Deu no DIARINHO nosso de cada dia que a obra do túnel submerso ligando Itajaí a Navegantes vai atrasar o seu início. Era pra começar ano que vem, mas só vai começar em 2027. A previsão atual é acabar em 2031. Céticos acreditam que a inauguração será no dia de São Nunca. Espero que não, mas…
Caixa-preta
O tal Promobis, que é o programa da Amfri que projeta e viabiliza o buraco de tatu, ops, túnel e obras viárias necessárias para a mobilidade da nossa apertada região é, na visão de alguns — entra governo, sai governo —, mais uma das caixas-pretas da nossa gloriosa Amfri. Criticada sempre, diga-se de passagem.
Muito $, pouco resultado
E temos que dar razão a alguns prefeitos passados, e acredito que também haverá atuais, que questionam a grana investida pelos seus municípios para manter o cabidão de empregos bem remunerados da pomposa Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí. Os resultados dela para o progresso dos municípios associados são pouco visíveis, diga-se de passagem.
Nuvem
Quem adivinha aí quem é o atual presidente da Amfri? Não faço ideia. Ninguém faz, aliás. Então, quando vêm notícias de megaprojetos como esse do túnel, que envolve milhões de dólares, o povo que rala pelo pão de cada dia até se arrepia. Porque sabe que a conta vai sair do couro dele.
Dívida em dólar
Ainda mais que a moeda da Amfri, de tão importante que os caras lá se acham, os bons da boca, maiorais, os melhores dos melhores do mundo (te cuida, Auri!), não é o real brasileiro. Lá é tudo em dólar, milhões de dólares.
Deus nos livre!
E esse que escrevinha estas mais que combalidas linhas, que já criticou muito o papagaio, digo, empréstimo feito em dólar pelo barbudinho Volnei Morastoni (MDB) ao Fonplata, vai na mesma toada em relação a esse empréstimo milionário que querem pegar do banco Mundial: sai pra lá! Deus nos livre!
Pra terminar
Mas, cada um, cada um, atrasando ou não o projeto do túnel segue; seguindo ou não, o salário da turma lá não atrasa. E eu que falei das sinecuras no governo Robison e Robin ontem, me vejo aqui falando em sinecura dinovo. Pqp… Os caras não se cansam de nos tirar pra otários.
Mazoca
Quem fez uma visita de cortesia ao JC foi uma verdadeira lenda da Dubai city, o visionário empreendedor Osmar Nunes Filho, o Mazoca, que ocupou várias funções em governos da cidade e quem, com certeza, tem a sua contribuição com o sucesso de BC.
Vida longa ao DIARINHO!
Mazoca ocupou nos últimos anos o cargo de secretário de Obras de Balneário Camboriú e cuidou da zeladoria da cidade com o metro quadrado mais valorizado do país. Na conversa com o pançudinho escriba, Mazoca relembrou da história, da amizade com o fundador e saudoso ‘véio’ Dalmo, e parabenizou este, a chefa bonitona Samara Toth Vieira e o DIARINHO pelos 46 anos.
Relatório
O Mazoca entregou nas mãos do socadinho escriba um relatório pormenorizado de 32 páginas, com todos os dados de suas ações. Foram requalificados o asfalto de quase 180 mil quilômetros na cidade (de 2017 a 2024) e feita a drenagem de mais de 38 mil quilômetros (de 2019 a 2024).
Admiração
O governo findou e o Mazoca, zeloso de sua função, fez questão de prestar contas do seu trabalho. Exemplo que deveria ser seguido. Aos 73 anos, Mazoca pensa em viver a vida, se dedicar à família e ao empreendimento com os filhos, uma corretora de seguros que se especializou na construção civil. Um gentleman, educado, humilde, esse é o Mazoca que todos gostam e apreenderam a admirar.
Pedinchou
Os linguarudos de plantão sopram nos sensíveis zovidos do pançudinho escriba que o muso das bochechas rosadas, o ex-prefeito pop star Fabrício de Oliveira (PL), teria pedinchado o cargo de assessor especial ligado ao gabinete do prefeito Alexandre Xepa (PL), de Itapema, para o candidato derrotado na eleição da Dubai city, o Peeter Grando, conhecido por Fabrício da Shopee (PL).
Confiança
O cargo de assessor especial que faz a comunicação do governo é ocupado pela jornalista Carol Poerner. Não quero crer que tal seja verdade, ficando evidente que o projeto político naufragou faz tempo e é preciso arrumar uma boquinha em outras paragens. Além disso, pelo que eu saiba, a Carol pra ocupar um cargo ao lado do alcaide, além do seu profissionalismo é de extrema confiança.
Briga insana
Os linguarudos de plantão (arreda, raça de infelizes!) assopram que o pop star Fabrício Oliveira trava, nos bastidores, uma luta insana com o senador Jorge Seif, o Zero Meia (PL), por conta do cargo de secretário estadual de Turismo. O cargo, hoje, é ocupado pela atual ou ex-patroa de Seif e é sonho de consumo do FO pra se manter vivo politicamente.
Deputado e prefeito?
O ex-prefeito da Dubai maravilha, Fabrício Oliveira, nunca escondeu de ninguém que seu desejo era ser senador, mas com todos os entraves que deve ter, por não ter conseguido fazer o seu sucessor, pode rever e tentar ser deputado estadual ou federal e, no futuro, quem sabe tentar voltar a sentar os glúteos na principal cadeira estofadinha dos altos da Dinamarca.
Respingar fora
Pra tudo isso, muitas ondas devem bater nas areias da city da praia alagada, digo, alargada. Talvez Fabrício não consiga se manter no Partido Liberal. O deputado estadual mais sorridente do sul do mundo, o sapatinho Carlos Humberto, sinaliza que pretende tomar o comando do Partido Liberal de Balneário Camboriú — e a física preceitua de que dois corpos não ocupam o mesmo espaço e tempo. A conferir...
Tem que rever
Importantíssimo o trabalho da gloriosa polícia Militar, contudo a blitz que tem sido realizada na saída do ferry boat do outro lado da vala, em Navega City, por volta das 20h e em pleno dia de semana tem que ser revista. Apenas quatro PMs pra averiguar documentação de mais de 80 motocas, 90% de trabalhadores que fizeram hora extra e querem ir pra casa.
Escola do legislativo
O presidente da casa do povo da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Marlon, está trabalhando para criar a escola do legislativo em Camboriú com o intuito de abrir as portas da câmara de vereadores pra participação da comunidade e de entidades.
Emenda impositiva
Além da digitalização dos processos, com menos papel, maior fluidez nos trabalhos e transparência. O mandachuva do legislativo da cidade-mãe também estuda a instauração da emenda impositiva, entre outras ações.
Vozes...
O pançudinho escriba que estrebucha estas linhas, e que ouve vozes sem parar, teve acesso a algumas nomeações que estão sendo feitas pela prefeitona dos bairros, a Juliana Pavan (PSD), e que já foram alvo de operações policiais.
Tapete preto
O ex-vereador de Blumenau, Fábio Fiedler, que era no passado PSD e na última eleição foi presidente do Podemos na terra da Oktober, foi um dos indiciados na operação “Tapete preto”, e veio de Blumenau como novo presidente da BC Investimentos. Fiedler é diretor do Expocentro Balneário Camboriú Júlio Tedesco e fundador da Insight Engenharia.
Cassado
Outro nome que traz lembranças das páginas policiais ao novo governo é o do diretor de turismo, Laurindo Ramos, que foi preso por não respeitar medida protetiva da dona Justa para manter o distanciamento da sua ex-patroa. E, por último, Elton Garcia foi um dos principais envolvidos na operação “Trato feito”.
Gaeco
Como secretário de obras, Elton foi apontado como um dos articuladores do esquema de fraudes em licitações, corrupção, chegou a ser cassado pela Câmara de Vereadores de BC, e retorna para casa do povo trazendo consigo a sombra do Gaeco.
Moa
O ex-vereador Moacir Schmidt (?) que também foi acusado de suposta participação na morte do engenheiro Sérgio, na praia Brava, em Itajaí, retorna ao legislativo como assessor parlamentar lotado no gabinete do vereador Kaká Fernandes.
“Os fracos usam a força, os fortes usam o diálogo. Os fracos dominam os outros, os fortes promovem a liberdade...”
Augusto Cury
Extra
A primeira sessão extraordinária da nova legislatura da casa do povo da praia alagada, digo, alargada, está prevista para esta quinta-feira, às 18h30, por convocação da prefeitona dos bairros, Juliana Pavan (PSD).
Elton
No ofício enviado, a prefa solicita que sejam deliberados 10 projetos na reunião que ainda tem prevista a posse do vereador Elton Garcia, 1º suplente do PSD, na vaga do vereador Cristiano dos Santos, do mesmo partido, que se licenciou para assumir a secretaria de Obras da Dubai city.