Tiro no pé
A ventilação do nome do gurizote, digo, Jair Renan pode ter sido um baita tiro no pé, afinal, nem se discute o fato de que ele caiu de paraquedas por ter conseguido um cargo de assessor do senador beijoqueiro do mito, digo, Jorge Seif (PL).
Só sobrenome
O Renan não tem identidade com a Dubai brasileira e, colocar seu nome como um postulante a vereador, prejudica quem já está na estrada e provoca uma ciumeira danada entre os que já estão na estrada atrás de uma vaga em 2024.
Começou
Pai Atanásio, tremendo o queixo de frio, disse pra este colunista que viu num grupo de zapzap um meme com um nome feioso pra cima do filho do ex-presidente. A campainha eleitoral de 2024 começou faz tempo, e como disse Colombo na CPI da Emasa em Lages: “o pior ladrão é aquele que rouba a sua dignidade”.
Ardendo
O prefeito Fabrício se antecipou em ter lançado o moçoilo como pretenso candidato a vereador na Dubai Maravilha, e estaria pagando com o preço da inveja que arde na sua própria base, onde grupinhos de vereadores têm se formado para mandar, digo, para administrar a city que já tem mais de dois parlamentares que viraram secretários e mais uns quantos querendo virar.
Rena danada
Esse guri novo, o Renan, tá provocando uma rena danada. Com o sobrenome pode tirar votos de pré-candidatos como a minha musa, Kaká Fernandes (Podemos), Christina Barrichelo, Arlindo Cruz (PSD), Marquinhos Kurtz (Podemos), Anderson dos Santos (Podemos), Asinil Medeiros (PL), Omar Tomalih (Podemos), só pra citar alguns...
Ninguém se ama
Além do mais, com esse clima fantasioso, digo, nada amistoso, entre o alcaide rei do povo e o seu ex-vice-prefeito e hoje, deputado estadual mais sorridente do sul do mundo, o sapatinho, digo Carlos Humberto (PL)...
Fica longe
O prefeito esticou todos os dentes de porcelana pra declarar com todas as letras e, em bom tom, que é melhor que o Carlos Humberto permaneça na leleia. E, ao mesmo tempo, posa todo garboso ao lado do presidente da câmara, David La Barrica, com a cara esticada, pálpebras bonitinhas e prótese capilar, recém saído de uma campanha ao Senado...
Jogo jogado?
Tem vereador dizendo que o trato era eleger o David presidente da câmara e não prefeito da city da praia mais desejada do sul do mundo. Ou a eleição derrotada ao comando da câmara já estava costurada nos bastidores e por isso não teve a interferência do alcaide que poderia ter mudado o jogo se não estivesse assistindo à partida do banco de reservas? Proposital, jogo ensaiado, digo, jogado?
Progressistas ressurgindo
Os linguarudos progressistas de plantão debulham que não têm nada contra os ex-presidentes do Partido Progressista pexêro, o ex-vereador entisicado Fernando Pegorini, o polido João Paulo Tavares Bastos Gama e, o atual, ex-vereador Tristonho, ops, Tonho da Grade.
Fundo do poço
Contudo, lascam que o partido Progressistas de tanta tradição em Itajaí, tendo um prefeito por quatro mandatos, o ex-homem dos galináceos, Jandir Bellini, e uma bancada de excelências excelentíssimas na piramidal forte, hoje, tá lá no fundinho do poço.
Papagaios
Detonam que a única coisa que o Tristonho fez foi colocar as dívidas que seus antecessores deixaram, até porque os papagaios que estavam pendurados e ninguém resolvia, foram jogados no lombo do PP estadual. Ou seja, Tristonho só passou os boletos, digo, as dívidas pra frente...
Brilhe
Os progressistas esperam que com o retorno de uma de suas lideranças, o ex-secretário de Obras, Tarcísio Zanelatto, que se refilia ao partido, em um evento que vai ocorrer nesta segunda-feira, às 19hs, no Sandri Palace Hotel, no bairro Fazenda, em Itajaí, a sigla volte a brilhar como nos velhos tempos.
Uma penca
Além de Zanelatto é esperado que uma penca de possíveis pré-candidatos vistam a camisa, digo, assinem a ficha de filiação e, a partir dessa mobilização o partido com o maior número de filiados, seja visto com outros olhos na terra papa-siri. O que se espera é o retorno de lideranças e, também, novos nomes se apresentem.
Tem trânsito
O Zanelatto tem circulado com desenvoltura e conversado com várias lideranças políticas de Itajaí. Será que o taliano encara a possibilidade de ser uma alternativa ao atual cenário? O que se percebe é que Tarcísio, tem um bom trâmite tanto na oposição, quanto na situação do atual governo. Hummmm...
Taquarinhas
O vereador André Meirinho (Progressistas) apresentou para o deputado estadual bocudo e entisicado, Ivan Naatz (PL), sobre a possibilidade da Caixa Econômica Federal, disponibilizar ao Estado os terrenos na praia de Taquarinhas e, em contrapartida, o local passasse a se chamar “Parque Estadual Taquarinhas Caixa”, através de patrocínio de naming rights.
Caixa
Naatz, que é autor da lei que está em tramitação na Alesc, que cria o Parque Estadual da Praia de Taquarinhas, gostou da ideia e até convidou Meirinho para participar da próxima reunião com bancão estatal. Os dois, que são de partidos diferentes, demonstraram que os interesses de Balneário Camboriú e da Santa & Bela Catarina são maiores que partidos políticos. Bacana!
Não deu bola
Já quem não pensa assim é o prefeito pop star, Fabrício Oliveira (New-PL), que não se mobilizou em relação à solução apresentada pelo vereador, já que o mesmo faz parte da oposição. O rei do pop deveria aprender com Naatz, já que tem pretensões maiores para os próximos anos.
BBB de Bombinhas...
As ruas da capital da Taxa de Agonia e Paciência, ops, Taxa de Preservação Ambiental (TPA), são monitoradas por diversas câmeras de segurança, administradas pelo Departamento Municipal de Trânsito (Demutran).
Bizolhudas
Acredita-se que a utilidade dessas câmeras bizolhudas nas vias de Bombinhas, seja exclusivamente para organização do trânsito, aliando tecnologia à atuação do Departamento responsável. Porém, não é bem isso o que acontece...
Acesso exclusivo?
Na semana que passou, filmagens de um veículo realizadas pelas câmeras de monitoramento de acesso ‘exclusivo’ pelo órgão de trânsito Municipal, foram publicadas em perfis pessoais de redes sociais da secretaria de turismo e de seu filho, que é servidor público municipal lotado na Fundação de Meio Ambiente (Famab).
“Faz um pix pra minha irmã”
Portanto, nenhum deles pertencentes ao Demutran. A divulgação das imagens pretendia atingir um condutor que supostamente teria causado danos a uma caranga de propriedade de familiar dos servidores. O tom da divulgação era de efetiva ameaça, em que o servidor da Famab pede para o suposto causador do prejuízo fazer “um pix pra minha irmã” (no caso, a proprietária do veículo).
Big Brother Bombinhas 2023?
Dessa divulgação de filmagens para uso exclusivo do Demutran para pedinchar ressarcimento de danos pessoais à alguém, ficou uma série de dúvidas: como servidores que não atuam no departamento de trânsito de Bombinhas, tiveram acesso às imagens?
Será que será?
Poderia qualquer cidadão acessá-las, apropriar-se delas e divulgar em redes sociais? E mais, para fins exclusivamente privados, de ressarcimento de danos pessoais? Finalmente, quem tem, na prática, o acesso às filmagens? Será que Bombinhas tá recebendo o BBB 23, sem ter avisado o povo da city, capital do mergulho?
Gosta de dar uma “espiadinha”
Os linguarudos de plantão assopram que a secretária de Turismo, que, curiosamente, é madrasta do prefeito Paulinho Bagual, ops Dalago (Podemos), permanece intocada no cargo apesar de ter divulgado as imagens obtidas ilegalmente.
Zóio da rua
Já o filho da madrasta teria sido mandado pro olho da rua, digo, exonerado, segundo o próprio prefeito Paulinho, teria divulgado em rede social. Ambos servidores teriam, além de prevaricado, violado sigilo, o que é crime pelo código penal.
Explicações
Para obter mais informações sobre as “espiadinhas”, a vereadora BB: bocuda e bonitona Isabela Camile da Silva dos Santos, a Isa a bela (PSDB), protocolou, em caráter de urgência, um pedido de informações para que a prefa se coce e, esclareça quais medidas adotou contra os servidores envolvidos, sendo que este pedido será pautado na sessão da câmara de vereadores nesta segunda-feira.
Vai pra cima
A vereadora Camile, conta com o comparecimento da sessão para pressionar os seus pares para que aprovem o requerimento. Além disso, a parlamentar, oficiou à Delegacia da Polícia Civil de Bombinhas para que investigue os fatos e encaminhou representação ao Ministério Público da Santa & Bela Catarina com a denúncia do ocorrido.