Comunicação
O secretário de Comunicação da prefa do outro lado da vala, em Navega City, Aldo Decker, o diretor da pasta, Rodrigo Ramos, mais conhecido por Jesus, por conta do cabelão e cara de Cristo, e a jornalista Andrea Artigas visitaram o socadinho escriba.
Cortesia
Foi uma visita de cortesia do abobrão que recém-assumiu o cargo na Comunicação, o Aldo, do seu diretor, Rodrigo, e da Andrea, que é assessora especial-direta do prefeito Liba Top, ops, Fronza (União Brasil). O trio também contou que um grande pacote de obras deve ser anunciado em breve pelo alcaide.
Bonecões do Posto
Repercutiu tanto a coluna sobre as sessões enfadonhas na piramidal pexêra e o teatro medíocre capitaneado pelos vereadores conservadores, o beato Beto Cunha (PSDB) e o pastor-vereador Adriano Klawa (sem partido), que até vozes do legislativo sopraram que, na verdade, os dois não são pilhados por seus assessores, mas sim manipulados na caruda pelo Fabinho Rezes, como se fossem bonecões de posto. Faz sentido...
Usando os dois
Os linguarudos garantem que Fabinho tá usando os dois como franco-atiradores contra o governo do barbudinho Volnei Morastoni (MDB), só pra não ficar tão escancarado o jogo de bater sem dó em busca de cargos e aquele famoso “acerto” para recomposição da base governista. Klawa e Beto estariam tão cegos e surdos, que só ouvem o todo-poderoso secretário de Comunicação da piramidal.
Conselhos
Os dois nem estariam mais ouvindo suas assessorias, que são engolidas pela voracidade do Fabinho em voltar pro conforto dos cargos no governo. Durante as sessões, testemunhas vêem a dupla saindo pros bastidores e se aconselhando com Fabinho sobre a próxima maldade que vão falar. Estão jogando na lama toda a instituição, só pela birra do todo-poderoso dono da piramidal.
Povo afastado
É por isso que o povo não aguenta ir na sessão da câmara. Se não tem nenhum assunto de interesse do povão, ninguém senta no plenário pra assistir ao show de horrores dos nossos amados heróis do legislativo. Pra ficar ruim, a qualidade das sessões precisa melhorar muito. Mais da metade das vezes que abrem as bocas, os vereadores não produzem nada que preste. O povo tá certo em não ir!
Segurança nas escolas
Na Alesc, votaram a favor da da Lei Complementar 826/2023, do governo estadual, que institui o Programa Escola Mais Segura, e que tem como objetivo principal convocar policiais aposentados para atuarem como guardas armados nas escolas públicas estaduais.
Emergencial
O projeto foi uma ação emergencial do Executivo e Legislativo para criar uma sensação de segurança entre a sociedade catarinense diante da tragédia de Blumenau. O deputado Ivan Naatz (PL) fez observações quanto à complexidade do problema como um todo.
Bom senso
“Trata-se de um problema complexo no mundo todo. Na sequência, precisamos atacar as causas e não somente as consequências, precisamos ouvir mais especialistas e menos políticos”, afirmou o sensato Ivan Naatz.
Aumentou
Naatz acrescentou que só armar e policiar escolas não resolveu o problema da violência e dos ataques de ódio em nenhum país do mundo, citando o caso dos Estados Unidos, “onde este tipo de ocorrência até aumentou, segundo as pesquisas dos últimos anos.”
Política de prevenção
Para o deputado Naatz, é preciso ainda investir e implantar uma política de prevenção via monitoramento de redes sociais, treinamento e conscientização de pais e professores com base na observação de comportamentos e sinais de jovens e adultos com personalidades propensas à violência.
Recursos humanos e infraestrutura
“Não adianta só gastar dinheiro com o policiamento e a segurança armada. Serão cerca de R$ 61 milhões ano com esta nova legislação. É preciso também investir em recursos humanos e na infraestrutura para melhoria das escolas estaduais, o que ajudará a criar um clima mais positivo tanto para estudantes como para professores”, conclui.
Ficou feio
Na abertura do Gideões de Camboriú, estavam todos alinhados, de roupa social, gente bonita, elegante e sincera. Quem destoou foi o procurador do município, que estava de bermuda. Há quem diga que o prefeito Elcio Bisturi Kuhnen (MDB) ficou fulo. A crentalhada toda com a roupa da missa, digo, do culto, e o procurador parece que estava na praia... Oh, dor!
Projeto 2024
O Partido dos Trabalhadores da city pexêra convidou presidentes de outras siglas pra se reunirem pra pensar um projeto pra Itajaí a partir do ano que vem. Seriam sete partidos, o PT, PCdoB, Solidariedade, PSB, Cidadania, Psol e PDT que já estariam confirmados. Outras duas ou três siglas podem se juntar ao grupo. Hummmm...
Despedida
Quem vai assumir uma missão na Amfri, no Departamento de Comunicação, é o atual chefe de gabinete do prefeito da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, o Fabio Borba. O homem forte do prefeito Elcio Bisturi Kuhnen (MDB) se desliga da prefa.
Fiel
Contudo, ao que tudo indica, Fábio continuará sendo o fiel e leal escudeiro do prefeito médico. Fábio foi chefe de gabinete nos primeiros seis meses de governo, em 2017, depois foi para a Cultura, e por último havia retornado ao gabinete a pedido do alcaide.
Amizade de outros tempos
Fábio e Élcio sempre foram amigos. Antes mesmo da política, os dois já trabalhavam juntos. Na época em que Fábio tinha uma editora, Élcio já estampava a capa de uma revista feita pelo amigo como o médico que fez o maior número de cirurgias pelo SUS no estado.
Fiel escudeiro
Fábio estava à frente da chefia de gabinete há dois anos e ficou conhecido por muitos dentro da administração como o “cara que resolve”, tendo como uma das suas marcas a capacidade de grande articulação entre os secretários. Fabio sempre circulou bem em todos os setores. E com postura austera, e dedicação total de tempo, sempre esteve junto nas estratégias do prefeito.
Ciumeira
Ainda de acordo com os linguarudos de plantão, ao longo dos tempos, Fabio despertou uma ciumeira danada em alguns servidores, que tentaram criar um clima entre ele e o prefeito, mas não conseguiram. Além de sair da prefa pela porta de frente, vai atender a um chamado especial na Amfri, na área onde sempre atuou antes do poder público.
Agradecido
Com a boca nas orelhas, Fábio Borba deixa a cadeira para o Júnior Mafra, que agora tem a missão de suprir as necessidades da chefia de gabinete e substituir o BFF (best friend foreve) do prefeito de Camboriú.
Agricultura & Pesca
O Colegiado de Agricultura e Pesca se reuniu na sede da Amfri, na city pexêra, para debater as diversas pautas que envolvem direta ou indiretamente nossa região. Além disso, o colegiado tratou assuntos como a pesca da tainha, onde puderam traçar os próximos passos.
Rodrigo
No encontro aconteceu a eleição da nova presidência para a continuidade do ano de 2023, onde o diretor-executivo da Pesca de Itajaí, Rodrigo da Silveira, foi eleito presidente por unanimidade, e Mario Bianchet, secretário de Agricultura de Camboriú, ficou como vice-presidente.
Excelente
“O Colegiado de Agricultura e Pesca reitera o comprometimento com o setor para que se desenvolva da melhor maneira possível para cada um dos 11 municípios”, ressaltou o recém-empossado presidente, Rodrigo Silveira, que vem realizando um excelente trabalho em Itajaí.
Queixa-crime
O PT pexêro encaminhou ao Ministério Público uma queixa-crime. Os vermelhinhos representados pelo presidente, o carequinha Gerd Klotz, pedem a instauração de procedimento de investigação e tomada de providências por conta de um vídeo (assista na coluna on-line no diarinho.net) na rede social Tik Tok.
Discurso de ódio
A bronca é por conta do perfil da annapatriota29 no Tik Tok, onde numa postagem com mais de 200 mil curtidas e tendo mais de 25 mil seguidores, acusam ela de disseminar discurso de ódio. “Ela usa sua conta para propagar falas preconceituosas e xenofóbicas”, enfatizam ao transcrever as falas lamentáveis:
“(...) Eu vi a coletiva do Van Hatten, e ele pediu apoio popular para gente estar fazendo impeachment do Lula (...) mas eu vou falar bem a real (...) eu quero mais é que se foda (...) Eu moro em Itajaí, a quarta cidade que mais gerou emprego. Eu moro em Santa Catarina, onde tem os lugares mais caros do Brasil (...) eu vou tirar o Lula pra que? Pra depois a petralhada, burralhada, a jumentada colocar de volta (...) Eu não sou mais brasileira, eu sou catarina(...)eu cansei de ser brasileira, o brasileiro é medíocre. (...) Sabe o que a gente de Santa Catarina e região faz, pega nossa casa divide em 3 e 4 superfatura os aluguel, bota lá em cima, entendeu, e vive as custas desse povo, pois eles tem que vir pra cá pra trabalhar pra nós e morar em cubiculuzinho e pagando um monte pra gente. É isso que eles gostam. (...) Eu não perco mais um dia da minha vida lutando por esse país de merda. (...) Mas o brasileiro é medíocre. Nós de Santa Catarina é que estávamos tentando ir contra, nós é que estamos no país errado. (...)Então gente, vamos dividir nossas casas em um monte, superfaturamos o aluguel e pagamos salário baixo pra eles mesmo, aqui em Itajaí mesmo TEM O BAIRRO DOS NORDESTINO, JÁ TEM ISSO JÁ, PORQUE ONDE ELES ESTÃO, É MÚSICA, É BAGUNÇA, ENTENDEU? ENTÃO DEIXA ESSES BAIRROZINHOS PRA ELES, PRA ELES VIVER, E A GENTE VAI PRA OUTRO CANTO, E SUPERFATURA O ALUGUEL E FAZ ELES TRABALHAR PARA NÓS E PAGAR SALARIOZINHO BAIXO, QUE É ISSO QUE ELES GOSTAM.”
Repudiar e punir
O articulista lamenta tais falas. Sou neto de um nordestino e de uma pernambucana, filho de paulistas, paranaense de nascimento, catarinense de coração, itajaiense com o título de cidadão concedido pela câmara de vereadores. O Brasil e todos nós somos um só país. É preciso repudiar e punir quem propaga xenofobia e preconceito. Isso não é liberdade de pensamento e opinião, é o mais escrachado, criminoso e nojento racismo.
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.