Nelson Nitz
O colunista lamenta profundamente o falecimento do empresário e ex-vereador Nelson Nitz, que ajudou a escrever a história de Balneário Camboriú. Meus sentimentos aos seus familiares. O homem se vai, mas seu legado permanece.
Cúpula das Famílias
Políticas públicas inovadoras da Dubai brasileira, Balneário Camboriú, foram apresentadas na Cúpula Mundial da Família 2023, evento ligado à ONU, pelo prefeito pop star Fabrício Oliveira nesta quinta-feira. O evento começou na quarta e se encerrou na quinta, sendo que nesta sexta haverá visita dos membros das delegações na Casa da Família, onde conhecerão o trabalho desenvolvido.
Exemplo
O modelo de desenvolvimento econômico aliado ao cuidado com as pessoas foi o tema do “case” de BC, que muito agradou as delegações dos países presentes, assim como a presidente da Organização Mundial da Família, Deise Kustra, e o diretor-executivo da Unitar, Instituto das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa, Nikhil Seth, todos muito elogiosos em suas manifestações sobre o apresentado na palestra do prefeito.
Internacional
Saúde, Meio Ambiente, Infraestrutura e Inclusão Social foram os destaques da palestra. Iniciativas como a conclusão do sistema de esgotamento sanitário, alargamento da faixa de areia da praia Central, a série de programas sociais oferecidos através da Casa da Família e o enfrentamento à pandemia de covid-19 estiveram presentes na apresentação que o prefeito fez na Cúpula Mundial, que alavancam Balneário Camboriú para um patamar internacional. Show de bola.
Desenvolvimento Agrário
O coordenador do Ministério do Desenvolvimento Agrário na Santa & Bela Catarina, José Fritsch, acompanhado dos presidentes do PT pexêro, o carequinha Gerd Klotz, e da Dubai brasileira, Mozart Serpa, visitaram o socadinho escriba. Fritsch já foi prefeito de Chapecó e ex-candidato a governador da Santa & Bela Catarina.
Fortalecimento
José Fritsch assumiu em fevereiro e, mesmo com as dificuldades do órgão que teria sido praticamente desmontado na gestão passada, tem conseguido avançar em ações importantes, como a ampliação do Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e a implantação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que incentiva a produção e a compra de alimentos produzidos pelos pequenos agricultores.
Alimentação
O coordenador do Ministério do Desenvolvimento Agrário quer que tenhamos a produção de alimentos saudáveis (os orgânicos) sem o uso de agrotóxicos. E, além disso, tem buscado parcerias com outras instituições, como prefeituras e entidades de assistência técnica e extensão rural.
Produtividade
O intuito é fortalecer a cadeia produtiva e promover o desenvolvimento integrado do setor,. O bagrão do Desenvolvimento Agrário também tem trabalhado para garantir o acesso dos agricultores familiares a linhas de crédito, tecnologias e capacitação, visando aumentar a produtividade e a qualidade dos produtos agrícolas.
Erro infantil
A polêmica em torno da inscrição da filha do vice-prefeito, o sabe de nada Marcelo Saldré, ops, Sodré (PDT), para uma concorrida vaga no Conselho Tutelar, continua dando o que falar. Depois da revolta dentro do PDT, com uma divisão dos apoios bem ao estilo “tudo pra quem manda e nada pra quem carrega o piano”, agora a polêmica está no erro infantil cometido na juntada da papelada.
Sem jeitinho
A presidente do Conselho da Criança e do Adolescente, Nádia Regina Motta, em um extenso áudio de mais de oito minutos, quase encheu de esperança o coração deste socadinho pois, no começo do longa-metragem, ops, do áudio, afirmou que não vai ter nenhum jeitinho pra filha do vice-prefeito corrigir a burrada.
Hoje não, hoje sim
Mas do meio pro fim do podcast, ops, do áudio, a presidente do Comdica frustrou o colunista, dando a entender que dentro dos prazos de recurso a pupila da Kátia Saldré, ops, Sodré, vai poder juntar uma declaração firmada em cartório dizendo que mora com os pais pra suprir a falta de comprovante de residência em nome próprio. Quem muito se explica, acaba se complicando hein?
Regra é clara
Dei aquela bizoiada no edital para as inscrições, já que odeio cometer injustiças, mesmo sendo zarolho, e pra mim está muito claro que a juntada de documentos deve ser feita no ato da inscrição. A própria cláusula citada pela chefona do Comdica diz isso: “deverão ser apresentados, por ocasião da inscrição, os seguintes documentos (...)”. Na explicação, Nádia confirma que a filha do vice-casal não juntou o documento.
O jeitinho
Nádia, ao afirmar que a filha do vice-casal pode juntar uma declaração junto com o recurso, deixa claro o que este pançudinho não acreditava que ocorreria com o Comdica, órgão tão respeitado e importante para as crianças e adolescentes. Seria a influência histórica do PDT? Continuo, mais um pouquinho, acreditando que não, e que a dona Nádia repense bem com seus conselheiros.
Sem documentos
Até porque, a regra do recurso prevista no edital que a presidente do Comdica mencionou na extensa mensagem de áudio não prevê a juntada de novos documentos no recurso. Pra dizer que não é jeitinho, o edital deveria prever a possibilidade de documentação depois do prazo de inscrições. Pra quem entende de administração pública, tudo precisa estar escrevinhado, digo, previsto em lei ou edital, diferente disso é jeitinho!
Posse da Comtur
A nova diretoria do Conselho Municipal de Turismo da Dubai Brasileira tomou posse na quinta-feira. Dirce Fistarol assumiu a presidência do conselho da matriz econômica da Dubai Brasileira. O cargo antes era ocupado pelo secretário de Turismo, Thiago Velasquez, substituto de Geninho Goés.
Deu política
O evento contou com a participação dos nobres edis da casa do povo da praia alagada, ops, alargada, bagrões estrelados, o prefeito pop star, Fabrício Oliveira (New-PL), e o deputado bocudo e entisicado Ivan Naatz (PL), entre outros figurões. O evento parecia mais uma reunião política do que a posse de um conselho tão importante pra Maravilha do Atlântico.
Grupinho
Nesse evento ficou mais claro o que venho escrevendo nessa coluna: o MDB hoje é o partido que manda na cidade. Em uma das mesas estava o covil MDBista, formado por Nilson Probst, Marcelo Achutti e a Delegada Magali. Juntamente com Kaká Fernandes (Podemos) e o secretário Omar Tomalih. Além disso, fiquei sabendo que em todos os eventos esse grupinho só senta juntinho.
Não apareceu
Quem não apareceu na posse foi o deputado mais sorridente do sul do mundo, Carlos Humberto (PL), ele que, assim como Naatz, é membro da Comissão de Turismo na Alesc e nem deu as caras.
Ranger os dentes
Como o sapatinho, digo, Carlos Humberto, quer ser prefeito da Dubai se nem aparece em eventos assim? Quem também não estava presente foi o subprefeito Elizeu Pereira (MDB). Os perdigueiros assopram que as falas inconsequentes dele na entrevista na rádio Menina estremeceram os altos da Dinamarca e fez o rei do pop ranger os dentes de porcelana. Oh, dor!
Não apareceu 2
Falando em dentes de porcelana, quem também não apareceu foi o presidente da casa do povo, David La Barrica (Patriota). Nosso new boy e clone do prefeito pop star ainda se recupera da cirurgia nas pálpebras. Fiquei sabendo que a “beleza” de David vem incomodando muito os outros edis e puxas de plantão que querem andar coladinho com o pop.
Senador
O que deixou o prefeito rei do rock com a boca nas zorelhas, em largo sorriso, foi o comentário do deputado Ivan Naatz, que aproveitou o discurso na posse do Comtur para lançar (novamente) a pré-candidatura, bastante antecipada, de Fabrício ao Senado.
Zero sete
Como bom marqueteiro, o pop, que já pensa lá na frente, voltou a aparecer nas redes sociais, e tem tirado fotos com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), tentando surfar na onda do Seif, e talvez virar o filho 7. Além das medidas, como a tarifa zero (que os bocudos afirmam que é populista. Arreda, raça de infelizes!), para ganhar a graça do catarinense.
Semasa
O ex-governador com cara de padreco, Raimundo Colombo (PSD), foi convocado como testemunha pra contribuir com a Comissão Parlamentar de Inquérito sobre a Secretaria de Águas e Saneamento (Semasa) da capital do pinhão. A CPI investiga o rumoroso caso da limpeza pública envolvendo a empresa Serrana e o município.
CPI
Colombo, assim como outros ex-prefeitos de Lages, está sendo ouvido na CPI, e teria sido convocado porque o Semasa foi criada durante sua gestão como prefeito. A empresa Serrana fez trocentos estado afora e levou, assim como o prefeito de Lages, Antônio Ceron (PSD), uma montoeira de alcaides pro xilindró, acusados de supostamente terem recebido propina da empresa.
Ovo
O problema é que o relator da CPI, vereador Jair da Costa Teixeira Junior (Podemos), ao questionar Raimundo, perguntou se ele seria sócio oculto da empresa Serrana. E, não contente, o vereador questionou o porquê do nome dele (Colombo) na investigação do nebuloso caso da Odebrecht, na planilha, seria citado como “ovo”.
Circo...
Os questionamentos tiraram Colombo do sério. Ele quase infartou, digo, endoidou, e pontuou que não era investigado e nem aparecia no processo, e que o vereador estava fazendo um circo. Além disso, descascou que não ia citar o apelido que chamavam o parlamentar na cidade. Credoemcruz!