
JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Morro da Cruz está uma vergonha

O Morro da Cruz, lá no seu cocuruto, tá abandonado. Sumiu o mirante e nem limpeza tem. Te cuida, Zanelato, essa tchurma quer te derrubar!
Marca negativa
O último mandato da prefeitada da Santa & Aviltada Catarina foi marcado pela prisão de quase 30 alcaides estado afora. A grande maioria deles envolvida até o pescoço com contratos ...
Já tem cadastro? Clique aqui
Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais
Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!
Faça login com o seu e-mail do Google:
OU
Se você já tem um login e senha,
por favor insira abaixo:
Marca negativa
O último mandato da prefeitada da Santa & Aviltada Catarina foi marcado pela prisão de quase 30 alcaides estado afora. A grande maioria deles envolvida até o pescoço com contratos irregulares de coleta de lixo, através da empresa Serrana que hoje mudou de nome, mas as práticas ninguém sabe se mudaram. Foi a grande marca negativa daquela leva de gestores.
Profetizando
Pois agora, meio que do nada, veio na cabeça deste pançudinho escriba que os grandes escândalos de corrupção dos atuais mandatos devem estar relacionados às Organizações Sociais e aos contratos de gestão na saúde pública. Julgar, ops, jogar todo mundo num balaio é complicado, mas o que se tem ouvido de relatos de rolo nesse assunto não está no gibi.
Obscuros
Quase sempre as contratações para gestão de unidades de saúde são obscuras, com claro favorecimento de entidades queridinhas, pouca transparência e um caminhão de questionamentos. Talvez uns prefeitos façam pra lucrar dinheiro com isso, outros para terem favores na área da saúde de forma mais acessível e outros ainda com a melhor das intenções, mas se contaminam no caminho.
Alerta
São devaneios que me vieram do nada. Juro que nem tô sabendo de contratos de centenas de milhões de reais negociados fora da região por eminências pardas ligadas aos partidos e aos prefeitos do entorno. Não duvido que confiar cegamente nas boas intenções dos secretários de saúde pode ser o suicídio político e criminal para muitos prefeitos de primeira viagem. Atentai, cambada!
O eterno retorno
Nietzsche tinha razão: tudo se repete infinitamente no universo e na vida. Em Itajaí, então, nem se fala. A semana que passou terminou com novos episódios da Caninana completamente trancada pela manhã, na hora do rush, das sete às nove. Ninguém andava. Culpa de quem? Caminhões de contêineres trancando tudo, óbvio.
Efeito colateral
Aí, parte do trânsito que vem de Cordeiros em direção ao centro, e que teria que passar pela Caninana, desvia pelo bairro São João e tranca tudo lá também. É o caos. Toda a população de milhares que vem dos bairros trabalhar ou levar os filhos em escolas do centro, sofre por conta de 10, 12 carretas que trancam tudo. Isso tá acontecendo todo dia.
Ninguém faz nada
Eu acho que a atual composição da piramidal casa do povo é a pior de todos os tempos. Não se vê debater um único tema de interesse público no legislativo. E os caras ganhando rios de dinheiro, empregando parentes, cheios de cargos na estrutura da prefa pexêra. Uma vergonha! Mas vergonha só adianta para quem tem vergonha. O que não parece o caso.
Codetran
Poderia citar aqui a Codetran como responsável pela bagunça no trânsito da city pexêra. Mas, assim, esquece a Codetran. Não serve pra nada. Já disse e repito: a única vez em que vi a Codetran trabalhar foi quando o chefão lá era o Zé Alvercino. Depois nunca mais.
Conversa fiada
Semana passada trouxe a denúncia de que tem uns 20 agentes ganhando uma baita grana de salário para não fazer nada. A resposta da Codetran, que visava desmentir a denúncia, só comprovou o que foi dito na coluna: quem faz boletim de ocorrência é a Polícia Civil. Não mais a Codetran. Era pra mandar os mandriões pra rua, mas eles ficam lá coçando. O prefeito Robison tá fodido na mão desses caras.

Mais fácil que andar pra frente
E as soluções para o trânsito de Itajaí, pelo menos para os principais gargalos, são bem simples. Basta vontade. Purexemplo, o drama da Caninana. É só baixar a seguinte ordem: tá proibido trânsito de caminhões com os caixotões de metal e carretas na Caninana em horário de pico. Pronto. Tá resolvido. Difícil fazer isso? Não, né, gente?
Cadê?
O prefeito Robison Coelho (PL) anunciou que pedinchou ao governo federal que a propalada e esquecida Via Portuária fosse municipalizada. E..? O assunto voltou ao limbo do esquecimento. Será que vamos esperar mais algumas décadas ou nas próximas eleições o tema vem à baila?
Transportes
Ou agora, com o polido João Paulo Tavares Bastos Gama no comando do porto, ele não desengaveta uma de suas propostas de transporte fluvial. Alguém se alembra que o JP propôs como solução de mobilidade e rapidez transporte de pessoas via rio Itajaí-açu? Será que o João bola algo pra que caminhões levem até um local e as barcaças tragam via rio? Vou saber...
Bê-á-bá
Em qualquer cidade média pra grande do mundo organizar o trânsito é o básico do básico. Pra que fazer toda a população sofrer por conta de 10 caminhões fazendo fila pro porto sete da matina? E outra. Por que o papai sabe-tudo, vice-prefeito Angioletti, não vai lá fazer os videozinhos medíocres dele lá nessa fila?
Só faz média
A resposta é a seguinte: porque é um incompetente. Nasceu pra ser vereador de oposição, pra ficar reclamando de tudo, mas acabou vice-prefeito sem ter competência para resolver nada. Só tem fome por cargo, por botar o bando para mamar nas tetas da viúva. Ou não é? Ou tô errado?
Prefeito em exercício
Falo isso porque, na semana passada, o prefeito era ele, o papai sabe-tudo, Rubens Angioletti (PL) e a fila parada na Caninana tava lá pra ser resolvida. E cadê ele? Tava lá vestido no personagem de herói de vídeo ruim.
Era empregado do povo
Será que esses caras não percebem que não enganam mais ninguém com essa palhaçada? Foram eleitos pra trabalhar ou pra serem atores de vídeo pra Instagram? Ou o outrora “empregado do povo” agora virou empregado de rede social? Hein? Fica a pergunta.
Outra
A famigerada obra da avenida Marcos Konder continua lá, atrapalhando a cidade e o trânsito. O último trecho da avenida, que passa pela “reforma assassina de árvores” promovida pelo melhor do mundo, ex-secretário de planejamento Auri Pavoni, está em duas pistas há quase três meses. Um funil no final da avenida trancando tudo. Três meses pra asfaltar uma quadra. Pqp!!!
Força-tarefa
Mas, porque a obra não vai? Simples, porque a empresa não bota ninguém lá pra trabalhar. Passa lá e vê: tem dois tratores, um caminhão, um monte de cone e três caras: um fumando, outro bizolhando no celular e o terceiro coçando o saco. E é isso todo dia há três meses. Fiscalização da prefa? Ah, inexiste...
Retirou
Após a burrada, digo, polêmica, o vereador Felipe Hort (Novo), da capital do marreco assado, da pronta entrega e do tecido, resolveu retirar o projeto de lei que “vedava” ao prefeito de Brusque o uso de enquetes nas suas redes sociais. Pracabá, né? O parlamentar estava indo contra o próprio partido no âmbito nacional, que é contra qualquer cerceamento nas redes sociais.
Novelas
Aquela que já foi a capital nacional do jet ski agora está prestes a ostentar um novo título: a capital nacional das obras públicas em atraso. Depois das novelas na construção de uma nova ponte e de uma creche na gestão do ex-prefeito Leléu Viajão Martins, Tiago Baltt (MDB) agora vem honrando com maestria o legado.
Só por Deus!
Agora, a pavimentação da rua João de Deus Carvalho se arrasta a passos beeem lentos e vem atrapalhando o cotidiano da sofrida vida de moradores e comerciantes. A tchurma já tentou de tudo: pacificamente e por meio de proposta.
Pitacos do alcaide
Mas, parece que o negócio só começou a andar depois que o prefeitão encarou uma viagem internacional para os States com o governador little Jorge. A turma de bocudos já soltou: são os pitacos do prefeito que justamente atrasam a obra. Ora quer calçada de meio metro, ora de três metros.
Pneu furado...
Além dessa, a tão vendida obra do Parque Linear segue na mesma batida: a passos de patrola com pneu furado. Também está atrasada. Para o portal da cidade não seria diferente. A obra já deveria estar pronta no mês passado. Mas o que se vê é apenas meia dúzia de meios-fios colocados na pomposa obra.
Dinovo
Em Penha, os devaneios autoritários da vereadora Manu do Adote Penha terão um novo capítulo. Após ser alvo de uma Comissão para avaliar possíveis atos – que teve bênção de meia dúzia de colegas e acabou arquivada –, a parlamentar deve ouvir na sessão ordinária desta segunda-feira, 19, uma nova carta de repúdio.
Poder revela o político
Dessa vez, os funcionários assinam o papiro de reclames para deixar publicamente explícita a forma como ela os trata: com desrespeito e autoritarismo, numa personificação clara de como o poder pode subir à cabeça. Ou revelar o político. A turma anda cuspindo aos quatro cantos que uma nova Comissão deve ser aberta pedindo sua cassação.
Pegou gosto
Aliás, a vereadora Manu, que dizia no mesmo palanque do ex-prefeito Evandro dos Navegantes (PSD) que iria fazer diferente, também tomou gosto pelo modus operandi. A moça da causa animal já torrou mais de R$ 7 mil com diárias, muitas para questionáveis cursos de qualificação. Com esse valor daria muita ração, castração e consultas veterinárias, não?
Prestigiada
Altamente prestigiada pela comunidade acadêmica, lideranças políticas e empresariais, além da classe jurídica e da advocacia local e regional, a sessão solene da Assembleia Legislativa de SC (Leléia) realizada na noite da última sexta-feira no teatro Adelaide Konder, da Univali, para celebrar os 60 anos de implantação do curso de Direito, completados em 2025.
Emenda
O proponente do ato, deputado estadual bocudo e entisicado Ivan Naatz (PL), aproveitou também a ocasião para, como ele mesmo anunciou, “presentear” a instituição com uma emenda parlamentar de R$ 500 mil como apoio financeiro para obras de melhorias na estrutura do curso de Direito.
Testemunho
Os recursos foram entregues simbolicamente ao reitor da Univali, o Sabiá, ops, Valdir Cechinel Filho, sob o testemunho da desembargadora do Tribunal de Justiça da Santa & Bela Catarina (TJSC), Fernanda Sell, egressa do curso da instituição.
Evolução constante
O Naatz, que também é aluno do curso de doutorado da Univali, destacou ainda a evolução constante da qualidade do ensino jurídico, formando acadêmicos que hoje ocupam postos de destaque em todo o país. Diversos pioneiros, professores e outras personalidades que contribuíram para consolidação do curso de Direito da Univali também receberam placas comemorativas especiais.
Bailão do Casqueiro
O vereador de Porto Belo, Jonas Amadeu Raulino (MDB), lascou o porrete em cima do Bailão do Casqueiro, da rua Lucio José, no bairro Vila Nova. O parlamentar bufou que o estabelecimento fica no “meio da comunidade” e que tá virado numa bagunça.
Fazendo algo
O vereador Jonas mostrou um vídeo no seu celular, que teria recebido de moradores, de pessoas fazendo ‘algo’ na frente de uma casa. Sem ser possível identificar se era algo obsceno ou necessidades fisiológicas.
Convocar
A excelência excelentíssima lascou que se não resolvessem o problema iria convocar a secretária de Finanças de Porto Belo pra explicar essa situação, afinal foi expedido um alvará. No meu entender não é a Finanças que pode e deve responder sobre isso.
Antro de perdição
Já o vereador Bento Sebastião Voltolini (PP) disse que a reclamação é grande em toda região, e que não deseja que se feche o local, mas que o proprietário tenha uma lanchonete pra ganhar a vida e não um “antro de perdição”, falando que se sente envergonhado com a bagunça e lembra que são cinco vereadores da região do Vila Nova.
Primeiro bagrão a cair
Na Dubai Maravilha, depois da saída da diretora Andressa Hadad do hospital Ruth Cardoso, no governo da prefeitona dos bairros, Ju Pavan (PSD), a “bolsa” de apostas agora se volta pra quem será o primeiro bagrão estrelado a cair?
Na luta
A Magda Bez da secretaria da Fazenda estava liderando, mas foi superada pelo secretário do Idoso, o dublê de novela mexicana Claudir Maciel. Logo em seguida, a secretária da Saúde, Aline Leal, a Barbie Morena, assumiu a liderança isolada.
Disputa
A Barbie Morena já está sendo pareada pelo secretário da (In) Segurança, Egovaldo, ops, Edivaldo, digo, Evaldo Hoffman, depois que as forças de segurança faziam operação para cobrar alvarás e no mesmo momento uma padaria era assaltada na avenida Brasil, em plena luz do dia.

Frase do dia:
“O problema do mundo é o egoísmo: as pessoas não ligam se algo faz mal às outras, desde que isso traga algum bem pra elas mesmas”
Pai Atanásio
Façam suas apostas
Teve quem alardeasse que os comerciantes da city da praia alagada, digo, alargada, estão sofrendo duplo assalto – da malandragem e do governo esfolando seus lombos. Façam suas apostas que o trem está descarrilado e ajustes serão necessários.