Centro Pop deve estar em novo endereço e não tem nada a ver com o Victor. O boneco Falcon quer, na verdade, pegar carona. Qui feio!
Rogério Corrêa
O vice-presidente da Fundação Univali e vice-reitor da nossa universidade maior, professor Rogério Corrêa, recebeu o título de “Cidadão Itajaiense”. A homenagem foi entregue na Sessão Solene de Concessão de Títulos Honoríficos realizada na última quarta-feira. A honraria foi proposta pelo presidente da piramidal casa do povo, o vereador entisicado Fernando Pegorini.
Cidadão pexêro
Rogério Corrêa é natural de Rio do Sul e reside em Itajaí desde 1982. É bacharel, mestre e doutor em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e possui mais de 30 anos de experiência em docência no ensino superior e na pesquisa acadêmica. Agora, é cidadão de Itajaí.
O vice-presidente da Fundação Univali e vice-reitor da nossa Univali, professor Rogério Corrêa, recebeu o título de “Cidadão Itajaiense” (foto: divulgação)
Professor
Rogério é membro da Sociedade Brasileira de Química e da American Chemical Society, além de professor pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Univali. É autor de mais de 60 artigos científicos publicados em periódicos especializados internacionais e inúmeros trabalhos publicados em congressos e eventos da área da química.
Trabalho
O professor Rogério foi coordenador de Pesquisa e gerente de Pesquisa e Pós-Graduação da Univali, sendo responsável pela implantação de cursos de especialização, mestrado, doutorado e programas de iniciação científica. De março de 2018 a maio de 2025, exerceu a função de vice-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão.
Em prol da educação e da ciência
“Com muita emoção recebo o título de Cidadão Itajaiense e reassumo o compromisso de seguir trabalhando em prol da educação e da ciência, aproximando cada vez mais a Univali da sociedade e legitimando a nossa vocação comunitária no atendimento às demandas da população”, enfatizou o vice-reitor.
Time da Univali
“Este título aponta o reconhecimento do trabalho de todo o time Univali, mas acima de tudo a importância de seguirmos em busca de aperfeiçoamento, desenvolvimento e expansão. Extremamente orgulhoso e grato, reitero minha inequívoca disposição para o diálogo e meu pleno compromisso com o desenvolvimento da nossa querida Itajaí”, declarou o vice-reitor.
Orgulho
“O professor Rogério Corrêa vem, há mais de 30 anos, contribuindo sobremaneira com o município por meio de diversos projetos na área da educação, bem como pela gestão da nossa instituição. É um imenso orgulho para a Univali vê-lo sendo homenageado por sua trajetória, competência e dedicação”, afirmou o reitor, professor Valdir Cechinel Filho.
“Não venci todas as vezes que lutei, mas perdi todas as vezes que deixei de lutar” - Cecília Meireles
Anna na Leléia
Começou a movimentação nos bastidores pela candidatura da minha ex-musa BBB, a Dom Quichata Anna Carolina (PSDB), à Assembleia Legislativa. A direção do partido já deu a largada no planejamento e iniciou conversas com outras siglas para viabilizar o nome da vereadora, que é hoje um dos quadros mais fortes do secretariado municipal. Vem aí a deputada da Leléia?
Adão no paraíso
O líder do governo RR na piramidal casa do povo, Adão Bittencourt (PL), anda confundindo os papéis. Em vez de aproveitar o espaço mais nobre da sessão para destacar pautas importantes da cidade, tem gastado tempo com discursos sobre o governo federal.
O chefão da Emasa, o melhor do melhor do mundo, Auri Pavoni, ficou nervoso ao falar com os vereadores de BC (foto: Reprodução/TV Câmara/BC)
Se acha em Brasília?
No dia em que o prefeito Robison Coelho anunciou um pacotão de obras, lá estava o Adão, discursando como se fosse deputado federal ou senador. Tá se achando em Brasília, será? E nada de puxar brasa pra sardinha do prefeito...
Não empolgam
Confesso: sinto falta da tribuna da legislatura passada. Quem não lembra dos embates da Dom Quichata Anna Carolina, do Sancho Pança Osmar Teixeira (PSD) e até das tiradas do Robin, digo, papai sabe-tudo, ops, Rubens Angioletti (PL). Dava gosto de assistir, empolgava, fazia pensar, causava!
Triste!
Agora, se quatro ou cinco excelências excelentíssimas sobem na tribuna da piramidal casa do povo é muito, e a maioria apenas lê, male-male, um texto escrito pelo gabinete, muitas vezes sobre temas que nada têm a ver com a cidade. É pracabá!
Quer ser líder
A vereadora Liliane Fontenele (PL), a dra. Pix, está articulando para derrubar o Adão de líder do governo e assumir esse posto. E a campanha está forte: a dra. Pix, está grudada no prefeito em todos os eventos. Hummmmm...
Esgoto entupido no Ruth?
Chega denúncia de funcionários do hospital Ruth Cardoso, na Dubai maravilha, de que o esgoto anda obstruído há mais de 20 dias e que perto da pediatria e da UTI Neo o cheio é insuportável, refletindo em pias do PS adulto que não podem ser usadas devido ao problema. É uma situação grave, ambiente hospitalar e contaminação, colocando os pacientes em risco infeccioso.
Pra torcida?
Na noite da última quarta-feira, rolou na Câmara de Vereadores da Dubai Maravilha a apresentação pra torcida, ops, as explicações do presidente da Emasa, o melhor do melhor do mundo, Auri Pavoni, sobre as comissões e sobre o crime ambiental, ops, vazamento de esgoto no último sábado.
Convocou
Já no início da sessão deu pra ver que o jogo, ops, esclarecimento do bagrão da Emasa ocorreria na presença da torcida, digo, dos cargos comissionados da autarquia e da prefa que foram convocados para comparecer para aplaudir, ops, ouvir o melhor do melhor do mundo.
Vermelhou
Já no começo da fala num tom totalmente alterado, o bagrão atacou os vereadores Naifer Neri (Novo) e Mazinho Miranda (PRD), que haviam solicitado as explicações das comissões, recebendo os aplausos da torcida.
Ficou brabo
Na hora que o vereador Naifer falou que havia ocorrido um crime ambiental com milhares de litros de esgoto in natura jorrando no rio Camboriú, o presidente da Emasa chegou a gaguejar de tão brabo e começou a atacar o vereador. O bate-boca rolou até que o microfone foi desligado pelo presidente da casa.
Comissões
Auri não conseguiu explicar o aumento no valor das comissões e ao final disse que irá aumentar mais se for preciso. Ué, mas não iriam economizar? Será que ele paga comissão remunerada para 70% dos funcionários da empresa dele? Duvido! Ou só paga por que o dinheiro é público? Assim não phode!
Copinho caro
O vereador Naifer, de forma didática, explicou para o Auri qual o custo de um copo de água da Emasa e a comprada via licitação, demonstrando que a da Emasa é quase 50% mais cara. O melhor do melhor do mundo gaguejou e silenciou. Ai qui dor!
Não grita que aqui não é tua casa!
Em resposta, o vereador Naifer, do velho Novo, mandou o melhor do melhor do mundo baixar o tom e respeitar o trabalho dos vereadores, e que não só de elogios se vive na esfera pública, mandando um recado direto pro bagrão que não gosta de ser criticado nem quando está errado, como no caso de ontem em que se mostrou totalmente desesperado, gritando e se engasgando com a própria ira.
Questionário
Pessoal viu a entrevista do futebolista Níkolas Reis no Desembucha do JC falando sobre a Invest Itajaí, sobre o Cim-Amfri, Amfri e tal. Dizendo que tudo é importante e que vai fazer isso e aquilo, e o caraio a quatro. Tudo bem. Acredito em tudo. Mas o pessoal não e fica me mandando questionário atormentando. Ô povo questionador, meu Pai eterno!
Perguntas
O que os detratores (arreda, raça de bocudos!) querem saber são coisas simples que já perguntei aqui e não obtive resposta. Purexemplo: quanto Itajaí investe na Amfri e no Cim-Amfri? E BC? E Navegantes? E Piçarras e Penha, que mandam e desmandam e têm uma porrada de cargos caros lá? Hein?
Mais
Quanto custa pros municípios da região por ano a Amfri? E o Cim-Amfri? Quantos funcionários tem cada? Contei, por cima, 40 na Amfri e 20 no Cim-Amfri. São comissionados ou indicados? Mas por que não concursados, se a grana que banca tudo é pública? Vem do nosso bolso. Hein? Por que não prestam conta às câmaras de vereadores?
Mais ainda
Perguntam quais ações importantes dessas estruturas pras cidades e por que elas não andam. O túnel, por exemplo, se fala disso há mais de 10 anos e do plano de mobilidade também. No entanto, não se sabe nada, nem de um e nem do outro. E o que foi feito de fato, até agora, em termos de impacto nas cidades foi zero. Ou num é?
Empréstimo em dólar
Outra coisa que vem de lá, principalmente do Cim-Amfri, é que quem vai bancar os projetos é o Banco Mundial. Mais um empréstimo em dólar pra, por exemplo, Itajaí, que já deve os tubos em dólares ao tal Fonplata do Volnei. A pergunta: por que não grana do BNDES? Que é barata e brasileira?
Tarcísio dá o exemplo
Pra se ter ideia, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), está empenhado em fazer o túnel subaquático lá de Santos, que é similar, mas maior que o daqui e pegou grana do BNDES. Melhor ainda, fez parceria com o governo federal. E lá vai sair. Por que aqui não fazem a mesma coisa?
Mania de grandeza
Ah, é porque o Jorginho não gosta do Lula… Mas, diz aí, o Moisés também não gostava do Bolsonaro? E o Raimundo Colombo não gostava da Dilma? Aqui em Santa Catarina ninguém gosta de governo nenhum, por quê? Mania de grandeza? Aqui do lado, no Paraná, Ratinho Jr tá voando com grana nacional. Aqui tem que ser Banco Mundial por quê?
Perguntar não ofende
Então essas são algumas perguntas que me chegam. Algumas que já tinha feito. De onde vêm essas tem mais um saco de perguntas que ninguém responde na Amfri, nem na câmara, nem nos governos de plantão e nem nos antigos. A famosa caixa preta. Que ninguém mexe. Por que, hein Níkolas? Pergunta aí pro teu pessoal e responde aqui pros leitores dessas mal traçadas… Manda aí, vai!
Conteúdo Patrocinado
Comentários:
Deixe um comentário:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.