Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Novo presidente da estiva


O advogado e estivador Sandro Vargas foi eleito, no sábado, presidente do Sindicato dos Estivadores de Itajaí. (Foto: Divulgação)


O advogado e estivador Sandro Vargas foi eleito, no sábado, presidente do Sindicato dos Estivadores de Itajaí

 

Pra ficar na história

Três prefeitos terão seus nomes gravados para sempre na história de Itajaí e do Porto de Itajaí:  o alemão Arnaldo Schmitt (?) pelo feito inédito de ter municipalizado o porto; o ex-homem dos galináceos, Jandir Bellini (PP), por tê-lo modernizado a partir do arrendamento de dois terminais, e o barbudinho Volnei Morastoni (MDB) por ter destruído tudo.

Devagar não se vai longe...

Vamos combinar, a federalização do porto era uma tragédia anunciada. Aqui mesmo na coluna eu dei a letra repetidamente. E óia que eu não sou especialista em porra nenhuma. A maneira desleixada, morosa e cheia de mistério como a coisa toda foi tocada sempre despertou todo tipo de suspeita. Mas ninguém fez nada.

Força! O prefeito eleito de Itajaí, Robison Coelho (PL), luta pra que o porto continue municipalizado.
(Foto: Divulgação)

Culpa do governo federal?

Achei a argumentação do ministro dos portos, que esteve em Santa Catarina na semana passada, perfeita. Ele disse mais ou menos assim: o porto esteve parado quase dois anos e não teve manifestação nenhuma, e agora, quando se fala em federalizar, todo mundo grita? Como assim? E é isso mesmo. Ele está certo.

Pai JC

Acho que estou virando vidente (Pai Atanásio endoida). Ou então foi o óbvio que deixou de ser visto por todo mundo. Porque disse, lá atrás, a mesma coisa que o ministro disse: perdeu-se a movimentação da maior empresa do mundo que operava no Porto de Itajaí e ninguém fez nada. Optou-se por uma concessão temporária pra lá de fajuta e todo mundo concordou. Foi absurdo atrás de absurdo.

Pero no mucho

Claro, e é óbvio também, que por trás desse silêncio sepulcral que deixou a coisa chegar no ponto que chegou tem muita, muita sacanagem, e muito, muito interesse escuso. Mas não sabemos quais, porque ninguém investigou nada. A piramidal casa do povo fez lá uma CPI do porto que só pra cara deles. E foi só.

O inexplicável silêncio

O Porto de Itajaí é a razão do desenvolvimento da cidade desde sempre. A municipalização de 1995 e o arrendamento feito em 1997, moveram a cidade, moveram políticos e entidades, e o porto virou pauta pública. Era o assunto...

Entre quatro paredes

No fatídico ano de 2022, com o fim do arrendamento e agora com o fim da municipalização, nada é claro. Nada é pauta pública, de fato. Tudo é envolvido em mistério. Tudo foi decidido entre quatro paredes.

Cara de paisagem

Não há paralelo na city pexêra para um fim de governo tão ruim, apático, incompetente, e mesmo despreparado para lidar com as questões da transição. A cidade simplesmente perdendo a gestão da autoridade portuária e não há um movimento firme de ninguém dentro do governo, como se nada fosse com eles, tudo fosse com os novos que ainda nem assumiram.

Incapazes

Tudo bem que o prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB) está doente, mas o procurador, os secretários, o vice-prefeito, a bancada na piramidal? Fingem todos que não é com eles, e perde a cidade de lhes ter confiado votos. Que a história reserve os seus lugares!

Sigam-me os bons

No momento em que cato letras para essas mal traçadas linhas, me chega a notícia de uma manifestação defronte ao porto de Itajaí na tarde de domingo, para tentar evitar o inevitável. Mas tenho certeza que agora é tarde. Inês é morta.

Personas non gratas

E como fedeu tudo, e sabemos por culpa de quem, sugiro a algum vereador desses que foram eleitos agora, de preferência que não eram vereadores na atual vergonhosa legislatura, que promovam uma “distinção ao contrário” dessa gente inimiga de Itajaí, contemplando-as com o “prêmio ao contrário” de “personas non gratas” na cidade. Pra que elas nunca mais botem os pés por aqui.

E o prêmio vai para…

Sugiro alguns indicados: Volnei Morastoni, Décio Lima (PT), Jorginho Mello (PL), Fábio Veiga, Ana Paula Lima (PT), Pedro Uczai (PT) — na verdade acho que toda a bancada catarinense merece o prêmio “persona non grata”, menos o Xoxodine, ops, Chiodini (MDB) —, e completem a lista lá com seus culpados preferidos de sempre… Da minha parte, dever cumprido. Agora é ver o que vem por aí.

Bacia dos afogados

Pra terminar, acho que a única chance que temos de salvar o Porto de Itajaí da federalização nua e crua que se anuncia, ou pelo menos ganhar tempo pra discutir, é transformar a luta local em pauta nacional. Taí o desafio lançado pro futuro secretário de Comunicação de Itajaí, Calebe Moreno. Mas tem que ser já. Porque depois já passou.

Dor de cabeça

A tchurma que ainda orbita nos altos da Dinamarca sofreu dias de muita enxaqueca na última semana. Primeiro, com a aprovação das contas de campanha da espevitada Ju Pavan (PSD) e do vice-prefeito mais desprovido de beleza do Sul do mundo, o dublê de vampiro italiano, Nilson Probst (MDB). E a aprovação, ainda por cima, foi sem ressalvas. Ai, ai, ai ki dor!

Diplomação

A dor de cabeça aumentou com o envio do convite para a diplomação da prefeitona dos bairros, Ju Pavan, que será diplomada em cerimônia conjunta no Expocentro com o clone de Sérgio Reis, o paizão Leonel Pavan (PSD). O evento celebra o reconhecimento da justiça ao retorno da família Pavan ao núcleo duro do poder político catarinense.

Novos bagrões

Analisando o cenário das secretarias que ainda não foram anunciadas pela filhota do ex-tudo em BC city, este socadinho escriba vai arriscar fazer previsões sobre quem poderá ser anunciado para cada função nos próximos dias.

A volta de quem
não foi

O dublê de novela mexicana Claudir Maciel (ex-PSB), que já está na comissão de transição, poderia ser aproveitado na secretaria do Idoso. Aline Leal, como já adiantou a coluna, deve mesmo assumir a secretaria de Saúde. Nelson Oliveira, ex-gerente regional do Ima, tem tudo para emplacar na secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico.

E tem mais

O veterano vereador Eliseu Pereira (MDB) tem tudo para assumir novamente a subprefeitura da Barra, pois Juju Pavan prometeu fortalecer a pasta com projetos para a região sul da Dubai. Outro vereador que pode assumir algo no executivo é Cristiano dos Santos, o rei da causa animal, cotado para suceder Mazoca à frente da secretaria de Obras.

Engenharia política

Com esse cenário, a ex-musa da confusão mostra habilidade política e se torna a musa do malabarismo. Numa tacada só, apresentou reforma administrativa reduzindo oito secretarias, e mesmo assim atenderá a todos os partidos coligados e ainda conseguiu espaço para ampliar o grupo político com líderes que não a apoiaram no pleito. Que loucura!

Fica faltando

Sem contar que ao convocar o rei da causa animal para a câmara, a bocuda ainda consegue abrir espaço para Elton Garcia assumir o mandato como vereador, numa solução que de tão simples chega a ser genial. Mesmo assim, ainda faltam os nomes para a BC Investimentos e para a secretaria de Governo. Se Pai Atanásio ajudar, durante a semana apresento minhas apostas também para estas duas vagas.

Sem alardes

O prefeito de Navega City, o marcilista Liba Top, ops, Fronza (PSD), volta de férias nesta semana, na sexta, dia 20. Sempre discreto, viajou por uma semana com a família, sem alardes, mas não parou de trabalhar na definição dos novos nomes que vão compor seu governo a partir de 2025.

Sol na causa animal

A expectativa é que Liba divulgue, em breve, o que todo mundo está curioso para saber. O que é dado como certo na city dengo-dengo é o nome da atual vereadora Sol Dapper para assumir a secretaria de Proteção Animal — que deve ser criada na reestruturação administrativa de Liba.

Trabalhar pra cidade

Sabe-se que Liba não coloca como secretário quem tem interesse em disputar cargo político. O objetivo é evitar que o gestor da pasta faça gestão para si mesmo e seus objetivos, e não para o município. Tá certo. Será que a vereadora Sol não vai mais tentar um cargo no legislativo futuramente?

Cada flash, um sorriso

Quem esteve na diplomação dos eleitos em Navega City ficou curioso com a movimentação do vereador MDB Arthur Emílio, muito amistoso com o Liba, quis até bater foto com o alcaide. Pelo jeito, vem uma oposição diferente aí, mais qualificada, ou será que Emílio vai integrar a bancada governista, quem sabe?

Nada ao lugar nenhum

E por escrevinhar sobre políticos e partidos é importante lembrar que o Partido dos Trabalhadores, que só existe pros bons da boca na city pexêra, tá doidinho pra botar a mão no Porto de Itajaí pra arrumar umas bocas e ver se consegue sobreviver. O presidente da sigla, o carequinha Gerd Klotz não precisa, pois virou empregado, digo, assessor da deputada federal Ana Paula Lima.

O advogado e estivador Sandro Vargas foi eleito, no sábado, presidente do Sindicato dos Estivadores de Itajaí. (Foto: Divulgação)

 

Estivadores

Aconteceu no último sábado a eleição do Sindicato dos Estivadores de Itajaí. Concorreram duas chapas, a azul e a branca, saindo vencedora a chapa branca liderada por Sandro Vargas, que conquistou 179 votos.

Sandro Vargas

A eleição contou com a presença de 269 eleitores, entre estivadores ativos e aposentados. Sandro Vargas, estivador desde 2002, sempre militante das causas trabalhistas dos portuários, empenhado na luta pelos direitos dos trabalhadores, é também advogado e essa foi a quinta vez que disputou a eleição.

13!

A diplomação dos vereadores eleitos da Dubai city e de Camboriú, e da prefeita Juliana Pavan (PSD) e do seu pai, o ex-tudo, Leonel Pavan (PSD) vai ser nesta segunda feira, no Expocentro Júlio Tedesco, como escrevinhei, junto com os vereadores eleitos e reeleitos.

Eleitos bufaram

Vai ser uma cerimônia concorridíssima, onde cada eleito (diplomado) pode convidar apenas 13 pessoas, e teve excelência excelentíssima que reclamou até do número, disse que poderia ser 12 ou 14, mas que 13 dava azar.

Policiais

O vereador rei do berreiro, Marcelo Achutti, voltou a cobrar na tribuna da casa do povo um reforço de policiais civis e militares para a Operação Verão. Achutti destacou que o conselho de segurança havia solicitado ao governador 174, mas apenas 60 policiais estariam cedidos pra city da praia alagada, digo, alargada.

Sensibilizar

O Quero-quero pedinchou que os deputados da região pudessem sensibilizar o governador Little Jorginho Mello (PL), e lutar para conseguir um maior efetivo de segurança do Estado durante a temporada na city mais procurada por turistas na Santa & Bela.

Atenção

Aliás, é a tônica da temporada que se avizinha em toda a região — aumento no efetivo de policiais e a questão dos apagões. Lideranças, entre prefeitos, vereadores e entidades, estão cobrando atenção. Milhões de pessoas de todo o país e do exterior devem aportar por aqui.

Segurança e apagão

A segurança e os apagões que têm acontecido ainda fora do grande fluxo, precisam ter uma maior atenção da concessionária de força & luz, a Celesc. O que aconteceu no final de semana, quando boa parte de Itajaí e área central de Balneário Camboriú ficaram às escuras, é algo que gera uma preocupação enorme.

 

Frase do dia:

“A verdade dói, a mentira mata, mas a dúvida tortura”
Bob Marley

 


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

A Prefeitura de Itajaí fez certo em realocar os food-trucks?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

COP30 escancara crise de moradia, energia e água em Belém

CRISE NA MORADIA

COP30 escancara crise de moradia, energia e água em Belém

Entidades vão levar a Lula proposta de Comissão Indígena da Verdade de crimes da ditadura

CRIMES DA DITADURA

Entidades vão levar a Lula proposta de Comissão Indígena da Verdade de crimes da ditadura

MTE perde 19 coordenadores e haverá reação se JBS não entrar na lista do trabalho escravo

Ministro do Trabalho e do Emprego

MTE perde 19 coordenadores e haverá reação se JBS não entrar na lista do trabalho escravo

Gilmar Mendes vira principal alvo de Paulo Figueiredo para Magnitsky nos EUA

Lei Magnitsky

Gilmar Mendes vira principal alvo de Paulo Figueiredo para Magnitsky nos EUA

Amazônia enfrenta escalada inédita de temperaturas extremas em áreas ainda preservadas

NATUREZA

Amazônia enfrenta escalada inédita de temperaturas extremas em áreas ainda preservadas



Colunistas

Dia das crianças

Charge do Dia

Dia das crianças

Viva a Maria Alice

Jackie Rosa

Viva a Maria Alice

O jeitinho de contratar sem licitar

Casos e ocasos

O jeitinho de contratar sem licitar

Almoço na Marejada

JotaCê

Almoço na Marejada

Em meio às chamas

Via Streaming

Em meio às chamas




Blogs

Vamos Homenagear o Almirante?

Blog do Magru

Vamos Homenagear o Almirante?

Sugestão às mamães

Blog da Jackie

Sugestão às mamães

Antes de Brasil Expo, fisiculturistas acompanham a “Copa do Mundo” da modalidade em Las Vegas. É o Mr. Olympia em destaque

A bordo do esporte

Antes de Brasil Expo, fisiculturistas acompanham a “Copa do Mundo” da modalidade em Las Vegas. É o Mr. Olympia em destaque






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.