JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Candidatos se comprometem com o Sindipi
(fotos: divulgação)
Na última semana, todos os candidatos a prefeito da city pexêra e a vice foram recebidos pela diretoria do Sindipi e representantes de indústrias da pesca
Deu no DIARINHO nosso de cada dia a notícia que laboratórios credenciados pelo SUS não estão fazendo coletas de exames de pacientes de Itajaí devido às dívidas da prefa com eles. A matéria é sobre um laboratório que fica ali no bairro Santa Regina, que está sem ver o ‘faz-me rir’, digo, receber desde maio deste ano, mas a informação é que o calote é geral.
Está chegando a hora
O buxixo é que a prefa pexêra está quebradona, sem grana, numa pindaíba danada, e a ginástica que está sendo feita é para segurar o estouro até a eleição, daqui a menos de duas semanas. Não tem dinheiro pra merda nenhuma, digo, pro básico, segundo línguas frouxas de plantão.
Porto quebrado
Comentei aqui na coluna de sábado sobre o calote da superintendência do Porto na empresa que fazia a dragagem do canal, coisa de mais de R$ 35 milhões. O superintendente do porto disse no começo deste mês de setembro que faria contratação emergencial de outra empresa pra dragagem em 10, 15 dias, mas até agora nadica de nada.
Não é a morte que um homem deve temer, mas ele deve temer nunca começar a viver” Marco Aurélio
Vai juntando
Tem ainda a ponta do molhe da entrada da barra que tá cedendo faz tempo, e a única providência dos sacrossantos foi passar uma fita de plástico ao redor do farol para cercar a área. Isso sem dizer que a city pexêra está toda esburacada em obras insanas feitas com dinheiro tomado emprestado em dólar. É obra atrás de obra começando, nenhuma acabando. Socorro!!!
De mudança
A herança do próximo prefeito será macabra. No meio desse “apavouro” tem gente querendo se mudar da Itajaí real e ir morar na Itajaí da campanha eleitoral do candidato desse governo que taí, Carlos Xoxodine (MDB). Na Itajaí de Xoxodine tudo é divino, maravilhoso. A cidade é rica, vai ter casa de graça, ônibus de graça, tudo de graça... Paraíso na terra!
Xoxolândia
Na Itajaí de Xoxodine, ele conseguiu trazer a movimentação de navios de novo para o porto, a famosa “grande retomada”. Na Xoxolândia (a Disneylândia do Xoxodine), o seu vice, Dedé da Murta (UB), com aquela pinta de Patati Patatá, resolveu o problema das enchentes na cidade com a maior obra de macrodrenagem do mundo... Enfim. Melhor ouvir isso do que ser surdo. Pqp!
Rescaldo
Quero só ver como é que vai ficar ali na frente, quando a ilusão acabar. O prefeito já se mandou. O melhor do mundo, dizem, já está fazendo as malas para voltar para a Dubai brasileira para fazer suas cagadas por lá, caso alguém que gosta dele se eleja... Azar de BC. Mas vai ver que é eu que sou falador...
Univali 60 anos
Os pássaros tem assoviado nos ouvidos desse gordinho escriba que a solenidade referente aos 60 anos de nossa Univali, além de muito prestigiada e repleta de bagrões, foi de fazer muita gente chorar de emoção.
Edison Villela
Um dos pontos altos da noite foi a surpreendente e merecida homenagem ao ex-reitor, doutor Edison Villela, que nos deixou recentemente. O campus da Univali de Itajaí foi denominado campus Edison Villela. Uma baita e justa homenagem a quem escreveu muitos importantes capítulos na história da instituição.
Doutora honoris causa
Outro lindo e emocionante momento foi a outorga do título de doutora honoris causa para a reitora da Universidade de Alicante, professora doutora Amparo Navarro Faure, que vem cooperando há mais de 20 anos com a Univali e contribuindo enormemente para a sua internacionalização. Foi a primeira mulher homenageada com essa distinção pela Univali.
Univali
Parabéns Univali pelos 60 anos, e cumprimentos ao reitor Sabiá, ops, Valdir Cechinel Filho e toda sua equipe pela produtiva e exitosa gestão, e pelo reconhecimento ao ex-reitor Villela e à doutora Amparo Navarro.
Agenda política
Na última semana, todos os candidatos a prefeito da city pexêra e a vice foram recebidos pela diretoria do Sindipi e representantes de indústrias da pesca. Todos compareceram e puderam falar aos empresários sobre suas propostas para a cidade, além de conhecer um pouco mais sobre o setor pesqueiro catarinense que, liderado por Itajaí, alcançou uma produção industrial de mais de R$ 3,8 bilhões em 2022.
Democracia na mesa
Encontros como estes promovidos pelo Sindipi, outros sindicatos e instituições como ACII, oportunizam um espaço democrático, ampliando o diálogo e a aproximação dos candidatos com diversos setores que movimentam a economia peixeira.
Capital da pesca
A pesca, aliás, está no mais recente título que a city recebeu oficialmente: Capital Nacional da Pesca. Mais do que o nome pomposo, o setor precisa de reconhecimento através de investimentos e políticas públicas também na esfera municipal.
Dizer eles dizem...
Para os empresários, todos os candidatos reconheceram a importância da pesca para a economia e a história de Itajaí e afirmaram que, se eleitos, o setor será tratado com mais atenção, tendo até secretaria dentro do governo.
Compromisso
Mas, como bem diz o ditado: “Falar até papagaio fala” (ainda mais em época de eleição). Uma coisa é certa, o eleito, seja ele quem for, não poderá dizer que não sabia quais eram os principais pleitos da pesca na esfera municipal, já que todos assinaram a carta-compromisso que trazia as principais demandas do setor.
Contas reprovadas
Na sessão desta terça-feira da casa do povo da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Camboriú, as excelências excelentíssimas irão carimbar sim ou não às contas do prefeito Elcio Bisturi Kuhnen (MDB). As contas do alcaide se referem ao ano de 2018, e o Tribunalão de Contas do Estado carimbou: Rejeitadas.
Tardio
O prefeito Elcio chegou a tentar reverter a rejeição do TCE, de forma tardia, em 2023, e os conselheiros negaram provimento ao recurso do burgomestre de Camboriú. A bronca é por conta da despesa com pessoal acima do permitido.
Salvo conduto
Os perdigueiros da coluna que se espalham pela cidade-mãe, sinalizam que o Eduardo Mello Ribeiro, o Dado (PSD), o Fabiano Olegário e Ewerson Umbelino (ambos PL), pretendem dar salvo conduto, digo, apesar da irregularidade flagrante aprovar as contas do prefeito.
Toma lá, dá cá...
Lógico que a questão política tá pra lá de evidente. Ewerson, segundo seus detratores (arreda, raça de infelizes!) teria mais de 30 cargos mamando, digo, trabalhando sob as asas do prefeito Elcio. O Fabiano Olegário também manda e desmanda na secretaria de Saúde, com cargos e poder.
Já aprovaram no passado
Coço o cocuruto devastado pelo tempo me perguntando como irão votar a bocuda da Inalda do Carmo, o Vilson Albino (ambos PSD) e o Márcio Pereira (PL) contra, sendo que botaram o dedão aprovando as contas do prefeito Elcio de 2015 e 2016, sendo que a folha de pagório dos barnabés estava em 62%.
Petardo
Difícil votar favorável, sendo que as contas foram rejeitadas pelos conselheiros, mas a votação do ‘sim ou não’ tem muito mais valor simbólico neste momento eleitoral, e é mais um petardo da oposição do PL do candidato a prefeito Ramon Jacob, e do PSD do ex-tudo Leonel Pavan, que também tá na lida pra ocupar a principal cadeira do paço de pedra, em 2025.
Na campanha
A federação PSOL/Rede e o partido Solidariedade representaram no Ministério Público contra o prefeito das bochechas rosadas, o pop star Fabrício de Oliveira (PL), sob a alegação de que ele está deixando suas funções de gestor público e está direto na campanha do Peeter Grando, o Fabrício da Shopee (PL)
Fora do expediente
Segundo estes partidos, há uma expressiva quantidade de provas fotográficas alegando que o prefeito tem se dedicado à campanha eleitoral em vez de trabalhar para o cargo que foi eleito. Alfinetam que o prefeito pode fazer campanha, mas fora do expediente ou deveria pedir licença para ser cabo eleitoral.
Quase
Os seguidores dos preceitos brizolistas quase que endoidam com o prefeito em exercício da city pexêra, Marcelo Saldré, ops, Sodré. Tudo por conta de que o Marcelo pensou em nomear o seu irmão, o boa praça Murilo Sodré, para o cargo de chefe de Gabinete, já que a função ficou vaga. Pensa no povo do PDT brabo. A cabreirice foi tanta que, aparentemente, foi descartada a ideia. Ou não?
Quem?
Nesta terça-feira, Itajaí será palco de mais uma grande mobilização popular em apoio às candidaturas de Robison Coelho para prefeito e Robin, ops, Rubens Angioletti para vice-prefeito. A carreata contará com a presença do deputado federal mais votado do Brasil, Nikolas Ferreira (PL). O Nikolas Ferreira é de Minas Gerais e nunca fez poioca por Santa Catarina, Itajaí, então, zero do zero.
Comentários:
Deixe um comentário:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.