Muito ajuda...
... quem não atrapalha. O ditado popular, um dos preferidos do Pai Atanásio, poderia orientar um pouco a atuação dos Trabalhadores Portuários Avulsos, que só têm entrado em furada e articulado errado na questão do Porto de Itajaí. Este pançudinho já escrevinhou que não é hora de procurar culpados, mas os disseminadores da discórdia andam fulos com os erros dos TPAs, conduzidos pelo siachão do Correio Jr.
Protesto Incoerente
A gota d’água pros disseminadores da discórdia descerem o sarrafo no lombo da tchurma do Correio Jr. foi um vídeo em que os trabalhadores ameaçam um protesto durante a consulta pública para instalação de terminais de granéis líquidos. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Estão misturando tudo e impedindo o debate sobre o progresso da city. Por não terem trabalho hoje, ninguém mais pode ter no futuro?
Sobrevivência econômica
Este pançudinho defende o amplo debate sobre a instalação ou não dos granéis líquidos na cidade. Tem que saber certinho se a operação é segura, se a população concorda com a ideia e também mensurar os impactos positivos em termos de emprego e renda. Pode ser uma importante alternativa para a sobrevivência econômica da cidade e os TPAs tumultuarem essa discussão é egoísmo puro.
Batendo palmas
A raça de fofoqueiros alembra que no final do mês passado esses mesmos trabalhadores portuários, liderados pelo Correio Jr., estavam batendo palmas e fazendo loas ao ex-deputado federal Décio Lima (PT), que prometeu cargas do Porto de Santos aqui na city em 30 dias, mas até agora nem sinal de uma solução. Vai passar um mês e será que os TPAs não vão protestar na casa do Décio?
Sucessão de erros
Os mesmos TPAs também apoiaram os editais desertos elaborados pela Superintendência do Porto de Itajaí e foram ferrenhos opositores à privatização da Autoridade Portuária Pública. Se no passado não tivessem atravancado tudo, talvez hoje vivessem outra situação. Quanto à máquina inchada de comissionados no Porto de Itajaí, nunca ninguém ouviu um “pio” da tchurma do Correio Jr.
Misturando tudo
Na verdade, o desejo do representante dos TPAs de ser candidato a vereador tem colocado todos os trabalhadores portuários no mato. Correio Jr. tem feito alianças difíceis de se explicar e se atrapalhado nas articulações. Daí, pra corda não estourar pro seu lado, vem com esse papo de protestos, sem contar que estaria produzindo vídeos com o dinheiro do sindicato para promoção pessoal. Arreda, raça.
Presente de grego?
Hoje, véspera do aniversário de Balneário Camboriú, a casa do povo da Dubai Brasileira vai votar um pedido de autorização de um empréstimo de R$ 100 milhões para obras da estação de esgoto e obras na praia Central, na avenida Atlântica.
Mais dívida
Tem vereadores que alegam que a urgência não é necessária, já que não há projetos prontos. E que, caso seja autorizado pelas excelências excelentíssimas, será mais uma dívida feita pelo prefeito pop star Fabrício Oliveira (New-PL). Necessária? A oposição, claro, diz que não, já que joga pro quanto pior, melhor. A situação diz que sim, é necessária, e explica.
Repasse
Os linguarudos lascam que a galera da oposição, que só faz reclamar e criar factoide, faz que não sabe que o recurso é pra lá de importante, já que solicitado para duas obras de suma importância para o futuro da Dubai brasileira: a macrodrenagem da praia Central alagada, digo, alargada (para que ela possa receber sem percalços a sua reurbanização, que promete ser de outro mundo e colocar BC nos píncaros da lua pelo mundão afora).
Justificativas
E a construção de uma superestação que vai resolver definitivamente o problema de tratamento de esgoto da Dubai brasileira, podendo, inclusive, tratar no futuro o esgoto produzido pela vizinha Camboriú, que até aqui não trata nem um metro de esgoto e que finge que a poluição do rio Camboriú não tem nada a ver com ela. Tem tudo.
Ficar ligados
A oposição na casa do povo balnear diz que houve omissão em relação à estação de tratamento, e que isso ainda vai dar pano pra manga. Escondem o fato de que tanto a sociedade civil organizada quanto o MP e o IMA acompanham de perto os esforços que vêm sendo feitos pela Emasa para a solução do problema de tratamento do esgoto de uma vez por todas, numa das cidades que mais se preocupa com o meio ambiente no estado. Ou não é?
Ex-tudo quer
O atucanado Leonel Pavan (PSDB, por enquanto) foi prefeito por três oportunidades da city da praia alagada, ops, alargada. Foi senador, deputado, vice-governador e governador. O ex-tudo deseja ser prefeito, agora na capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Camboriú.
Mãe
Interessante a fala da vereadora espinhosa e bonitona da casa do povo da praia alagada, digo, alargada, Juliana Pavan (PSDB, por enquanto) ao DIARINHO, lembrando que Camboriú é a cidade-mãe e que precisam trabalhar em conjunto em diversas frentes.
Dívida
Espero que não seja discurso demagógico de quem almeja votos, porque realmente Balneário Camboriú precisa olhar com mais atenção com relação a Camboriú. A Dubai brasileira tem sim uma grande dívida com a cidade-mãe Camboriú. E Pavan, o que fez quando estava lá em riba?
Fulos
O anúncio da chegada de Pavan no PSD pra cair na disputa da cadeira mais estofada do paço de pedra deixou outros postulantes fulos da vida. O presidente da casa do povo, Fabiano Olegário, o Fabianinho, nem dorme direito, porque seria o nome do Partido Liberal com o apoio do chamado grupo dos sete.
Se bandearam
Esse grupo é formado pelos vereadores Inalda do Carmo (PL), Zé Branco (PSDB), John Lennon (Podemos), Milton Antonio da Silva (PSDB), Vilson Albino (PSD), Márcio Antônio Pereira (PSDB) e Eduardo Melo Rebello, o Dado. Com o voo e pouso de Pavan, esse povo todo da política se bandeou em peso em seu apoio.
Lá
O prefeito da mariscolândia, Aquiles da Costa (MDB), se encontra no Panamá. O alcaide foi convidado pelo Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID) e pelo Banco Mundial. As experiências e parcerias de Aquiles na presidência da Amfri, que durante seu mandato foi pioneira na elaboração de toda legislação da Parceria Público e Privada (PPP), gerou o convite e a oportunidade de aprimoramento.
Penha Inteligente
O prefeito Aquiles pretende lançar esse ano a PPP “Penha Inteligente”, com quatro eixos: Iluminação de Led em toda cidade; usina fotovoltaica pra produção de energia equivalente ao consumo do poder público; ampliação do sistema de monitoramento, com cercamento virtual e centro de comando.
E...
Outro eixo é a instalação de fibra ótica própria do município no perímetro urbano, pra melhorar o atendimento do serviço público. Além disso, propiciar internet digrátis na orla, praças entre outros espaços públicos em Penha.
Marina e Ponta da Vigia
O burgomestre Aquiles quer ainda implantar a PPP da Marina molhada, na praia Alegre, com o prolongamento do molhe e infraestrutura pra atender a demanda do GT náutico. E, por fim (ufa!), Aquiles pretende propor o PPP do parque municipal da Ponta da Vigia, no intuito de tornar o local um atrativo turístico, voltado à preservação ambiental.
Universidade gratuita
Aprovado na Alesc na semana passada por ampla e absoluta maioria, o programa Universidade Gratuita do governador Jorginho Mello (PL) ainda suscita comentários nos bastidores políticos. Houve analistas de plantão que se apressaram em taxar de vitória pessoal do governador os acordos e a tramitação a jato na leleia.
Realidade
Outros observadores de plantão, porém, acrescentam que na verdade não foi só isso. Dão créditos à coragem do governador em tornar realidade seu principal mote e promessa da campanha eleitoral, mas também creditam ao esforço conjunto dos parlamentares. Sem os deputados, o governo patinaria e não sairia do lugar.