JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Viva o DIARINHO!
(Charge: Miro Souza)
O entisicado e bocudo deputado estadual Ivan Naatz (PL) se movimenta nos bastidores para buscar mais uma meta profissional: Ser desembargador (Foto: Divulgção)
O DIARINHO nosso de cada dia completa mais um aniversário neste domingo. Fundado em 1979 pelo destemido e saudoso advogado Dalmo Vieira, o 46º niver ocorre num momento em que nunca foi tão importante no Brasil e no mundo a existência de um jornalismo independente como o feito no jornal que todo mundo lê, até quem diz que não.
Livre pensamento
O DIARINHO é um jornal onde há espaço para a livre opinião e para o livre pensar, mas em que há, também, o compromisso da imprensa com a realidade das notícias e dos fatos, que são checados e rechecados, e todos os lados ouvidos. Tudo feito por excelentes profissionais de imprensa.
Verdades
Quando disse anteriormente “realidade das notícias e dos fatos”, ia dizer “verdade das notícias e fatos…”, mas como vivemos a era da pós-verdade, a verdade virou uma coisa que cada um tem a sua e ninguém tem nenhuma. Então achei mais adequado “realidade” no sentido de verdade checada. Enfim.
No reino das fake news
A existência de jornais como o DIARINHO contrabalança o maremoto de notícias falsas produzidas diariamente por gabinetes de ódio pelo mundo, que fazem das redes sociais terra de ninguém e, da desinformação, arma política. Das mais perigosas, diga-se de passagem.
A volta de Trump
Nesta semana o grupo Meta, do Facebook e Instagram, disse que irá rever as checagens de posts que são publicados pelas plataformas, efeito da volta ao poder do rei das fake news, Donald Trump. Então, vai ser mentira atrás de mentira. E nem os jornalões americanos acham mais que vão conseguir dar jeito na coisa. Mas temos que tentar.
Heróis da resistência
Então os meus parabéns vão para a nossa chefona Samara Toth Vieira e para a equipe dedicada e porreta que faz o DIARINHO brilhar em meio aos turbulentos e tenebrosos dias atuais.
A parte que me cabe
Da minha parte, orgulho de contribuir com estas mais do que estraçalhadas linhas nesse espaço privilegiado, que faço de maneira crítica visando contribuir com a informação e formação daqueles que são a razão da existência da coluna e do jornal – os nossos caros leitores. Um brinde! Vida longa!
Recomeço? Como assim?
Um dos focos principais desse início de governo da dupla RR, Robison e Robin, tem sido a tal operação Recomeço, vendida como uma ação para dar apoio aos moradores de rua, mas que, na prática, pelo que se vê, é uma operação policial para tirar das ruas a população menos favorecida. E, mesmo assim, não está funcionando.
Que nem na Cracolândia
A operação da dupla RR está fazendo o mesmo que foi feito em São Paulo com a Cracolândia – seguidas operações que não resolveram picirica nenhuma, mas que, ao mesmo tempo, dividiram uma Cracolândia em diversas cracolândias pela pauliceia desvairada. Aqui é assim também, correm com o morador de rua de um local e ele vai para outro. Porque não tem pra onde ir.
Perfumaria
Então, a operação cantada em verso e prosa é mera perfumaria para dar resposta – mal dada – à promessa de campanha de resolver um problema cuja solução é difícil e exige planejamento especializado, diversas secretarias envolvidas e investimento em moradia, saúde e atenção social. Não é problema de polícia, como pensa muita gente.
Papai sabe-tudo
Me assustou um vídeo do vice-prefeito Robin Angioletti que ele gravou com aquela cara de papai sabe-tudo, se não me engano na sede do batalhão da Polícia Militar, onde ele aponta equipes policiais saindo para a operação Recomeço. Contei 14 viaturas das polícias militar, municipal e Codetran. Como assim?
Moradores de rua
Claro que há uma grande demanda pública para a solução do problema dos moradores de rua, não só aqui, mas no Brasil inteiro. Mas tratar um problema social como caso de polícia virou moda só aqui na Santa & Sofrida Catarina. Avisa lá pro Robison que não é por aí. Ele vai se incomodar. Morador de rua não é criminoso, pode até ter um e outro lá no meio, mas não é assim como querem fazer. Fica a dica.
Perguntas...
Para onde estão sendo levados os moradores recolhidos? Na casa de passagem, pelo que me consta, só tem 40 leitos. Quais tratamentos de saúde estão sendo dados a eles e onde? Para onde são levados os que pedem tratamento para se livrar das drogas?
Mais perguntas
Por que o Centro Pop só funciona em horário comercial? Hein? Onde é feita a triagem e como são atendidos os moradores que querem reinserção social através de cursos profissionalizantes, por exemplo? Hein? Nada disso tem respostas nos releases mal escritos da prefa.
Hora do recomeço
Mas, tirando todos os defeitos, e eu não quero aqui falar só de coisa ruim, o nome é bom: Operação Recomeço. Acho que a dupla RR devia aproveitar o nome para uma nova arrancada de governo, antes que seja tarde demais, tantas são as cagadas. Só completaria o nome, ficaria Operação Recomeço de Governo. Que acha? Hein? Ou estou errado?
Baiucas alugadas
No ano passado, rolou na piramidal casa do povo pexêra uma Comissão Parlamentar de Inquérito, a bendita CPI dos aluguéis. Na bendita CPI foram identificadas diversas baiucas, digo, casa alugadas que custavam os tubos. Uma delas habitada pela secretaria de Exclusão, digo, Inclusão Social.
Banho de piscina
Uma mansão que foi alugada pela então secretária Neusa Giraldi, com vários aposentos e até piscina. Uma suntuosidade que ecoou na Câmara de Vereadores de Itajaí através da outrora bocuda, a minha ex-musa BBB, a Dom Quichata Anna Carolina (PSDB). A pasta ainda tá lá? Se estiver, quem sabe o povo que tá na rua, sofrendo, pode dar uma passadinha lá pra um banho de piscina, pra refrescar...
Rescisão
A prefa da Dubai Maravilha já publicou no diário oficial a intenção de anular o leilão eletrônico sobre a concessão de uso, de forma onerosa, para gestão e implantação de melhorias no Estádio Municipal Eduardo Zeferino, pelo prazo de 20 (vinte) anos. A bagaça iria ser concedida pra CBF tocar um projeto com a gurizada da city da praia alagada, digo, alargada.
Recomenda
A recomendação da secretaria de Compras e do jurídico é que sejam feitos estudos técnicos e financeiros para garantir a viabilidade do projeto, bem como a apresentação da matrícula do referido imóvel, memorial descritivo e boletim cadastral imobiliário.
Bob pai e Bob filho
O diário oficial desta sexta-feira da prefa da Dubai city estava cheio de novidades, digo, de novas nomeações. Ali dá pra ter uma ideia de quem está mandando e quem vai obedecer. Este pançudinho escriba recebeu informações de que até pai e filho estão contemplados no novo governo
Família pouca...
É o caso dos ex-vereadores SumiDão Koeddermann (diretor-presidente do BCprevi) e o filho João que tem o mesmo nome do pai (diretor técnico de iluminação pública). Aquela premissa segue de que ‘família pouca, meu pirão primeiro...’
Não trabalha, mas recebe...
Outra situação que chamou a atenção das nomeações pela prefeitona dos bairros, a espevitada Ju Pavan (PSD), é que a tchurma foi nomeada quase no dia 10 de janeiro, mas a portaria retroage ao dia 1º, como se estivesse trabalhando há 10 dias já. Oh, delícia!
“Não é porque o céu está nublado que as estrelas morreram” - Chico Buarque
Farinha pouca...
Observadores mais atentos contestam que muitos nomeados foram decididos em cima do laço, se nem o ungido, digo, brindado, ops, nomeado sabia ainda onde iria trabalhar, como pode receber por um período que não estava no cargo oficialmente? Torno a usar aqui a mesma expressão utilizada acima: “Farinha pouca, o meu pirão primeiro!”
Falsos advogados
Em resposta à ação de marketing do Burger King que prometeu um hamburguer para cada advogado, o presidente da seccional catarinense, Juliano Mandelli, fez desta limão uma limonada ao anunciar uma operação da OAB para acabar com outra fraude: O golpe dos falsos advogados que vêm enganando cidadãos que têm ou tiveram casos na Justiça, solicitando depósitos judiciais, pagamentos de custas processuais e honorários de maneira fraudulenta – e tudo isso comendo um Mc Donalds.
Operação
No vídeo que viralizou, o presidente da OAB/SC, Juliano Mandelli, anunciou que a seccional deliberou a operação de combate a fraudes contra a advocacia na seccional, que será uma frente de atuação direta da OAB com as autoridades.
Núcleo de inteligência
‘’Vamos ter dentro da OAB um núcleo de inteligência de dados para municiar as autoridades, coletando provas sobre criminosos que se passam por advogados para aplicar golpes, principalmente via PIX”, explicou Mandelli.
Ações preventivas
Outra frente da operação será a realização de ações preventivas para ajudar a advocacia a proteger seus dados e evitar golpes, além de todo o suporte jurídico à advocacia catarinense para responsabilizar criminalmente os envolvidos nessas fraudes. O comitê está sendo formado e estará sob a presidência do diretor executivo da seccional, Thiago Degasperin.
Deputados nas bases
Com o recesso parlamentar na Leléia até o início de fevereiro, os bastidores e conversações políticas têm ficado por conta de movimentações dos deputados em suas bases junto aos novos prefeitos empossados e como as cogitações de nomes para as eleições estaduais de 2026.
Quinto constitucional
Além disso, outro tema que começa a aparecer nos bastidores é a disputa à vaga que será aberta para o chamado Quinto Constitucional do Tribunal de Justiça do Estado – TJSC, via OAB, e que será formalizada nos próximos dias com a aposentadoria, já relatada, do desembargador Sebastião César Evangelista por atingir a idade máxima de trabalho na Corte.
Disputantes
Funciona da seguinte forma: Um quinto das vagas do TJSC deve ser ocupado por membros da advocacia ou do Ministério Público. Como atualmente são 94 desembargadores, um quinto corresponde a 18 cargos.
Novas eleições
Nove são provenientes da advocacia e nove do MP. Com a saída ou aposentadoria de algum desembargador que represente essas instituições, são realizadas novas eleições para o preenchimento da vaga. Que é o caso, agora, do desembargador Sebastião que veio das fileiras da advocacia.
Manifestaram
Entre os atuais disputantes que já manifestaram essa intenção está o bocudo e entisicado deputado Ivan Naatz (PL) e a advogada Sabine Muller, de Floripa, que já foi conselheira estadual e federal da OAB, além de Marcio Vicari, atual procurador-Geral do Estado, em vias de confirmação.
Campanha
Após a comunicação oficial da aposentadoria do desembargador Sebastião à OAB-SC, prevista para o dia 16 de janeiro agora, inicia uma campanha interna de votos na entidade que, ao final encaminha uma lista dos seis mais votados ao TJ, que reduz para uma lista tríplice, também via votação interna e que vai parar na mesa do governador do Estado para escolher um destes três.
Fernanda
A última indicação da Ordem para o Quinto Constitucional do TJSC, escolhida pelo governador Jorginho Mello, foi a advogada Fernanda Sell de Souto Goulart Fernandes, em agosto do ano passado. E o último deputado que entrou pelo sistema foi o atual desembargador João Henrique Blasi, do então MDB, nomeado pelo governador bigodudo, Luiz Henrique da Silveira, em 2007.
Novos deputados
Falando em deputados, a Alesc deverá contar com dois novos parlamentares a partir de fevereiro. Maurício Peixer e Alex Brasil, ambos do PL, assumem as vagas de Estener Soratto e Edilson Massocco, também do PL, que deixaram o parlamento estadual para tomar posse como prefeitos de Tubarão e Concórdia, respectivamente.
Mandato caiu no colo
Peixer e Brasil se juntam ao ex-vice-prefeito de Camboriú, Junior Cardoso (PRD), que já havia assumido uma cadeira na Alesc no mês passado, no lugar do delegado Egídio (PL) que renunciou em 18 de dezembro para assumir a prefa de Blumenau, cargo para o qual foi eleito em outubro do ano passado. Com isso, os três deixam a condição de suplentes e passam a ser titulares dos mandatos de deputado.
Comentários:
Deixe um comentário:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.