Oposição em movimento
O procurador-geral da piramidal pexêra, Cícero Zucco (PSDB), usou de seus dotes culinários para atrair as lideranças de oposição ao governo do barbudinho Volnei Morastoni (MDB) num rega-bofe na noite da última terça-feira. Os convites para a conversa partiram do todo-poderoso secretário de Comunicação da Câmara, Fabinho Rezes (PSC), e seu fiel escudeiro Jorge Negão (PSB). Só gente fina, elegante e sincera...
Base forte
No encontro do time estavam os vereadores que dão sustentação ao presidente da piramidal, o ex-comunista Marcelo Werner (PSC) e o ex-candidato a prefeito pela oposição Robison Coelho (PL). Durante o encontro, o Miacho Otto da Farmácia e o dublê de pastor Adriano Klawa, ambos vereadores sem partido, confirmaram que devem se juntar ao time do Fabinho. O devoto Beto Cunha (PSDB) também estaria só aguardando a janela de filiações.
Números não mentem
Fabinho e Jorge mostraram ao grupo uma análise dos números das últimas eleições e a previsão da conta considerando a redução do número de candidatos e partidos com nominatas. Pelos números que não costumam mentir, se os partidos, bases e lideranças presentes no jantar estiverem unidas, as chances de vitória do grupo são grandes. Resta saber se conseguem apaziguar tantos egos e interesses, as vezes, quase nada republicanos.
Puxou a fila
O Sancho Pança Osmar Teixeira (SD), que também está bem alinhado ao projeto de partidos do Fabinho e do Jorge, puxou a fila nos discursos dos pré-candidatos presentes. Osmar falou, e Fabinho concordou, que mesmo desejando muito ser candidato a prefeito seu objetivo maior é a unidade do grupo e a construção de novos rumos políticos pra city. “Quero ser, mas minha vontade se submete ao grupo”.
Experiência passada
Único da mesa que já enfrentou uma eleição majoritária, o ex-vereador Robison Coelho (PL) contou um pouco da experiência de 2020, quando unificou a oposição, mas lançou tarde demais a sua candidatura. Coelho reforçou a importância de estarem juntos, respeitarem critérios de escolha de candidatos e, o mais importante, irem atrás da estrutura pra candidatura, que faltou em 2020.
Todos concordaram
No fim, todos os pré-candidatos presentes, Rubens Angioletti (PL), Osmar Teixeira (SD) e Robison Coelho (PL), concordaram que isolados não terão a força que terão se forem candidatos do grupo unido. Pra um quebra gelo inicial, a conversa foi muito melhor do que muitos pessimistas jogavam praga. Agora é só administrar os egos, definir os critérios e cair na estrada!
Anna importante
Antes de forrarem o bucho com a comida do Dr. Zucco, as lideranças pontuaram que é importante reaproximar o grupo da minha ex-musa BBB Anna Carolina (PSDB), que anda meio descontente com os rumos da oposição, mas tem um capital eleitoral e uma história de alinhamento que devem ser respeitados. Missão espinhosa, mas necessária, pra dupla Fabinho e Jorge.
Quanto mais melhor
O presidente da piramidal pexêra foi encarregado de finalizar a reunião. Marcelo Werner afirmou que quanto mais candidatos e lideranças o grupo lançar nesse momento, mais fortalecida ficará a chapa que representará a oposição. O ex-comunista defendeu que o momento é de todos colocarem o nome à disposição, com respeito mútuo entre as lideranças. Desse jeito um ajuda o outro.
Mala pronta
Quem tá de malas prontas, segundo os linguarudos de plantão, é a vice-prefeita da capital do marisco, a professora Juraci. Mas não é do cargo de vice de Penha. A informação que corre, feito rastilho de pólvora, é que ela tá de saída do MDB, partido que é filiada há trocentos anos.
Futuro político
Professora Juraci tem recebido convite de uma penca de partidos, e os fofoqueiros assopraram aos ouvidos desse pançudinho escriba que o que mais balançou foi o PL, pra disputar as eleições ano que vem.
Sobra nomes
Coço o cocuruto devastado pelo tempo com uma questão matemática: o PL da terra do Beto Carrero já tem como pré-candidatos o vereador Rei Italiano, o ex-candidato a prefeito de 2020 Isac da Costa e o ex-vice-prefeito Lindomar Schulle. Tem espaço pra Juraci???
Bora curtir
Do outro lado da vala parece tudo estar indo bem (contém ironia). O prefeito Liba Top, ops, Fronza (UB), vai descansar, de férias, enquanto a Praça Central está há quase um ano destruída. O MP está de olho nas irregularidades e o povo não aguenta mais mandar a caranga para a oficina de tantos buracos nas ruas.
Dublê
Na verdade, do jeito que a cidade está com o prefeito estando nela todos os dias, se ele sair nem vai fazer falta. Não consegue resolver o básico. Bora descansar Liba, porque o dublê de prefeito Ademir Foguinho toma conta de tudo, ou melhor, continua fazendo o que já faz todos os dias. Faz o L, ou seria, faz o A?
Suspenso
A licitação para contratação de guardas armados para as escolas foi suspensa em Navega City. E aí excelência excelentíssima Adriana Educa Macarini? A senhora não disse que logo o prefeitão Liba Top, ops, Fronza (UB), resolveria tudo?
Patinho feio
Navega City é uma das poucas cidades da região que não conseguiu resolver o problema. Será que é porque o prefeito Liba acha que postar foto rezando já é suficiente para cuidar das crianças?
Um km em um ano
A prefa de Navega City e o blogueirinho passeador, ops, prefeitão Liba Fronza, não param de falar nas redes sociais que já asfaltaram mais de 1 quilômetro da José Juvenal Mafra. Alguém avisa que tá ficando feio falar disso porque a obra já tá quase completando um ano e eles não conseguiram chegar a 2 quilômetros.
Bagunça generalizada
Em Navega City, tá difícil entender as decisões do prefeito Top. Não é à toa que estejam chamando a cidade de tudo pode. Quem anda pelos corredores garante que o governo do alcaide desandou geral.
Fora de ordem
Quem toma as decisões não é o prefeito e sim o dublê, ou seja, o chefe de gabinete Ademir Foguinho. Quem assina é o cabeça branca (sem lancha), Ditmar. A secretária de Esporte virou assessora pessoal do prefeitão Liba e, para finalizar, o secretário de Assistência Social virou o manda-chuva da Comunicação.
Inédito
Se o prefeito Liba Top, ops, Fronza (UB), queria fazer um governo inédito, conseguiu. Nunca antes se viu tanto mimimi pra pouco tititi. Se os corredores da prefa falassem, o alcaide que hoje está totalmente perdido estaria lascado. Faz o L.
Bem avaliado
O deputado federal de primeiro mandato Jorge Goetten (PL) está entre os 30 parlamentares mais bem avaliados da câmara. A classificação leva em conta votações, projetos e zelo com o dinheiro público. O catarinense Jorge Goetten ocupa a 28ª posição no ranking dos políticos mais bem avaliados da Câmara dos Deputados.
Entre os 30 melhores
Ao todo, são 513 parlamentares que fazem parte da Câmara Federal, em Brasília, de modo que Goetten ganha destaque entre os 30 melhores. A classificação é divulgada periodicamente pelo Ranking dos Políticos, uma iniciativa independente da sociedade civil que avalia políticos brasileiros com base em três pilares principais: antiprivilégios, anticorrupção e antidesperdício.
“Mais que minha obrigação”
O site procura ser uma radiografia do Congresso Nacional. O deputado diz que iniciativas como essa, de avaliar os políticos, são muito positivas. “Somos funcionários do povo. Quando eu fui candidato eu já sabia que se eleito eu teria que trabalhar pra mostrar resultados e com muito zelo pelos recursos públicos, então penso que não faço nada mais que minha obrigação”, relata.
A classificação completa dos deputados e senadores pode ser acessada pelo https://politicos.org.br/Ranking.