JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Faz o L
Partidos de esquerda da city pexêra se reuniram
 
Já possui cadastro? Faça seu login aqui.
OU
Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.
Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?
Tudo pelo poder
Na semana passada, após a visita do Robison Coelho (PL), a coluna estampou algumas notas sobre a obsessão que o pré-candidato parece ter pelo poder. Na conversa durante o rasante na choupana, deu pra sentir que Robison pode abraçar Deus, o Diabo ou ambos, se precisar, pra chegar ao cargo de prefeito. Isso é deprimente, e alguns abelhudos vieram no zapzap dar pilha.
Congresso da Direita
Robison está escalado pra palestrar em um Congresso da Direita Conservadora, ao lado do seu principal padrinho na candidatura a prefeito de Itajaí, o prefeito da Dubai brasileira, pop star Fabrício Oliveira (New-PL). Já é uma vergonha ele precisar de alguém de fora para se cacifar como candidato em Itajaí, mas o que os abelhudos têm questionado é a conveniência de Coelho em ser de “direita”.
Lá no costado?
Esses disseminadores da discórdia querem saber se o Robison tem coragem de falar pros seus colegas portuários, lá no costado, defendendo a direita, mesmo sabendo que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não deu conta de fazer a nova concessão do Porto de Itajaí, atrasou todo processo e foi um dos grandes culpados de deixar o porto nessa merda. “Ele é de direita onde lhe convém, só pra chegar ao poder”!
Sem a Campagnolo
Também gerou questionamentos a exclusão da campeã de votos a deputado estadual Ana Campagnolo (PL) no tal Congresso. Se tem alguém que representa a direita no estado, e isso a urna comprovou, é ela, goste ou não. Mas Coelho, pela cegueira de chegar ao poder, teria manobrado para evitar que ela estivesse no evento, só porque a deputada trabalha pro galego Rubens Angioletti (PL) ser prefeito.
Nem deu bola
Outra frente que Robison tenta para a sua candidatura a qualquer preço é uma aliança com o governo do barbudinho Volnei Morastoni (MDB), na surdina, é claro, para não ficar tão feio, já que ele bateu por quatro anos no prefeito. Coelho chegou a usar o cargo para marcar uma audiência com o prefeito e tentar se aproximar, mas testemunhas afirmam que o barbudinho nem deu bola e fez cara de paisagem.
Estado fora
Robison ignorou o fato do estado de SC, do qual ele é secretário de Portos, não ter nenhuma gerência administrativa sobre o Porto de Itajaí e foi se colocar à disposição do prefeito, mesmo não podendo ajudar em nada. Na verdade, o primeiro objetivo dele era um pretexto (bem furado) para se aproximar do barbudinho e se jogar de corpo e alma pra ser a alternativa oculta do governo.
Segundo objetivo
E depois, como segundo objetivo da visita, se alguma coisa der certo pro porto no futuro, quem duvida que ele vai querer se anunciar como pai da criança? Oportunismo! A conta de Coelho para abraçar Deus e o Diabo é essa. Se der certo, eu ajudei, eu fui o cara... se der errado, ele vai dizer que o estado não tem gerência sobre o Porto de Itajaí. Tenho um pé atrás com quem sempre ganha!
Como seria?
Esses linguarudos ficam imaginando como seria a postura de Robison se o seu candidato a deputado federal Paulinho Figueirense, ops, Bornhausen (PSD), e o candidato dele ao governo do estado, Gean Loureiro (União Brasil), tivessem ganhado a eleição. Será que Coelho encostaria no Jorginho e no PL, ou grudaria no Paulinho e no Gean? Alguém tem alguma dúvida?
Pá de cal
A pá de cal que confirma a teoria dos linguarudos sobre apego ao poder a qualquer preço veio com as notas que mostram Robison se unindo ao grupo do todo-poderoso da piramidal pexêra, o Fabinho Rezes (PSC), junto com Osmar Teixeira (SD) e Rubens Angioletti (PL). Desse jeito, toda semana ele abandona um pra abraçar outro, parece uma biruta de aeroporto!
Gostava mais
Confesso que eu gostava mais quando Robison não tentava agradar todo mundo, tinha uma posição firme e a defendia com veemência, agora ele só quer surfar em coisa boa e fugir do ônus de suas escolhas. Como ele anda bem queimado com muita gente por ser oportunista, só vai se enterrando mais e mais.
Blog do JC
O leitor destas mais do que atazanadas linhas, além da coluna que completa 22 anos no mês de julho vindouro, pode bizolhar também o Blog do JC no DIARINHO.net, com o destaque pra cassação pelo TSE do prefeito de Brusque e seu vice, por conta de interferência do véio da Havan no pleito municipal de 2020. Espia lá!
Reunião
Como a coluna já havia antecipado, vários partidos de viés democrático de Itajaí se reuniram na noite desta quarta-feira para conversarem sobre as eleições do próximo ano. Seis estiveram representados por seus presidentes: PT, PCdoB, PDT, Psol, PSD e Solidariedade.
Não foram
O PSB e o Cidadania justificaram sua ausência nesta reunião, mas confirmaram a intenção de estarem juntos e a presença na próxima, dentro de duas semanas. Segundo os participantes ouvidos pelo pançudinho escriba, a reunião foi de alto nível e considerada por todos como um feito político histórico na cidade.
Experiência
Coube ao presidente do PT pexêro, o carequinha Gerd Klotz, abrir a reunião. Ele destacou a preocupação de que Itajaí se desenvolva economicamente de forma sustentável, com geração de emprego e renda, com saúde e educação de qualidade e políticas públicas e acolhimento às crianças, aos idosos, às mulheres e à população mais vulnerável “e isso só será possível se a cidade for administrada por quem tem esses compromissos, e experiência política-administrativa comprovada”, discursou Gerd.
Aventureiros
Para Klotz, “ou os partidos democráticos de Itajaí se unem em defesa da cidade e de seu povo, ou os aventureiros políticos, gente sem história de vida pública consistente, que trocam de toca como birutas de aeroporto se deixam levar pelos ventos de ocasião, ‘lacradores’ e caçadores de ‘likes’ de redes sociais e berreiros nos microfones, levando Itajaí ao discurso de ódio”, caceteou o vermelhinho.
Ações
E continuou: “de falso moralismo, falsa religiosidade, caos social e político, que nos últimos anos infelicitou o Brasil e o colocou como pária mundial, situação que agora está mudando com o presidente Lula implantando políticas públicas que beneficiam todos os brasileiros, como o Farmácia Popular, saúde para todos (Mais Médicos) e retomada das obras públicas e tantas outras ações”.
Defesa dos trabalhadores
O presidente estadual do Solidariedade, Oswaldo da Mancha Branca Mafra, informou que todas as centrais sindicais de trabalhadores “estarão apoiando frentes democráticas como a nossa de Itajaí e tudo farão para alertar os trabalhadores para que apoiem as forças políticas que o defendem e rechacem aqueles antidemocratas que sempre atacaram os direitos e conquistas dos trabalhadores como faz a extrema-direita bolsonarista que não perde chance de retirar direitos, atacar os trabalhadores e defender os muito ricos”, ressaltou.
Porto
O representante do Psol, Alex Stein, destacou a importância de se pensar em políticas de mobilidade urbana e da melhor comunicação em relação ao porto de Itajaí, “cujo caos atual é de responsabilidade do governo Bolsonaro que quis mudar o modelo de gestão municipalizada em seu último ano de mandato, gerando a fuga de cargas para outros portos e provocando desemprego e perda de arrecadação, prejudicando a economia da cidade”, destacou.
A “conta” é dos bolsonaristas
Para o presidente do PDT, o vice-prefeito Marcelo Saldré, ops, Sodré, essa conta deve ser cobrada do governo Bolsonaro e de seus defensores e apoiadores, “pois se não fosse a interferência do governo bolsonarista de extrema-direita, o porto estaria bombando”. Segundo Sodré, este quadro, felizmente, deve mudar a partir de junho com a retomada da movimentação de cargas já sinalizada por vários armadores, garantiu.
Plano de governo
O presidente do PDT pexêro, Sodré, propôs ao grupo de partidos democráticos que o quanto antes “devemos construir um plano de governo com os partidos presentes ouvindo a população nos bairros, anotando os sentimentos e desejos do nosso povo, para no momento oportuno apresentar uma proposta plausível e realista de governança municipal visando melhorar a vida das pessoas”, recomendou.
Décio Lima e Lula
O presidente do PSD, o Baga, destacou que “é fundamental que o governo federal do presidente Lula se faça presente em Itajaí, investindo recursos em obras e políticas públicas necessárias para nossa cidade” e juntamente com os demais representantes partidários presentes destacou a importância de Décio Lima, atual presidente nacional do Sebrae, ser o articulador destas demandas e estar presente logo que possível em um dos próximos encontros deste bloco democrático da política pexêra.
Diálogo
Sara Ternes, presidente do PCdoB, propôs que outras forças democráticas sejam procuradas para se juntar a este bloco. “Aceitamos conversar com todos os democratas que mesmo que divirjam em alguns aspectos tenham compromisso com a defesa do estado democrático de direito e queiram o bem-estar de todo o povo sem radicalismos como os da extrema-direita bolsonarista. Com fascistas não podemos dialogar, já os democratas serão bem vindos a este projeto por uma Itajaí cada vez melhor”, destacou Sara.
Desmascarados
O presidente do PT, Gerd Klotz, encerrou a reunião destacando a força política deste bloco democrático e seu compromisso com o futuro de Itajaí, “que precisa crescer e se desenvolver com qualidade de vida sem ódio e histeria golpista dos ditos “conservadores”, que a cada dia estão sendo desmascarados pela justiça brasileira, recebendo visitas da PF e sendo condenados pela justiça por seus maus feitos, abuso do poder econômico, corrupção deslavada e discurso de ódio incompatível com o Brasil que queremos e uma cidade feliz que nós os democratas desejamos”, detonou o alemão pexêro da rua Brusque.
Gostam de uma ONG...
Depois da tentativa frustrada da contratação de uma ONG pra pegar, digo, cuidar, dos moradores de rua da Dubai brasileira pela Secretaria da Inclusão Social, a minha musa pink Christina Barichello e o diretor da pasta, o cérebro, digo, João Passos, parecem não desistir de contratar outra ONG pra fazer o trabalho que é da prefa.
Vira mês
A contratação da ONG pra cuidar dos mendigos não deu certo por supostas irregularidades que até o momento não devem ter sido sanadas ou explicadas, porque passa semana e vira mês entra dia e a bendita contratação milionária continua suspensa.
Caneteou
Quem caneteou a suspensão foi o então prefeito em exercício David La Barrica (Patriota), que quando começou a esquentar as areias, digo, o buchicho de que podia ter caroço no angu, resolveu dar uma canetada e suspender a contratação. E olha que, apesar dos zoinhos da pink e o do cérebro ficarem em lágrimas, o contrato segue brecado.
Nem um pio
Rolou comissão na câmara de vereadores da casa do povo da praia alagada, ops, alargada, e mesmo assim, nada de ter uma redenção na contratação. O prefeito pop star Fabrício Oliveira (New-PL) retornou ao cargo e não deu um pio sobre o caso.
Ensurdecedor
O grande problema é que, apesar de “brecada”, a brincadeira custou mais de 600 mil aos cofres públicos, espirrados, digo, pagos, antes mesmo do serviço ser prestado. E não se sabe se o contrato volta, se alguém vai ter ou devolver os valores ao erário público. Só aquele silêncio ensurdecedor...
Dupla de dois
Agora, a dupla de dois, pink Christina e cérebro Passos, resolveu fazer um novo chamamento pra contratar outra ONG. Desta vez pra para ações humanitárias internacionais. Ou seja, descobriram que venezuelanos e haitianos estão por aqui. O engraçado, digo, o caso é sério, porque eles estão falando português melhor do que a dupla, que quer tirar da prefa o que eles tem que fazer. Pracabá!
Cadê a devolução?
Nada contra as Organizações Não Governamentais que muitas vezes, na ausência do estado, fazem e prestam um excelente trabalho. Contudo, não dá, né, meu povo! No caso da casa de passagem e a abordagem social, contrataram a ONG, deu chabú e... A prestação de contas deveria ter sido feita dia 30 de abril, será que foi feita? Oh, dor!