
Show de Bola
Por Coluna do Jânio Flavio - janioflavio@terra.com.br
Jânio Flavio de Oliveira é comunicador, comentarista esportivo, apresentador, colunista, radialista (DRT 2608/SC) e jornalista (DRT 7183/SC). Atualmente, preside a Associação Catarinense de Cronistas Esportivos (ACCE)
Sequência difícil

O Marcílio Dias começa neste domingo a sua sequência mais difícil na Série D do Campeonato Brasileiro. O Marinheiro vai até Pato Branco (PR) visitar o Azuriz, em um confronto direto por vaga no G4 e uma derrota significa encurtar a distância para o quinto colocado para um ponto apenas, ameaçando uma classificação que parecia bem encaminhada. Infelizmente, o Marcílio deixou escapar uma chance de ouro dentro de casa, contra o Brasil de Pelotas, e agora terá que recuperar esses pontos como visitante. A pausa de duas semanas foi positiva para o técnico Waguinho Dias trabalhar mais com o elenco, corrigir alguns erros e preparar jogadores que terão que atuar como titulares no Paraná em função das suspensões de Victor Guilherme, Luan e Alex Gonçalves. A expectativa maior é pela entrada de Silvio na zaga e de Luan Viana no ataque. O primeiro é experiente e titular da equipe desde 2024, perdendo a posição apenas por uma lesão no ombro que o deixou fora dos gramados por alguns meses neste ano. Voltou no banco de reservas, mas pode ser a solução para uma defesa que tem sofrido muitos gols (cinco nos últimos dois jogos). Silvio tem tudo para reassumir seu lugar e não sair mais. Luan Viana é uma peça importante para o ataque, mesmo que reserva do artilheiro da equipe, tem muito a contribuir se for bem utilizado. Acabou deixado de lado no turno, o que gerou insatisfação do jogador, que sequer foi relacionado na última partida. A diretoria contornou a situação e ele permanece no clube, agora com uma chance para ser o titular e mostrar sua qualidade. Se provar que merece mais tempo em campo, pode ser uma arma importante pra reta final da primeira fase. Já na lateral direita, Felipe Santos é o reserva imediato e um coringa do técnico. A expectativa maior está na lateral esquerda, com a chegada de Jefferson Vinicius, que deve ser o titular a partir desta semana. É uma contratação que pode acrescentar muito se encaixar na equipe.
Mais pedreiras
A sequência do Marcílio após retornar de Pato Branco não é nada fácil. Visita o Joinville na Arena e depois recebe o Barra. O JEC tem sido muito forte na sua casa e por isso é o líder da chave atualmente. Além disso, não vence o Marcílio desde 2020 e isso é um ingrediente a mais para o clássico. Já o Barra, para mim, joga o melhor do futebol do grupo. Não à toa, pode assumir a liderança se vencer o JEC na próxima segunda, em Itajaí. O Marinheiro costuma se equiparar ao nível dos adversários, por isso muitas vezes faz jogos ruins contra times mais fracos, mas sobe o nível quando enfrenta equipes melhores. Vamos torcer para que aconteça isso novamente e o Marcílio saia com uma boa pontuação desses três jogos difíceis que terá em sequência.
Já tem cadastro? Clique aqui
Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais
Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!