JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Pera continua poderosa em Piçarras
(fotos: divulgação)
A atual presidente do MDB, primeira-dama Andressa Pera, deve ser reeleita em convenção pra continuar no comando da sigla em Piçarras
Defendeu
Já tem cadastro? Clique aqui
Quer ler notícias de graça no DIARINHO? Faça seu cadastro e tenha 10 acessos mensais
Ou assine o DIARINHO agora e tenha acesso ilimitado!
Faça login com o seu e-mail do Google:
OU
Se você já tem um login e senha, por favor insira abaixo:
Defendeu
O Gilmar Otto, que é líder do partido Novo da capital do marreco assado, da pronta entrega e do tecido, em contato com o socadinho escriba defendeu que a lei proposta pelo vereador Felipe Hort não visa proibir políticos de postagens em redes sociais. Não?!
Pede
“Apenas pede que assuntos relacionados a políticas públicas, com destinação do nosso dinheiro público, sejam feitas através de canais oficiais e não com enquetes no Instagram privado do prefeito, como já aconteceu aqui”, fala o chefão do Novo de Brusque. Só que no projeto tá escrevinhado “vedado”. Ou seja, proíbe.
Proibir
O projeto do vereador Felipe Hort preceitua de que seja “vedada” a realização de enquetes, votações, formulários, perguntas abertas ou outros meios consultivos por meio de perfis pessoais de redes sociais de agentes públicos. O parlamentar, na proposta, defende que só podem ser feitas tais enquetes e consultas por meios oficiais do município.
Livre manifestação
A lei apresentada pelo vereador do Novo proíbe o chefe do executivo de proceder consultas em seu perfil pessoal e, se aprovada e o prefeito não cumprir, pode ser passível de crime de responsabilidade. Ora, tal medida é inconstitucional: vedar, proibir o prefeito ou quem quer que seja de fazer uma enquete em seu perfil nas redes sociais. Vai contra a livre manifestação.
Joga contra
E fica evidente o viés político pela visibilidade e participação que tais enquetes realizadas pelo prefeito André Vechi (PL) têm causado. O vereador Felipe, incomodado, parece ainda mais mimado e joga contra o que a sua sigla defende no âmbito nacional: a não regulamentação das redes sociais. O que posso concordar é que se amplie, mas nunca que se proíba.
O popular Paulinho do Pastel recebeu Moção de Congratulações da Câmara de Vereadores de BC, pelos 25 anos de fortalecimento da cultura e comércio da feira da rua 200
Boca nas zorelhas
O Paulo Rodrigues de Carvalho, o popular Paulinho do Pastel, quase teve que costurar a boca ao receber Moção de Congratulações dos vereadores Mazinho Miranda (PRD) e Victor Forte, em reconhecimento da sua contribuição de 25 anos à cultura popular e ao comércio, pela sua tradicional barraca do pastel na feira da rua 200. Merecido!
Unidade?
Uma entrega de recursos através de emendas parlamentares do deputado federal Rafael Pezenti (MDB) acabou revelando o que este pançudinho escriba já vem dizendo há algum tempo: que a unidade do mandabrasa da Dubai Maravilha está longe de ser um fato, digo, um feito.
Vampirão continua
Neste sábado o mandabrasa realiza a convenção para escolha do “novo” diretório do partido na city da praia alagada, digo, alargada, que até onde este articulista apurou deve seguir nas mãos do dublê anêmico de vampiro italiano, o ex-banguela Nilson Probst.
“Todos somos o vilão na história de alguém” - Pai Atanásio
Visita
Novamente o vereador Marcelo Achutti, o Quero-Quero, foi deixado de fora pelo partido e não teria sido convidado para a visita do deputado Presente, digo, Pezenti, do qual o rei do berreiro é suplente e que, na hora da campanha, Achutti fez sem recursos da sigla e os seus votos acabaram contribuindo para que Pezenti assumisse uma vaga…
Em cima da tampa
Interessante citar que o mandabrasa de BC fez a convocação a três dias da convenção municipal sem saber – ou informar – quem seriam ou são os candidatos e com pouca divulgação na mídia. Por que será, hein?
Brigas
Brigas entre estudantes têm assustado os moradores da região, os quais vêm relatando casos frequentes. Nesta semana, circulou nos grupos de zap a imagem de adolescentes caindo na porrada e sobrou até para um vizinho que foi separar uma briga e acabou sendo agredido.
Presidente do Novo de Brusque, Gilmar Otto, defende projeto do vereador Felipe Hort (foto) que quer proibir prefeito de fazer enquetes em suas redes sociais
Do lado da PM
Detalhe é que o fato ocorreu na mesma rua, quase ao lado do 12º Batalhão de Polícia Militar. Sendo a polícia acionada, acabou levando quase meia hora pra chegar, mas a briga já havia sido contida por populares.
Ronda
O vereador rei do berreiro, Marcelo Achutti, defende que a ronda ostensiva nas escolas volte a ser feita, pois o colégio Higino Pio é do estado e as forças de segurança (GM e PM) precisam dar uma maior atenção nestes locais.
Frequência
E, principalmente, nos horários de entrada e saída das escolas quando há maior número de pessoas, a atenção precisa ser redobrada para coibir fatos como os que ocorreram esta semana e quem têm sido registrados com certa frequência. Ou vão esperar acontecer algo pior?
CPI temerária?
Durante entrevista a uma emissora de rádio na galega Blumenau, o entisicado e bocudo deputado Ivan Naatz (PL), entre outros temas, abordou a questão polêmica atual da proposta da CPI do Esgoto, também já analisada por esta coluna e blog, em que um grupo de vereadores quer investigar o contrato de concessão do serviço sanitário firmado entre a prefa de Blumenau e a BRK Ambiental.
Quinto aditivo
Tal contrato já está em seu quinto aditivo, além de resultar em dois aumentos recentes de 5% e 15% na taxa de esgoto no lombo do contribuinte, sem falar que a empresa ainda não cumpriu suas metas do contrato inicial de ampliar e universalizar o atendimento de coleta e tratamento no município. O impasse também já gerou uma ação popular que está em andamento.
Antecipou crise
Naatz lembrou que desde 2012, quando escreveu o livro intitulado “Instrumentos constitucionais e infraconstitucionais do controle do desenvolvimento regional e a sua importância nas ações do governo local – o caso do esgotamento sanitário de Blumenau”, já previa a polêmica local e atual em torno da empresa concessionária e o não atingimento dos índices prometidos. “É só benefício para a empresa e conta para o povo pagar”, resumiu o deputado.
O deputado estadual Napoleão Bernardes (PSD) participou do Desembucha JC. Bizolhe no youtube.com/@desembuchaJC
Equilíbrio de forças
O parlamentar que já foi relator da famosa “CPI dos Respiradores” na Alesc, que também resultou num livro sobre o tema, comentou ainda que vê poucas probabilidades de sucesso numa CPI do esgoto em Blumenau, porque seus integrantes não teriam “capacidade técnica” suficiente para tratar do assunto.
Tudo dominado
Naatz fala que teria que haver também um equilíbrio de forças políticas entre a Câmara de Vereadores e o executivo municipal, o que segundo ele não ocorre, já que o legislativo seria “maciçamente governista”. Lembra ainda que em todas as CPIs anteriores a condução foi a favor do governo de plantão.
Enfrentamento e fiscalização
Mesmo assim, em todo este imbróglio do caso do contrato do esgoto e saneamento, Naatz defendeu que o Legislativo faça um enfrentamento e fiscalização permanente em torno da empresa concessionária.
Apoio ao prefeito
O deputado bocudo também cobrou mais participação do Ministério Público nesta questão e que apesar de divergir em algumas questões, frisou que acredita na boa vontade e intenção do atual prefeito e correligionário do PL, delegado Egídio, e que estará à disposição para colaborar no que for preciso.
60 anos curso de Direito
Por proposição do deputado Ivan Naatz (PL), a Alesc realiza nesta sexta-feira sessão solene em comemoração aos 60 anos de implantação do curso de Direito da Universidade do Vale do Itajaí, nossa Univali, comandada pelo reitor Sabiá, ops, Valdir Cechinel e sua equipe, que só nos dá orgulho.
Nos píncaros da lua
O ato acontece a partir das 19 horas no Teatro Adelaide Konder, no campus Professor Edison Villela, em Itajaí, e deve reunir, além da direção e comunidade acadêmica da instituição, advogados, otoridades e lideranças políticas locais e regionais.
Pioneiro
O Naatz justifica que o curso de Direito da Univali é pioneiro em diversas áreas deste ramo, sendo também o primeiro curso de Direito fora da capital manezinha e com evolução constante em conceito e qualidade junto às instituições oficiais de educação superior no Brasil.
Onze mil alunos!
“Nestes 60 anos já formou cerca de 11 mil alunos em Itajaí e região, contribuindo também para a elevação da qualidade dos profissionais da área jurídica de nosso Estado na prestação de serviços à sociedade, motivo pelo qual a instituição é merecedora de homenagem do parlamento catarinense”, acrescenta Ivan Naatz.
Andressa Pera
O mandabrasa da ex-capital do jet sky vai reeleger a atual presidente da sigla e primeira-dama, Andressa Pera, que concorre em chapa pura a um novo mandato. A Andressa também é um nome forte para estar na disputa de uma cadeira estofadinha na Leléia em 2026.
Definir caminhos
“A convenção municipal representa um momento ímpar para reafirmamos nossos valores e organizarmos nossa atuação, e através dela escolhemos nossas lideranças e definimos os caminhos que guiarão o MDB nos próximos anos. É fundamental que esse processo ocorra com transparência, democracia e ampla participação de todos os filiados”, pontua a presidente do MDB de Piçarras, Andressa Pera.
Conteúdo Patrocinado
Comentários:
Deixe um comentário:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.