
Coluna Fato&Comentário
Por Edison d'Ávila -
Jesus dos Passos: 100 anos nas ruas de Itajaí

Itajaí, como se sabe, tem sua cultura popular em bases portuguesas açorianas. A imigração de população originária do arquipélago dos Açores, em meio ao Oceano Atlântico, chegou a Santa Catarina, aos milhares, a partir de 1748, indo se estabelecer na Ilha de Santa Catarina e nos arredores dela, para o sul e para o norte.
Junto à foz do rio Itajaí-açu e vizinhança, açorianos e seus descendentes começaram a se estabelecer desde 1777, quando a invasão espanhola da Ilha de Santa Catarina espantou muitos que lá residiam e que buscaram abrigo em outras paragens do continente fronteiro.
Os açorianos e portugueses continentais, ao se estabelecerem no litoral catarinense, trouxeram consigo seu falar, seus costumes, suas tradições e suas crenças religiosas. Essa herança cultural se fez a base da cultura popular das comunidades litorâneas, dentre as quais está a de Itajaí.
A forte religiosidade portuguesa e açoriana tinha por costumes seculares a devoção acentuada aos santos, cultuados com rezas, promessas, procissões, festas, cantorias e até danças. Acentuada também era a devoção ao Bom Jesus, lembrando sua paixão e morte em favor da redenção humana.
Para o culto popular da prisão, tortura, seus passos em direção à crucificação e morte, tornou-me costume criarem-se artisticamente imagens esculpidas para as levar em piedosas procissões pelas ruas das cidades e vilas, a sensibilizar o povo pela visão dessas imagens, sobre o inaudito martírio e sacrifício de Jesus.
Desde então, as procissões religiosas do Bom Jesus Senhor dos Passos passaram a fazer parte da cultura popular em todos os lugares de colonização portuguesa, assim como em Santa Catarina e em Itajaí.
Na Capital do Estado, a procissão do Senhor Jesus dos Passos teve origem no século XVIII e hoje é considerada oficialmente patrimônio imaterial da cultura catarinense. Ela reúne anualmente, no domingo anterior ao domingo de Ramos, ou seja, no próximo domingo, milhares de pessoas devotas nas ruas de Florianópolis.
Itajaí também participa dessa tradição popular e religiosa, e na cidade também se promove a procissão do Senhor dos Passos desde 1924. Essa piedosa manifestação cultural da religiosidade da gente itajaiense vai completar, portanto, no próximo domingo, o Domingo da Paixão, um século de sua primeira realização. Como há 100 anos, neste domingo, novamente o Senhor Jesus, nos seus passos a caminho do martírio, vai percorrer as ruas da cidade e abençoar a gente cristã de Itajaí.